sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Agnose e Gnose





Agnose não é Ateísmo é aceitar que a assim chamada “Verdade” não é acessível pelos sentidos e pelo intelecto humano e que, portanto, a busca por Deus é inútil; não se trata de aceitar ou recusar Deus, mas sim de entender que um ser como Deus não nos é apreensível e/ou cognoscível e, portanto, a busca por Ele é destituída de real interesse prático. 






A Agnose não está preocupada em provar ou refutar a existência de Deus. 

A Agnose diz: tal interesse é inútil. 

Então o que resta? O Ateísmo? O Materialismo? O Niilismo? Não: a Espiritualidade que é voltada para o ser humano, que procura meios de aperfeiçoá-lo com a ajuda de uma série de ferramentas (Filosofia, Psicologia, Psicanálise, Esportes, Artes, Música, etc.), que não tem nada ou muito pouco a ver com a religião.

 “Religião”: o Budismo, em sua essência, tem mais a ver com espiritualidade do que com religião. 
No Budismo não há Deus, mas há a busca por uma evolução interior – que, em tese, poderia também ser alcançada através das Artes, ou de praticamente qualquer outro instrumento -, a busca por um auto-aperfeiçoamento que, em última análise, serve para aquilo que é mais importante: a busca da felicidade.

Gnose: Conhecimento Superior, conhecimento do Cosmos, do Ser aos Seres, (O caminho Direto) como que uma cartilha que se deve por em prática, vivendo profundamente suas lições, para se alcançar o objetivo da própria existência; corresponde a um ensinamento universal e único, que deve ser vivido por todos aqueles ávidos de consciência, este ensinamento é o único que pode conduzir as pessoas a autorrealização Íntima de o Real Ser; essa autorrealização Íntima do Ser é o objetivo dado a cada pessoa do planeta, é o próprio caminho para a felicidade autêntica, que fatalmente foi ignorado e ainda distorcido totalmente pela humanidade, não compreenderam os ensinamentos, nem no primeiro e nem no segundo dos Três Fatores do Cristo, sua aplicação intrínseca na Morte dos agregados psíquicos (defeitos psicológicos), que na atualidade representam aproximadamente 97% da psicologia humana; é evidente, se as pessoas não aplicam as lições de morte de defeitos de momento a momento, estarão certamente alimentando e criando agregados que adoram falar sobre o ensinamento, sobre religiões, com pseudos otimismos auto sugestivos, com poses de justos, sábios e piedosos, porém jamais vivem as lições. 
Por que se deixaram ser manipuladas por esses agregados, que distorcem a vivência dos ensinamentos, fazendo dele um comércio de conhecimentos subjetivos, inúteis aos propósitos do Pai, só sacrificam a humanidade com a falsa eloquência do saber teórico meramente subjetivo, tendenciando a idolatria, ao pseudo gnosticismo das letras mortas.

Por: V.M. Raphael





4 comentários:

  1. "Agnose não é Ateísmo é aceitar que a assim chamada “Verdade” não é acessível pelos sentidos e pelo intelecto humano..."

    Se a verdade não é acessível ao meu sentido e intelecto humano, porque devo acreditar na AFIRMAÇÃO acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acredita no celular nas tuas mãos! Mas não acredita nas ondas eletromagnéticas que vc não encherga! Isso é um paradigma que deve ser quebrado! Pare de ficar achando furos no texto acima e procure se dedicar aos estudos e v erás que a verdade absoluta está na origem da espécie humana junto aos annunnakis!

      Excluir
  2. Visão tosca do budismo a acima descrita. O budismo é um caminho para a iluminação, já buscada em outras filosofias da Índia. O budismo não nega as tradições de onde nasceu, muito menos as especulações em torno da divindade. Não há iluminação sem o conceito de Deus.

    ResponderExcluir