Gosta de Cantar?
Tem certeza que não machuca os ouvidos dos outros?
Existe coisa pior que um pretenso cantor, soltar a voz, sem ter um pingo de noção sôbre afinação?
Acho até corajoso, contudo chega a ser cruel, um destoar no meio de um grupo afinado e mesmo sozinho!
Servem para "treinar" os nossos registros vocais e para "prolongar" a nossa extensão vocal, assim, treinando/desenvolvendo a nossa voz. Os vocalizes são exercícios que devem ser feitos com o auxílio de um instrumento musical para se ter exatidão nas notas atingidas e para a melhor e correta realização dos exercícios.
Os vocalizes consistem em realizar escalas diversas emitindo-se o som das vogais (A, E, I, O, U). Atenção quando você for cantar as vogais: você estará cantando-as e não falando-as ? Os mecanismos são diferentes. Outra coisa importante é que há duas maneiras de cantar as vogais: numa você trabalha com os sons abertos (á, é, í, ó, ú) e noutra, com os sons fechados (â, ê, î, ô, û); eu acredito que é melhor começar a treinar os vocalizes utilizando-se dos sons fechados e depois, com os sons abertos. sempre estando muito atento à forma como você está impostando a sua voz (se está falando ou cantando as vogais).

Como cantar afinado?
Quais são as características de uma voz bonita?
A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcançando ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro. Seu som é natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas características próprias. Uma voz firme,sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias - o mais importante é ter uma voz pessoal,expressiva, interessante. Alguns traços que seriam considerados imperfeições ou defeitos, como por exemplo a soprosidade ou a rouquidão, podem ganhar status de recursos vocais que enriquecem a interpretação.
No entanto estas vozes frequentemente resultam de um grande esforço vocal, e podem gerar problemas vocais, principalmente quando o cantor não tem orientação de um profissional.O conceito de beleza (em qualquer área) varia muito, e está vinculado a fatores socioculturais, regionais, históricos e até individuais. Como diz o ditado, “gosto não se discute”. Mas também não se discute a necessidade de proteger a sua voz,para que você possa cantar durante muitos e muitos anos – este é um dos objetivos da técnica vocal.
O cantor precisa conhecer sua própria voz e gostar de escutá-la. Tratar bem dela, encarando-a como instrumento.
Grave o que você canta.
Existem erros de afinação que você só vai perceber gravando. Quem costuma gravar ensaios de sua banda pode afirmar com maior precisão, muitas vezes a música rolou perfeitamente, porém quando você vai ouvir a gravação é outra coisa. Por isso grave sempre e Solte a Voz!


Outra forma de estudar afinação é com base em referências exatas, não adianta você ouvir um cd de rock ao vivo da sua banda de hardcore, se o assunto é afinação então você deve estar próximo de uma referência exata, para fazer isso se aconselha o uso de cds gravados em estúdio pois o tratamento dado a afinação é muito melhor.
Para estudar dessa forma você deve ser extremamente criterioso e critico, iguale suas notas e execução ao máximo com a do cantor que você estiver ouvindo, se preocupe com cada nota que saia fora, seja exigente em seus estudos para que você tenha retorno o mais breve possível.
Quanto tempo leva?
Outra coisa que é pavor dos alunos de canto e que todos nós sabemos que é realmente muito chato, são os exercícios de respiração que nos deixam tontos e cansados quando os executamos, mas é impossível se manter afinado sem uma boa sustentação e apoio diafragmático. Estudando corretamente, em um mês você já irá notar diferença na sustentação das notas.
Para que você consiga resultados será necessário paciência, estude sempre e mantenha um nível de exigência alto enquanto estuda, com isso você não terá grandes problemas no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário