terça-feira, 31 de julho de 2012

Reconstrução da mama


                                                               Fazer ou não fazer?


A necessidade da reconstrução, o momento e a técnica a ser utilizada devem ser decididas individualmente, caso a caso, e se possível, contar com a ajuda de um comitê interdisciplinar de patologia mamária.
Por que a paciente solicita a reconstrução:Para não perder sua simetria corporal, a qual mantém a auto-estima e o equilíbrio psicológico.
  • Para sentir-se novamente atraente e poder vestir todo tipo de roupas
  • Para melhorar sua relação com o mundo ao redor, particularmente com seu parceiro.
Por que a paciente evita a reconstrução:
  • Está preocupada com a realização de outra cirurgia
  • Pela incerteza do resultado
  • Por medo dos efeitos sobre problemas futuros do câncer de mama
  • Por desaprovação de familiares ou da sociedade
  • Mulheres com idade avançada

Momento da reconstrução tendência atual tem sido antecipar ao máximo a reconstrução. 
Reconstrução Imediata é aquela realizada ao mesmo tempo da cirurgia oncológica proposta para tratamento do câncer de mama.




Vantagens:
  • Ameniza o sentimento de mutilação
  • Melhor adaptação psicológica, com diminuição da depressão
  • Permite utilizar tecidos sem fibrose cicatricial
Desvantagens:
  • Exige uma boa relação entre duas equipes cirúrgicas, com necessidade de bom entendimento na coordenação do trabalho dos dois cirurgiões.
Indicações:
  • Para muitos autores, todas as pacientes são candidatas à reconstrução mamária imediata. Porém, isto não é claro nas doenças localmente avançadas, onde a possibilidade de recidiva local e a necessidade de irradiação poderiam prejudicar os resultados. Também há controvérsias na doença metastática, por isso cada caso deve ser individualizado, uma vez que há mulheres que vivem anos com suas metástases e a reconstrução beneficiaria sua qualidade de vida.
Contra - indicações (Quando a reconstrução não é recomendada):
  • Instabilidade psicológica, devido a diferenças entre o que a paciente espera e o que realmente a reconstrução pode lhe oferecer.
  • Doença localmente avançada. É melhor adiar a reconstrução até que se consiga o controle local da doença.

Reconstrução Imediata ou tardia? Vantagens e desvantagens
Reconstrução Tardia é à reconstrução mamária realizada entre 6 meses e dois anos após a mastectomia, para que os tecidos tenham recuperado sua elasticidade e seu trofismo, nos casos em que a reconstrução imediata não foi realizada.
É importante lembrar que TABAGISMO, OBESIDADE, além de algumas patologias clínicas como Diabetes Mellitus, Esclerodermias, Vasculopatias, entre outras, podem contra-indicar a reconstrução, tanto imediata, quanto tardia, devido ao risco de resultados insatisfatórios.

Existem várias maneiras de se reconstruir a mama após mastectomia. Cada técnica tem indicação específica e, como já foi dito, sempre será respeitada a individualidade de cada caso, para que se tome a melhor decisão.
Técnicas cirúrgicas:
  1. Próteses de silicone
  2. Expansores tissulares
  3. Rotação de retalhos:
  • Fasciocutâneos: tóraco-abdominal, tóraco-lateral
  • Mios cutâneos: músculo reto abdominal epigástrico, músculo grande dorsal, músculo reto abdominal inferior (TRAM)

 

E a outra mama, o que fazer?

 Para grandes mamas e grandes defeitos é melhor a mamoplastia combinada com a redução da mama contralateral, conhecida como simetrização.


Reconstrução/cirurgia da aréola e mamilos:
Pode ser realizada ao mesmo tempo ou num segundo tempo em relação à reconstrução do corpo mamário. A aréola é facilmente reconstituída com enxerto de pele proveniente da outra aréola ou com pele da face interna da coxa ou região inguinal. Bons resultados também são obtidos com tatuagem.
O mamilo (ou “bico do seio”) é mais difícil, pois tende a se aplainar. O melhor método tem sido a bipartição do outro mamilo e implante sobre a nova aréola, embora outras técnicas podem ser empregadas.

 


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mama


  

As mamas (conhecidas popularmente também como seios ou peitos nos humanos e tetas nos demais animais) são a parte do corpo feminino de um mamífero que é responsável pela produção de leite para os bebês em seus primeiros meses de vida.


Estética
As mamas são vistas por muitos como um indicativo fundamental de feminilidade ou um atrativo sexual, e por causa disso várias mulheres que passam por processos de mastectomia relacionados a câncer têm recorrido a cirurgias para sua reconstrução. A mastologia é o ramo da medicina que cuida das doenças que acometem as mamas.
Para aumentar as mamas, algumas mulheres submetem-se a cirurgias plásticas de enchimento interno com silicone. Quando o material não é adequado ou a cirurgia é mal feita, essa prática pode ocasionar efeitos colaterais graves e irreversíveis. Alguns especialistas divergem sobre o assunto, alguns alegam que o risco compensa a autoestima adquirida da mulher.
A cirurgia para a reparação das mamas (mamoplastia), retirando-se gordura ou em alguns casos parte da glândula mamária, é praticada também por questões de estética ou por problemas de postura, devido ao peso forçando a coluna vertebral.

 

Papel sexual

Ao lado de sua precípua função fisiológica, também desempenham os seios um importante papel sexual, em muitas culturas da humanidade.
Nas sociedades ocidentais, sobremodo nas que possuem maior desenvolvimento tecnológico, os homens sentem-se atraídos por seios de grande tamanho. Outros, porém, preferem-nos de tamanho menor, mais firme. Na realidade, tamanho e forma, assim como sua consistência, não têm qualquer relação com a capacidade dos seios em produzirem leite com eficácia.
Grande parte dos seios é formada por tecido adiposo que, além disso, tem funções estruturais e de sustentação, contribuindo para proporcionar à mulher um atrativo sexual, mas sem qualquer influência sobre a capacidade de lactação.

Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama. É um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama.
Existem muitos tipos de mastectomia são elas:
o Mastectomia radical a Halsted consiste na retirada da glândula mamária, associadas à retirada dos músculos peitorais e a linfadenectomia axilar completa. Atualmente é um procedimento incomum, devido à alta morbidade a ela associada e a resultados bastante satisfatórios de técnicas mais conservadoras (Chaves, 1999).
o Mastectomia radical modificada consiste na retirada da glândula mamária e na linfadenectomia axilar, com preservação de um ou ambos os músculos peitorais. Constitui o procedimento cirúrgico realizado na maioria das pacientes com câncer de mama nos estádios I, II e III. Este procedimento é indicado: na presença de tumor acima de três cm, sem fixação à musculatura; em pacientes com recidiva após tratamento conservador; ou que apresentem qualquer condição que as tornem inelegíveis ao tratamento conservador; e em pacientes que não concordem com a preservação da mama (Franco, 1997; Marchant, 1997). É denominada de mastectomia radical modificada Patey, quando ocorre a preservação do músculo grande peitoral. Quando os dois músculos peitorais são preservados, é chamada mastectomia radical modificada Madden.
o Mastectomia total simples: consiste na retirada da glândula mamaria, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral. Os linfonodos axilares são preservados. É indicada nos casos de: carcinoma ductal in situ; recidiva após cirurgia conservadora; lesões ulcerativas em pacientes com metástases a distância onde o controle local promove melhor qualidade de vida; pacientes idosas com risco cirúrgico elevado ou que não possuem adenopatias axilares palpáveis ou evidência de doença a distância; e em pacientes selecionadas para tratamento profilático (Marchant, 1997).
o Mastectomia subcutânea: Consiste na retirada da glândula mamária, conservando os músculos peitorais e suas aponeuroses, pele e complexo aréolo-papilar. Por deixar tecido mamário residual com possibilidade de alterações hiperplásicas e degeneração maligna, seu uso é bastante questionado (Franco, 1997). Segundo Marchant (1997) uma série de complicações são associadas a este procedimento, incluindo hematoma e subseqüente fibrose, não devendo ser empregado no tratamento do câncer de mama. Como tratamento profilático, seus resultados são inferiores ao da mastectomia simples.


domingo, 29 de julho de 2012

Assim eu vejo a vida



A vida tem duas faces:

Positiva e negativa

O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

                                                                    Cora Coralina

sábado, 28 de julho de 2012

Amigos


                                                                    Amizade

Amigos verdadeiros, são para sempre por que...

não importa a distância,
no coração estarão sempre perto.

não importam as diferenças,
no coração sempre terão um ponto de acordo.




                                                           não importam as brigas,
                                         no coração sempre haverá lugar para o perdão.
 

                                                  não importam circunstâncias,
                                   sempre haverá um ombro para recostar,
                                                            mãos para ajudar,





olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
bocas para expressar as verdades e sorrir.








               



             Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
            quando dois corações se unem, formando um só,


DEUS se manifesta ali, através do amor
e o amor é mais forte que a morte,
é benigna, paciente, tudo sofre, crê, supera.
não se ufana, nem se ensoberbece, apenas...ama.
certamente, permanece.



Todos os dias é dia dos amados!





Vida!





    Se a sua vida for a melhor coisa que já te aconteceu,acredite,você tem mais sorte do que pode imaginar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hábitos positivos


     

      Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Não acredite!

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vamos ajudar a memória?


Os principais fatores que prejudicam a memória são:
§  Stress crônico;
§  Noites mal dormidas;
§  Consumo de álcool ou substâncias químicas (como medicamentos para emagrecer ou para depressão).
Aprender como programar uma boa noite de sono elimina um dos fatores mais importantes que prejudicam a memória, porque embora os esquecimentos ou lapsos sejam normais em qualquer idade, o cérebro precisa ser treinado como se  faz com o corpo na academia de ginástica. (Já postei a respeito, exercícios mentais).
.
A capacidade de memorização depende de atençãopercepção e raciocínio e por isso fazer muitas coisas ao mesmo tempo também prejudica o cérebro, diminuindo a capacidade de concentração e memória.

Jejum prejudica o cérebro:O jejum prolongada afeta o cérebro diminuindo a sua capacidade de concentração e memória, devido à morte de células cerebrais. Fornecer energia constantemente para o cérebro melhora a capacidade de concentração e a disposição mental.
Veja a melhor alimentação para o cérebro:
Grande parte da energia consumida, especialmente a de uso imediato como a glicose, é utilizada para manter o cérebro funcionando bem. Quando ficamos muito tempo em jejum não é só o estômago que sofre, mas o cérebro também, por isso evite jejuns prolongados e mantenha um fornecimento de energia constante para manter o seu corpo e o cérebro em forma.
Remédio para memóriaA beterraba, a amora, o alecrim e a cebola, devido a sua concentração de determinados nutrientes, são boas alternativas caseiras para melhorar a perda de memória.

Para aproveitar ao máximo benefício destes vegetais em prol da memória siga as seguintes instruções:

1.    Rale duas beterrabas inteiras e junte duas amoras. Bata tudo no liquidificador coma um pires por dia.  Rico em Ferro – melhora a oxigenação das células.
2.    Ferva meio quilo de cebola em um litro de água, coloque dois galhos de alecrim e abafe por 3 minutos Coe e acrescente 1 litro de vinho rose e duas colheres (de sopa) de açúcar mascavo ou mel. Rica em fitatos e taninos- melhora a eficiência entre as sinapses nervosas.
A memória é a capacidade de armazenar informações no cérebro. Ela focaliza coisas específicas ajudando a tomar decisões diárias, mas deteriora-se com a idade.
§  Um excelente remédio caseiro para a perda de memória e cansaço mental é um preparado com alecrim, mel e vinho:  Coloque num litro de vinho tinto, três galhos de alecrim e adicione uma xícara de mel. Deixe a mistura em repouso durante quatro dias em recipiente escuro. Tome 1 colher das de sopa, 3 vezes ao dia (em jejum, ao meio da tarde e antes de ir dormir).
O estresse social e psicológico pode desencadear ou agravar o cansaço mental, por isso além de tratar o problema, identificar a sua causa é fundamental para o seu tratamento.
O ômega 3 protege o cérebro das células que causam demência, reduzindo a inflamação do cérebro, limitando o acúmulo de placas de beta-amiloide, uma das características do Alzheimer.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Água solar azul!


Preparo de água solar azul

Adquira um recipiente de vidro azul com uma tampa não metálica.
Também evite que, se o recipiente for uma garrafa d’água como estas da foto, que a tampa plástica tenha contato com a água. Plásticos degradam quando expostos ao sol, soltando compostos químicos. 
Use papel manteiga fixado com um elástico para cobrir a garrafa ou um copo pequeno virado sobre sua boca. Se por acaso não encontrar uma garrafa de cor azul, embrulhe a garrafa de vidro em folha de plástico azul transluzido que vai obter o mesmo resultado. Verta água de torneira (aqui no Brasil é melhor água filtrada) no recipiente. Coloque o recipiente azul no sol ou sob uma luz incandescente (não lâmpada fluorescente) durante pelo menos uma hora
Depois que a água está solarizada (alterada por exposição à luz solar), pode ser usado de vários modos.

Modo de Usar:
Beba-a
Cozinhe com ela.
Use para o chimarrão.
No enxágüe após o banho.
Frutas e legumes serem lavados em Água Solar Azul.


Assim como os processos com as frases, a Água Solar Azul vaga as memórias na Mente Subconsciente.
Assim, beba sempre.
Observe a sua reação ao uso da Água Solar Azul, em algumas pessoas o efeito do que parece ser um processo de desintoxicação psíquica e física é bem acentuado. Pesadelos podem ocorrer com frequência durante algumas noites, mas acabam depois de um tempo, procure usar as frases antes de dormir depois de fazer a Respiração Há (Há se pronuncia o H como R na língua portuguesa) para neutralizar quaisquer memórias
que possam vir a atrapalhar o sono. 
Se continuar a ser incômodo o efeito diminua a quantidade da água sendo bebida.
FRASES USADAS AO BEBER A ÁGUA SOLAR AZUL:
SINTO MUITO – ME PERDOE – TE AMO - SOU GRATO
AMO VOCÊS MINHAS MEMÓRIAS, SOU GRATO PELA OPORTUNIDADE DE LIBERTAR VOCÊS E A MIM.
Siga sua intuição.
“Ha” é simples de fazer e cancela memórias.


O processo é feito assim:
Sentado confortavelmente, com os pés no chão, costa reta, feche os
olhos.
Inspire pelo nariz 
Expire pela boca


Segure com os pulmões vazios por uma nova contagem mental de SETE OU REPITA: sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato (DUAS VEZES)
Segure o ar por uma
contagem mentalmente, conte até SETE OU REPITA: sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato (DUAS VEZES).
.
Repita o processo NOVE VEZES.

Ao menos uma vez por dia são excelentes os resultados...

Mais um texto sobre a Respiração Há:

A respiração “Ha” - O ensinamento de Ha-Wai-i