quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

RACIONALISMO CRISTÃO


O QUE É?

É uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito e tudo explica dentro da razão e do raciocínio, respeitando a maneira de pensar de todos os seres humanos.

O Racionalismo Cristão afirma que o Universo é composto de Força e Matéria. Divulga, de forma simples e objetiva, a existência de um princípio inteligente a irradiar sobre todo o Universo.
Esse princípio inteligente é compreendido pela maioria dos seres como Deus, que o Racionalismo Cristão denomina Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma partícula que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

A Força Criadora mantém o Universo regido por leis naturais e imutáveis, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. 



A doutrina racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, raciocínio e pela vontade. 



Por isso, conforme pensarmos, assim seremos, o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos aquilo que quisermos ser. 






Ensina, pois, a não se cultivarem sentimentos de ódio, de inveja ou de malquerença.

O Racionalismo Cristão valoriza o pensamento, a vontade, a disciplina, o trabalho e a moral. 

Combate qualquer tipo de discriminação e não tem preferências partidárias. 

O Racionalismo Cristão orienta, educa e espiritualiza as pessoas, para que sejam justas, valorosas, honradas, simples, verdadeiras e preparadas para, consciente de suas responsabilidades, serem úteis a si, à família, à pátria e à humanidade.

Codificado em 1910 por Luiz de Mattos, um de seus fundadores, o Racionalismo Cristão explana princípios espiritualistas que levantam almas e fortificam corpos enfraquecidos. 



São princípios simples, mas, se adotados pelos seres humanos como normas de conduta, ajudam a todos a combaterem vícios de toda espécie, a regenerarem-se dos maus hábitos.



Para conhecer a filosofia racionalista cristã, é fundamental a frequência às nossas reuniões públicas e a leitura das obras editadas pela Doutrina. 
Inicialmente, recomenda-se ler dois livros essenciais: o primeiro, intitulado Racionalismo Cristão e, em seguida, a obra A vida fora da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário