segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exercìcio de respiração

Há milênios os sábios do Oriente, principalmente do Egito e da Índia, dedicaram cuidadosos estudos à respiração e seus efeitos em nosso organismo.
A velha civilização chinesa sempre utilizou exercícios respiratórios para a cura de várias moléstias, que depois também foram adotados pelos antigos médicos da Grécia e de Roma.
Dentro da tradição do Yoga, a prática voltada aos exercícios respiratórios é chamada de Pranayama (prana = alento, força vital, energia; yama = controle, domínio.

  Exercício de Respiração:

1.Fazendo a respiração completa, contraia levemente a glote fazendo com que o ar flua com uma certa pressão. Essa contração deve produzir um som suave e contínuo, baixo e uniforme como um ressonar. Você pode iniciar produzindo o som da vogal A (AAAAAAHHHHHH), só que com os lábios fechados. Faça por 2 minutos. Efeitos: aquece o corpo, normaliza o funcionamento da glândula tireoide e do sistema endócrino, aumenta a imunidade e estimula a concentração.

2.
Elimine o ar dos pulmões. Inspire lenta e profundamente e, sem reter o ar, expire vigorosamente pelas narinas, fazendo ruído e contraindo intensamente o abdômen. Volte a inspirar de forma completa e suave, torne a soltar o ar com vigor, sem necessidade de contrair ombros ou rosto (a inspiração é relaxada). Procure manter um determinado ritmo. Faça 3 séries de 15 segundos. Efeitos: limpa rapidamente as vias respiratórias, fortalece o sistema nervoso e tonifica o metabolismo. Proporciona excelente oxigenação cerebral, limpando e purificando os pulmões e revigorando os órgãos internos. Produz também um certo estado de euforia, aumentando a confiança em si mesmo.

3.
Coloque a ponta dos polegares dentro dos canais auditivos, fechando assim seus ouvidos para os sons externos. A inspiração e a expiração são amplas e sem pausas. Inspire profundamente e, ao expirar, pronuncie o fonema M de forma baixa e contínua, como se fosse um murmúrio, ou o som do voo de uma abelha. Emita o som e concentre-se nele. Repita algumas vezes e, ao terminar, permaneça alguns instantes com os polegares nos ouvidos, apenas percebendo os sons sutis que vibram no interior do seu corpo. Efeitos: é um ótimo exercício para despertar a sensibilidade, clareando e estabilizando a mente. É uma preparação para a fase de meditação.



4. Com o polegar direito, obstrua a narina direita e inspire lenta e profundamente pela narina esquerda. Retendo o ar nos pulmões, obstrua a narina esquerda com o indicador direito, abrindo o polegar. Solte lentamente o ar pela narina direita. Mantenha a posição dos dedos e inspire pela direita. Inverta a posição dos dedos e solte o ar lentamente pela narina esquerda. Esse é o primeiro ciclo. Faça pelo menos 3 ciclos a cada prática. A dica é só trocar de narina com os pulmões cheios. O ciclo se inicia com uma inspiração pela narina esquerda e termina com uma expiração pela mesma. Efeitos: bem-estar, calma, clareza mental, equilíbrio das duas correntes energéticas (ida e píngala), equilibrando os dois hemisférios cerebrais. É um excelente exercício para encerrar as práticas de Pranayama.


5.
Inspire e expire pelo nariz. Faça 4 respirações curtas seguidas de 1 profunda. Repetir 4 vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 Respirações Conectadas. Fazer esse ritmo respiratório uma ou duas vezes ao dia nos leva, dentro de um ano, a plena consciência da respiração.




6. Respire profundamente e conte até 5, depois vá soltando o ar enchendo uma bolaou soprando um canudinho. Faça isso 5 vezes







7. Solte todo o ar dos pulmões e fique com o ar retido. Conte até 5 pra  inspirar novamente.
Faça 5 vezes.




Isso tudo ajuda nos exercícios diários
Se sentir tontura, pare e recomece posteriormente, o corpo vai acostumar com o oxigenio, pode ter certeza!

Um comentário: