Em homenagem ao dia do sapateiro:
06 de Setembro:
Jakob Böhme,
por vezes grafado como Jacob
Boehme, (Alt Seidenberg, Silésia, 24 de abril de 1575 — Görlitz, 17 de novembro de 1624) foi um filósofo e místico luterano alemão.
Vida
Böhme passou por experiências místicas em toda a
sua juventude, culminando em uma epifania no ano de 1600 que
teria lhe revelado a estrutura espiritual do mundo, assim como as relações entre o Bem e
o Mal. Na época, ele decidiu não divulgar a sua
experiência e continuou trabalhando como sapateiro na cidade de Goerlitz, na
Silésia, constituindo família e tendo quatro filhos. Entretanto, após uma outra
visão em 1610, ele começou a escrever sua primeira obra, Aurora (Die
Morgenroete im Aufgang), resultante dessa iluminação. O tratado foi
publicado e divulgado em forma de manuscrito até que uma cópia caiu nas mãos de
Gregorious Ritcher, principal pastor de Görlitz, que o considerou herético e ameaçou exilar
Böhme, se ele não parasse de divulgar os seus escritos. Após anos de silêncio,
os amigos e patronos de Böhme conseguiram convencê-lo a continuar escrevendo e
em pouco tempo novas cópias escritas a mãos comecaram a circular.
Seu primeiro livro
impresso, Christosophia (der Weg zu
Christo), foi publicado em 1623 e causou outro escândalo. Em um curto
período de tempo, entre 1618 e 1624), Böhme produziu uma enorme quantidade de
tratados e epístolas, incluindo suas maiores obras De Signatura Rerum e Misterium Magnum.
Suas idéias conquistaram muitos seguidores em toda a Europa e os seus
discípulos ficaram conhecidos como os boehmistas.
Como uma ironia do
destino, Johan G. Gichtel, o filho do principal antagonista de Böhme, o pastor
Gregorious Ritcher, se tornou um discípulo indireto, comentador e editor de uma
coleção de trechos das obras de Böhme, os quais foram mais tarde publicados no
ano de 1682 em Amsterdã. As obras
completas de Böhme só foram publicadas pela primeira vez em 1730. Johan G.
Gichtel também escreveu uma autobiografia espiritual intitulada A Senda do Homem
Celeste, descrevendo como colocou em prática tudo o que
aprendeu com o estudo das obras de Böhme, chegando, segundo ele, à realização
da senda espiritual. A
Senda é
considerado um clássico do pensamento místico-cristão de sua época.
Como conseqüência
de suas idéias e escritos, Böhme passou o último ano de sua vida exilado em Dresden, retornando
à Görlitz unicamente para dar um adeus final à vida aos 49 anos de idade.4
Nos dias atuais,
as obras de Böhme são estudadas e admiradas por diversas comunidades de espiritualistas, místicos, martinistas, teosofistas e filósofosem todo o
mundo.
Filosofia
Ao contrário de
uma concepção medieval e até neoplatônica da divindade, ele não a concebe como
estática, mas nela descobre uma luta ardente de princípios opostos, sendo que a
principal preocupação dos escritos de Böhme era a natureza do Pecado, do Mal e
da Redenção. De acordo
com a teologia luterana, Böhme
pregava que a humanidade tinha caído do estado de divina graça para um estado
de pecado e sofrimento, que as forças do Mal incluíam os anjos caídos
que tinham se rebelado contra Deus e que o objetivo de Deus era restaurar o
mundo ao seu estado natural de graça.
Na cosmologia de
Böhme, é necessário que a humanidade se voltasse para Deus a
fim de que a criação voltasse ao estado original de harmonia e de inocência, permitindo
ao homem atingir uma nova auto-consciência pela interação com a criação que se
tornaria, ao mesmo tempo, parte Dele e distinta Dele. Deste modo, o livre
arbítrio seria o mais importante dom dado a humanidade por Deus, permitindo-nos
buscar a graça divina na condição de uma livre escolha, enquanto permitiria aos
seres humanos manter as suas individualidades.
Böhme via a
encarnação de Cristo, não como um sacrifício oferecido para
perdoar os pecados dos homens, mas sim como uma oferta amorosa e divina para a
humanidade, mostrando a vontade de Deus suportando igualmente o sofrimento
terrestre como um aspecto necessário da criação. Ele também acreditava que a
encarnação de Cristo expressava a mensagem que um novo estado de harmonia seria
possível.
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