segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tao




                                                                      Taoismo 


Ou daoismo é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). 



O termo Tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, no entanto,Tao se refere a algo que é tanto a fonte quanto a força motriz por trás de tudo que existe. É, basicamente, inefável: “O Tao que se pode discorrer não é o eterno Tao”.



A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi (chinês: 老子, pinyin: Lǎozi, Wade-Giles: Lao Tzu). Juntamente com os escritos de Zhuangzi, estes textos formam os alicerces filosóficos do taoismo.


Este taoismo filosófico, individualista por natureza, não foi institucionalizado. As formas institucionalizadas, no entanto, evoluíram ao longo do tempo, assumindo a forma de diferentes escolas, que frequentemente misturaram crenças e práticas que antecediam até mesmo os textos-chave do taoismo - como, por exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que sintetizaram os conceitos como o yin-yang e os cinco elementos



As escolas taoistas tradicionalmente reverenciam Lao Zi, os 'imortais' ou ancestrais, juntamente com diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além de práticas que visam atingir o êxtase e obter longevidade ou a imortalidade.


As tradições e éticas taoistas podem variar, de acordo com a escola, porém no geral a tendência é a ênfase do wu-wei (ação através da não ação), "naturalidade", simplificada, espontaneidade, e os Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade.



O taoismo teve uma influência profunda na cultura chinesa no decorrer dos séculos, e os clérigos do taoismo institucionalizado (chinês: 道士, pinyin: dàoshi) geralmente tomam cuidado para deixar clara a distinção entre suas tradições rituais e os costumes e práticas encontrados na religião popular chinesa, uma vez que estas distinções podem ser facilmente embotadas.





A alquimia chinesa (especialmente neidan), a astrologia chinesa, o zen-budismo, diversas artes marciais, a medicina tradicional chinesa, o feng shui e diversos estilos de qiqong têm suas histórias entrelaçadas com a do taoismo. Além da China em si, o taoismo teve grande influência nas sociedades do leste da Ásia.


Após Lao Zi e Zhuangzi, a literatura do taoismo cresceu com regularidade, e passou a ser compilada na forma de um cânone - o Daozang, que por vezes era publicado a mando do Imperador da China. Ao longo da história chinesa, o taoismo foi por diversas vezes decretado a religião do Estado. Após o século XVII, no entanto, ele perdeu muito de sua popularidade.


Tal como todas as outras atividades religiosas, o taoismo foi reprimido nas primeiras décadas da República Popular da China, e até mesmo perseguido durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung; continuou, no entanto, a ser praticado livremente em Taiwan. Hoje em dia, é uma das cinco religiões reconhecidas pela RPC, e, embora não costume ser compreendida com facilidade longe de suas raízes asiáticas tem seguidores em diversas sociedades ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário