domingo, 19 de janeiro de 2014

Os cinco tipos de sonhos

1º)Sonhos intrapsíquicos
A primeira delas podemos chamar de sonhos intrapsíquicos. Eles são a elaboração de dramas pesados demais para a nossa mente consciente lidar. Esses dramas, traumas, obsessões, muito antigos ou atuais são re-encenados de forma bastante alegórica. Muitas vezes o sonhador (ator principal) aparece disfarçado de uma outra pessoa, um irmão, o pai, ou alguma figura pública. Essas máscaras têm por objetivo nos proteger dos fortes conteúdos de culpa, remorso, pecado etc.
2º) Sonhos cármicos
Os sonhos podem ser recuperação de arquivos cármicos. Flashes, pedaços de cenas, cacos de peças vividas em outras vidas, mas que deixaram uma impressão profunda no nosso inconsciente, podem ser deflagradas por acontecimentos externos ou internos e revividas nos sonhos. Mortes violentas, acontecimentos traumáticos como guerras, naufrágios, desastres naturais, marcam um indivíduo por vidas afora. Esses arquivos de vez em quando são liberados para aliviar a carga emocional, numa espécie de catarse onírica. (só para quem acredita em reencarnação).
3º) Sonhos premonitórios
Há também os sonhos premonitórios. Por razões ainda não totalmente claras, o nosso inconsciente "viaja" até o Inconsciente Coletivo, onde o tempo é, e pesca algum acontecimento futuro, (geralmente carregado de emoção para o individuo). O difícil nesses casos é decifrar a linguagem do sonho, já que sonhamos em imagens, que é uma atividade do lado direito do cérebro, e temos de "entender e traduzir" os sonhos em palavras, que são uma prerrogativa do hemisfério cerebral esquerdo.
4º) Sonhos fisiológicos
Há também os sonhos que chamo de fisiológicos. Esses são reações a estímulos físicos externos ou internos. Frio, calor, dor, ruídos, sede, podem causar sonhos dos mais extravagantes. Uma amiga sonhou que estava sendo esmagada por um homem que tentava sufocá-la. Quando acordou descobriu que havia dormido de sutiã (o que ela nunca fazia) e como relaxou durante o sono, e estava meio gordinha, o sutiã não relaxou junto.
5º) Sonhos extrapsíquícos
Sonhos extrapsíquicos. Já está provado cientificamente (experiências da década de 80, feitas pelo Dr. Willian C. Dement, no Veterans Hospital em Mainonides NY), que os pensamentos de uma pessoa podem afetar os sonhos de outra. Uma vez tive uma noite péssima, sonhei que ia viajar e alguém ou uma série de eventos me impediam de ir. No dia seguinte uma cliente me confessou que em desespero foi até a minha casa pedir socorro, mas não teve coragem de me acordar durante a madrugada, e ficou embaixo da minha janela, rezando e pedindo que eu a ajudasse com o seu problema (ou seja, por mais que eu quisesse "voar" no sonho ela me agarrava e me segurava ali, para que eu a ajudasse).
Muitos trabalhos de magia, funcionam nesse nível, para o bem ou para o mal. É comum também que ex-namoradas sonhem com seus ex, mesmo que não gostem mais deles ou nem estejam mais interessadas. Também é comum que esses sonhos sejam de conteúdo erótico, o que causa mais desconforto ainda. Mas muitas vezes a o que deflagrou esse sonho, é o próprio (ou a própria) que está se masturbando e pensando nela (ou nele).
Há também outras categorias de sonhos, os espirituais, os sonhos de deslocamento ou O.B.E. (Out of the Body Experience - experiência fora do corpo), e tipos mais raros, que podemos falar em outra ocasião. Durmam bem!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário