terça-feira, 26 de junho de 2012

Ai, bafo de onça não!!!!!!!!!!!!!!!


Halitose

Halitose ou mau hálito é a exalação de odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal através da respiração, sendo que em 90% dos casos, a saburra lingual é a causa do problema. Recebe também os nomes populares de bafo.





Como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de halitose acostuma-se com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema.




A expressão bafo de onça é a gíria para descrever pessoas com halitose, isso decorre da percepção de que as onças, que são animais carnívoros, mantém pequenas quantidades da carne de suas presas entre os dentes, que apodrecem com o passar do tempo e formam portanto um odor insuportável.


Causas
A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca.
Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas...), razões locais (higiene bucal deficiente, placas bacterianas retidas na língua (saburra) e/ou amígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva...) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros).



 É sempre bom consultar seu dentista a cada 6 meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário