terça-feira, 3 de abril de 2012

Sons=cores





Comparação das frequências das notas musicais e a frequência das cores.

A luz é uma onda eletromagnética (transversal) que pode se propagar no vazio enquanto o som é uma onda mecânica (longitudinal) que necessitam de um meio material para se propagar (o ar, por exemplo). Ambas precisam de um espaço de tempo entre a sua emissão e sua recepção.
Uma vez feita essas observações das características físicas dos dois elementos, passaremos então à questão de sua associação.
Vale dizer que primeiramente iremos converter o comprimento de onda das cores em valores de frequência utilizando uma equação que relaciona frequência, comprimento e velocidade de uma onda f= v/λ
Onde:
v = velocidade de propagação da luz no meio (velocidade da luz no ar é igual a 3,0 x 108 m/s)

λ = lambda = comprimento de onda (em metros)

f = frequência (em Hz)

Mas essa simples conversão não é suficiente para resolver a questão mecânica do olho humano que não é capaz de analisar a luz em frequência do mesmo modo que o ouvido consegue analisar o som. Muitas distribuições diferentes de comprimentos de onda podem parecer brancas ao olho.
A cor é uma manifestação eletroquímica de todo um sistema sensorial, olhos, nervos, cérebro e não uma propriedade da luz, assim, a transição entre suas nuances não são tão claras como ocorrem nas notas musicais.
Assim podemos criar a associação direta entre os valores de frequência das cores e sons.
Ao dobrarmos a frequência de uma nota musical, iremos obter a mesma nota uma oitava acima).
Se procurarmos na tabela de frequência das cores do artigo perceberemos que se tratará de uma cor entre o vermelho e o laranja .É claro que poderíamos também transpor o valor de uma frequência de cores 40 “oitavas” abaixo e encontrar sua nota correspondente.
Aqui está então o resultado da conversão das 12 notas da escala musical:

O que vimos efetivamente como converter sons em cores através da associação de seus valores de frequência, percebemos que o resultado final não é algo tão preciso quanto a percepção do som.
Não seria então tarefa simples querer representar cada execução de uma nota por uma cor precisa correspondente, mas poderia se tentar identificar uma atmosfera visual a partir de uma obra musical .
Como todos sabem, a música é representada graficamente através da partitura, que em sua armadura representa o compasso e a tonalidade da música.



3 comentários:

  1. Oi, bastante ineressante seu post.. curioso observar qeu o verde reaparece no si.. seria de interesse se postasse ta as frequencias das cores no seu diagrama..

    ResponderExcluir
  2. Isso foram em aulas exotéricas que tive há anos passados! Vou tentar buscar mais coisas, pra você se orientar, tá!
    Obrigada por ter lido minha página do blog!
    Muita Luz pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Achei de grande valia isso para as minhas composições! Obrigado!

      Excluir