domingo, 8 de abril de 2012

TEURGIA





Teurgia (ou Teurgia ) (do grego θεουργία ) é uma prática mágica - religiosa invocação consistindo de poderes sobrenaturais ( anjos ) para se comunicar com ou se juntar a eles trazendo benefícios espirituais ou para manipulá-los por meios mágicos.

Isto é evidenciado por meio de operações rituais, posições cerimoniais inefável-dirigidas com precisão e solenidade que usam símbolos, fórmulas ou semelhantes, em sentido análogo, eles são adaptados para atrair a energia desejada sobrenatural. Os símbolos, posturas e linguagem utilizada não precisa ser compreensível e não ser conhecida racionalmente. Os próprios nomes das entidades citadas são "língua bárbara", velho ou desconhecida para os praticantes. A eficácia do ritual é dependente da suspensão de racionalidade humana, a fim de atingir a activação dos elementos que são mais elevados psíquica ou energia divina demoníaca.

Uma forma particular de teurgia é "telestic" de onde vem a palavra "talismã" e usado para carregar ou animar estátuas ou objectos desta forma pode ter uma função mágica ou favores ou usados em rituais religiosos.

Teurgistas famosos da antiguidade foram, Juliano, o teurgista e filósofos Iamblicus e Proclo , e na Idade Média, o mencionado Henry Cornelius Agrippa .
Nos Idade Média esta prática foi demonizado e considerado mal e inaceitável, desde o advento do cristianismo significou o eclipse de todos os "daemons" pagãos, que na época eram considerados máscaras de anjos caídos com Lúcifer . A prática foi renomeado teurgia "Ars Goetia" frase derivada de uma palavra grega que significa "bruxaria", "magia negra", que, obviamente, vai contra a liturgia católica sacramental , considerada a teurgia nova e verdadeira , que é a obra salvífica de Deus e santificada por seus clérigos .









4 comentários: