terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Feng Shui


 

 

Tanto a Índia quanto a China se dizem responsáveis pela origem do Feng Shui.

Os arqueologistas descobriram evidências de que há cerca de 5.500 anos, místicos indianos praticavam os princípios de "vastu shastra", traduzido literalmente como "ciência das construções". É um sistema que explica como projetar e construir prédios, casas e cidades. Os seguidores do vastu acreditam que toda construção é um organismo vivo com sua própria energia, e estudam os efeitos de cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço no mundo ao redor deles.
De acordo com alguns historiadores, cerca de 3 mil anos atrás, os praticantes indianos de vastu (geralmente monges) atravessaram o Tibete e foram até a China. Os chineses adotaram os princípios do vastu e fizeram adaptações, que se transformaram nas várias escolas de Feng Shui.

Aqueles no campo de Feng Shui identificam as origens dessa filosofia em cemitérios de vilas que datam de 6 mil anos a.C. A maioria dos estudiosos concorda que o Feng Shui se originou como um método de enterro que evoluiu com o tempo. Existem até algumas evidências dos primórdios do Feng Shui na Europa pré-histórica - o Stonehenge, por exemplo.

Os chineses, assim como os indianos, usaram os princípios de design dessa filosofia para construir suas cidades. O Livro do Ritual da dinastia Chou (1030-722 a.C.) descreve os planos para uma cidade capital, ditando o uso de quadrados e a colocação de portões nos quatro pontos da bússola. Isso é considerado a base para todos os designs das cidades chinesas, principalmente Beijing (em inglês).

O Feng Shui deu seu primeiro salto para os Estados Unidos na década de 80 e cresce constantemente desde então. Nos últimos anos, o interesse nos elementos de design e arquitetura do Feng Shui cresceu muito na América do Norte, Europa e Austrália.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário