quarta-feira, 30 de maio de 2012

Revelações da saúde através das unhas



 

Machas esbranquiçadas: são resultado de ferimentos na unha e não tem relação com zinco ou outro tipo de deficiência alimentar, como acreditam algumas pessoas.

Manchas pequenas: pequenos traumas. Às vezes você bate a unha e isso interfere na linha de produção de células. As que saem com defeito desenham as manchas. Como a unha cresce devagar, você nem se lembra de que havia batido.

Manchas grandes: às vezes elas aparecem na ausência de zinco no organismo.

Manchas amarelas ou unhas amareladas: Podem aparecer nas pessoas que tomam antibiótico por muito tempo seguido e naquelas que fumam muito.

Manchas arroxeadas: Por algum trauma, micose ou outra infecção.
Fracas, quebradiças, com descamação: Falta de proteínas e vitaminas no organismo (provavelmente vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E)

Verruga ao redor da unha: verrugas virais também chamadas de verrugas vulgares. Existem alguns tumores que se parecem com verrugas e devem ser examinados pelo médico. Devem ser retiradas cirurgicamente.

Unhas deformadas: Onicosquizia é o nome que se dá a unhas deformadas. Podem aparecer por traumas na base da unha e pelo uso exagerado das unhas no trabalho.


Linhas: Podem representar carência vitamínica proteica.

Unhas pálidas: Se for próximo da matriz, pode representar uma doença autoimune, como o lúpus, por exemplo.

Unhas fracas: Falta de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio.

Unhas encravadas: Alteração anatômica ou cortes errados. Devem ser tratadas adequadamente.

Ondulações: Podem representar alterações de personalidade (traumas contínuos) ou podem representar outras doenças.

Unhas meio a meio: comum na insuficiência renal crônica.

Unhas côncavas: possível falta de ferro.

Unhas convexas e sem brilho: podem indicar problemas cardíacos ou pulmonares

Como fazer o autoexame das unhas?

Devemos olhá-las sempre com a luz natural ou mais próxima do natural. Verificar as bordas e as pontas para observar aberturas.
Que cuidados devem ser tomados para evitar o contágio de bactérias nas unhas?
A limpeza é essencial. Não use instrumentos de outras pessoas (alicate, afastador de cutículas, etc.) e não deixar machucados abertos e sem tratamentos.
É recomendado usar luvas ao lavar louça. É muito importante usar uma luva de borracha, mas só durante a lavagem. Ela deve ser retirada logo após para evitar o suor.
Cutículas não podem ser retiradas pois elas são a defesa que a unha tem para que não entre nenhum ser viva sob elas. O máximo que deve se fazer é afastá-las.
A unha deve ser lixada
Não importa muito como ou qual lixa usar. Já se lixava as unhas 2000 anos antes de Cristo. O único problema é que a lixa deve ser individual.
A unha é porosa, então ela pode ressecar se ficar coberta por esmalte constantemente. O ideal é a cada quinze dias deixar quatro dias sem pintar.




 Cuidados com a alimentação devem ser tomados para preservar a saúde das unhas.
As unhas são feitas de queratina que é uma proteína, portanto necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais encontrados em uma alimentação equilibrada, com carnes, leites e vegetais verdes escuros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário