terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O maior número de sobrenomes no Brasil!


        Silva

Porque o sobrenome "Silva", além de ser muito usado em Portugal, também foi dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial. Essa é a explicação mais provável, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras. Além disso, muitos portugueses que vinham para o Brasil em busca de vida nova adotavam o "Silva" para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia.

A origem dos "Silvas" é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva, em latim, é "selva".

Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha).






O primeiro "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais.

Hoje, é impossível saber quantos "Silvas" existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema. Porém, tudo leva a crer que "Silva" é, sim, o sobrenome mais comum. Em um levantamento feito especialmente para a ME pela empresa Telefônica, deu "Silva" na cabeça. Entre os 4,6 milhões de assinantes de telefone da empresa na cidade de São Paulo, 295 622 são "Silva". Ainda entre os top 5 estão os "Santos", os "Oliveiras", os "Souzas" e os "Limas".

Entre seis dos sobrenomes mais comuns no país, só um não tem origem portuguesa
1. Silva

Quantidade em SP* - 295 622

Famoso com esse sobrenome - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil




Origem - Portugal


Significado do nome - Em latim, silva significa "selva", "floresta" ou "mata"

Por que é tão comum? - O sobrenome ganhou especial popularidade no Brasil com a chegada dos escravos - quem não se lembra de Chica da Silva? Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram "batizados" por padres católicos e ganhavam um nome em português.

 O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram "Silva", um sobrenome comum em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário