sábado, 14 de abril de 2012

Você se acha afinado?

Gosta de Cantar?

Tem certeza que não machuca os ouvidos dos outros?
Existe coisa pior que um pretenso cantor, soltar a voz, sem ter um pingo de noção sôbre afinação?
Acho até corajoso, contudo chega a ser cruel, um destoar no meio de um grupo afinado e mesmo sozinho!


Vocalizes: lembrem bem dessa palavra!!!!!!

Servem para "treinar" os nossos registros vocais e para "prolongar" a nossa extensão vocal, assim, treinando/desenvolvendo a nossa voz. Os vocalizes são exercícios que devem ser feitos com o auxílio de um instrumento musical para se ter exatidão nas notas atingidas e para a melhor e correta realização dos exercícios.
Os vocalizes consistem em realizar escalas diversas emitindo-se o som das vogais (A, E, I, O, U). Atenção quando você for cantar as vogais: você estará cantando-as e não falando-as ? Os mecanismos são diferentes. Outra coisa importante é que há duas maneiras de cantar as vogais: numa você trabalha com os sons abertos (á, é, í, ó, ú) e noutra, com os sons fechados (â, ê, î, ô, û); eu acredito que é melhor começar a treinar os vocalizes utilizando-se dos sons fechados e depois, com os sons abertos. sempre estando muito atento à forma como você está impostando a sua voz (se está falando ou cantando as vogais).
Ah os vocalizes, todo estudante de canto odeia passar meses em cima deles, principalmente nas primeiras aulas, mas como já disse anteriormente no artigo Aprender Cantar Sozinho, os vocalizes são e sempre serão exercícios que acompanharam você até o fim dos seus estudos, ou seja, enquanto você quiser cantar você precisará fazer vocalizes .Vamos ter atenção agora para o fato de que não existe exercício melhor para afinação do que esse, pois irá treinar tanto seu ouvido como a as suas pregas vocais e musculatura para cantar com afinação correta e precisão na execução delas. Todo exercício para corrigir vozes e ouvidos desafinados seguem o mesmo conceito que os vocalizes.


Como cantar afinado?

Quais são as características de uma voz bonita?
A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcançando ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro. Seu som é natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas características próprias. Uma voz firme,sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias - o mais importante é ter uma voz pessoal,expressiva, interessante. Alguns traços que seriam considerados imperfeições ou defeitos, como por exemplo a soprosidade ou a rouquidão, podem ganhar status de recursos vocais que enriquecem a interpretação.
No entanto estas vozes frequentemente resultam de um grande esforço vocal, e podem gerar problemas vocais, principalmente quando o cantor não tem orientação de um profissional.O conceito de beleza (em qualquer área) varia muito, e está vinculado a fatores socioculturais, regionais, históricos e até individuais. Como diz o ditado, “gosto não se discute”. Mas também não se discute a necessidade de proteger a sua voz,para que você possa cantar durante muitos e muitos anos – este é um dos objetivos da técnica vocal.

O que é preciso para ser um cantor de sucesso?
O cantor precisa conhecer sua própria voz e gostar de escutá-la. Tratar bem dela, encarando-a como instrumento.
Grave o que você canta.

Existem erros de afinação que você só vai perceber gravando. Quem costuma gravar ensaios de sua banda pode afirmar com maior precisão, muitas vezes a música rolou perfeitamente, porém quando você vai ouvir a gravação é outra coisa. Por isso grave sempre e Solte a Voz!
Cantar afinado é a primeira grande dificuldade de todos aqueles que estão iniciando suas aulas de canto, principalmente quem nunca teve contato algum com algum instrumento. Mesmo aqueles que tiveram contato com a música sentem muita dificuldade no início para cantar com uma afinação correta, isso se dá porque para cantar com uma afinação correta não basta ter ouvido musical bem afinado e sair por aí cantando que tudo vai ser fácil assim, pelo contrário, ter um bom ouvido musical é apenas parte do processo de como cantar afinado que envolve tanto ouvido como fisiologia da voz e treinamento de diversas áreas do corpo relacionadas à produção e emissão da voz. Tanto para quem está começando quanto para quem já canta e tem percebido pequenos deslizes de afinação e pretende fazer ajustes nestes erros para que eles não voltem a ocorrer.
Outra forma de estudar afinação é com base em referências exatas, não adianta você ouvir um cd de rock ao vivo da sua banda de hardcore, se o assunto é afinação então você deve estar próximo de uma referência exata, para fazer isso se aconselha o uso de cds gravados em estúdio pois o tratamento dado a afinação é muito melhor.
Para estudar dessa forma você deve ser extremamente criterioso e critico, iguale suas notas e execução ao máximo com a do cantor que você estiver ouvindo, se preocupe com cada nota que saia fora, seja exigente em seus estudos para que você tenha retorno o mais breve possível.

Quanto tempo leva?
Outra coisa que é pavor dos alunos de canto e que todos nós sabemos que é realmente muito chato, são os exercícios de respiração que nos deixam tontos e cansados quando os executamos, mas é impossível se manter afinado sem uma boa sustentação e apoio diafragmático. Estudando corretamente, em um mês você já irá notar diferença na sustentação das notas.
Para que você consiga resultados será necessário paciência, estude sempre e mantenha um nível de exigência alto enquanto estuda, com isso você não terá grandes problemas no futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário