terça-feira, 10 de abril de 2012

Adotar um grande amor!



Muitas vezes, deparo com pessoas que perguntam qual a marca do meu cachorro!!!!
Inúmeras discuções de pessoas que nada entendem de raças canina e acha que Boxer é Pit Bull!
Claro que quando se quer cachorros, procura a raça que mais gosta, porém nem sempre era bem aquilo e acaba abandonando os "filhinhos" na rua sem sentir culpa.
Aqui onde moro, as ONGS não dão conta de tantos animais abandonados!!!!!
Hoje vou "tentar" mostrar algumas raças com o temperamento de cada um.
Óbvio que depende de como são educados, mas sempre é bom saber como proceder por causa da origem e temperamento, não esquecendo que não há regra:


Akita - os akitas são cães muito corajosos, afetuosos e companheiros. Akita ou akita inu (em japonês: 秋田犬) é uma raça de cães originária do Japão. Posteriormente na nação oriental. Usados inicialmente como cães de briga, os akita eram chamados de Odate.



Airedale Terrier grande o bastante para não caçar no subsolo. Criado através de cruzamentos entre o old english broken-haired e o cão de lontra, este animal é classificado como versátil e corajoso. Inicialmente chamado waterside terrier e, por seu tamanho, apelidado ainda de o rei dos terriers, é usado como caçador de pragas - ratos, por exemplo -, cão de guarda e cão policial. Seu adestramento, considerado de dificuldade moderada, a teimosia e a tendência a brigas, o tornaram um animal pouco popular como companhia.


Beagle - os beagles são ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres. Um membro do grupo hound, é similar na aparência ao foxhound, porém menor, com pernas mais curtas e orelhas mais longas e macias. Foram desenvolvidos principalmente para o rastreamento de coelhos, lebres e outros animais de caça. São inteligentes e são populares como animais de estimação por causa de seu tamanho, temperamento, e ausência de problemas de saúde genéticos. Essas características também tornam o cão um alvo para testes em animais.

Boston Terrier Canino de personalidade adaptável a ambientes menores, é bom animal de companhia. Todavia, no ranking de inteligência canina, ocupa a 54ª posição em 79, o que representar resistência ao adestramento de obediência a donos inexperientes.


Cane Corso é uma raça canina oriunda da Itália. Sua origem, bem como a de outras raças, é antiga e imprecisa, embora alguns historiadores afirmem ser ela uma descendente direta dos canix pugnax, antigos molossos romanos. É um cão muito adaptável, equilibrado, discreto, de fácil adestrabilidade, um guardião espetacular e, ao mesmo tempo, uma grande companhia.

As características de equilíbrio psíquico, a devoção ao dono e a versatilidade para adaptar-se às necessidades do homem são a razão de seu sucesso e a explicação de um uso tão eclético.
Na familia é um cão dócil e sociável, particularmente tolerante com as crianças para as quais, consciente de sua força, é muito delicado. O Corso tem um temperamento mediano e alta têmpera. Eu diria que é um cão muito físico, que aprecia o contato com o dono, preservando ao mesmo tempo um alto nível de iniciativa.




Boxer  é uma raça canina oriunda da Alemanha. Estes caninos, os mais altos das raças de cara achatada, são considerados eternas crianças, embora desconfiados e cautelosos com estranhos. Segundo estudos, o boxer é, em pensamento e atitudes, uma criança de três anos, sendo considerado então a companhia perfeita para famílias ativas apesar da aparência de cão de guarda.

Cão Maltês - são fáceis de serem adestrados, adaptando-se facilmente ao rítmo de vida dos donos.











Chihuahua - possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados.
É uma raça canina própria do continente americano.
Apesar de sua dimensão minúscula, o Chihuahua possui uma natureza forte.
Ë classificado como cão de salão e de luxo.
Como cão de guarda está sempre alerta, mas não late exageradamente, apenas quando for estimulado para isso, é um caozinho super afetuoso com crianças É extremamente fiel ao seu dono.
A origem da raça é mexicana.
O seu corpo é seco, está sempre alerta, e é uma raça muito inteligente.
Os olhos são muito brilhantes e cheios.
As orelhas são grandes e bem separadas entre si.

Cocker Spaniel - saiba porque este cachorro de raça é um ótimo animal de estimação. Tamanha popularidade mantida pela raça Cocker Spaniel por tanto tempo pode ser explicada em função da ótima personalidade dos cachorros, que se adaptam ao tipo de vida de seus familiares. Se os donos forem mais tranquilos e caseiros, os cães não se importarão de ficar deitados sem fazer nada, enquanto que se os donos forem mais agitados e adorarem fazer exercícios, os cachorros também os acompanharão alegremente.
Tamanha popularidade mantida pela raça Cocker Spaniel por tanto tempo pode ser explicada em função da ótima personalidade dos cachorros, que se adaptam ao tipo de vida de seus familiares. Se os donos forem mais tranquilos e caseiros, os cães não se importarão de ficar deitados sem fazer nada, enquanto que se os donos forem mais agitados e adorarem fazer exercícios, os cachorros também os acompanharão alegremente.Demonstram facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo.

Dachshund - os cachorros desta raça são amigáveis, ciumentos e descrito como caçador de toca, de olfato bastante apurado, que lhe permite seguir pistas facilmente, o que o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas. É dito ainda um bom sabujo, capaz de perseguir animais maiores já que, apesar das pernas curtas, é leve e corajoso.

Dogue Brasileiro - saiba mais sobre este excelente cão de guarda que nasceu no Brasil. obediente, muito carinhoso, aprende fácil e tem uma excelente compleição física e vigor. funcional, ágil, forte e excelente na guarda. Seu vigor físico era superior, não se cansa fácil, cheia de disposição e sem problemas de saúde ou estruturais musculo-esqueléticos. muito tolerante, quando os mesmos provocam costuma esquivar das agressões e se impor a eles sem usar da agressividade usando apenas o seu potencial físico superior e seu equilíbrio.

Dogue Alemão - o corpo do dogue alemão é forte e musculoso. (em alemão: Deutsche Dogge) é uma raça canina oriunda da Alemanha. Descendente dos molossos romanos, foi bastante utilizado na Idade Média na caça a javalis, como cão de guarda e também como lutador (contra touros). No século XIX, o então futuro chanceler alemão Bismarck, admirador do mastiff e do dogue Danois, cruzou as raças para dar origem ao dogue conhecido modernamente, e exposto pela primeira vez em 1863. Popular, tem como seu representante mais famoso o cão dos quadrinhos, Scooby Doo., embora seja visto como animal ágil.

Fila Brasileiro - para serem adestrados necessitam de um bom trabalho. A origem deste canino está atrelada à colonização do país, quando europeus levaram seus animais de trabalho à nova nação. Desses cruzamentos surgiu um cão que herdou a grande e forte. Popular em sua nação de origem, chegou a ser a raça mais registrada pela confederação nacional O fila brasileiro é ainda considerado um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do território, protegendo as comitivas dos Bandeirantes de ataques de nativos e onças ou suçuaranas; e até mesmo sendo usado pelos colonizadores para recapturar escravos fugitivos. Robusto, é descrito como animal de faro excelente, bem como de temperamento forte, que requer o pulso de donos firmes e experientes. De aparência facial agressiva, teve o seu inicial padrão modificado para mostrar um rosto menos violento. Em contrapartida, é visto como um canino tolerante com crianças, comportado e seguro.


Fox Paulistinha ou Terrier brasileiro
Terrier brasileiro, nacionalmente conhecida como fox paulistinha, é uma raça canina oriunda do Brasil,. De acordo com teorias, estes caninos seriam descendentes de jack russells, levados ao país sul-americano no século XIX, para viverem junto às famílias em fazendas; ou então teriam como ancestrais os fox terriers, levados à nação pelos holandeses e pelos portugueses no início da colonização
Golden Retriever - informações sobre esta raça de cachorro de origem britânica. é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens., através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.

Husky Siberiano - são espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.. foram especialmente desenvolvidos para puxar trenós em condições extremas pelos Chukchi. Em 1909, saídos da Sibéria rumo ao Alasca, começaram a se popularizar pelo mundo. Alguns anos mais tarde, ajudaram a salvar a população de uma aldeia na área americana, quando levaram medicamentos e suprimentos aos habitantes isolados por uma tempestade. Por este feito, um particular exemplar tornou-se muito famoso: Baltoanimal de trabalho rápido, de movimentos fluentes e corpo compacto, protegido por uma densa, porém não longa, pelagem. É ainda capaz de percorrer grandes distâncias a uma velocidade moderada. Classificados como fortes e resistentes, não possuem aparência rústica ou pesada. As cores de sua pelagem são bastante variadas, indo do branco puro ao preto e branco.



Jack Russel: animal imbatível na caça à raposa. Após alguns cruzamentos de sua cadela Trump, beagles e outras desconhecidas raças, John obteve como resultado um cão forte corajoso, inteligente e compacto, o seu idela canino de caça. De aparência rústica, é modernamente cruzado na busca por exemplares mais habilidosos que belos.







Lhasa Apso - o temperamento do lhasa apso é bom, porém é um cão muito temperamental. Lhasa apso é uma pequena raça canina oriunda da região chinesa do Tibet ", Sagrados para os monges, tinham a função de alertar e zelar pelas propriedades; além de serem vistos pelos budistas como seres capazes de preverem avalanches, enquanto moradores das montanhas. Por serem sagrados, eram bem cuidados e jamais trocados por dinheiro; exemplares eram dados em sinal de extremo respeito.

Mastim Napolitano - é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor é uma antiga raça canina, citada por oradores da Roma antiga. Desde aquela época estes animais são considerados bons guardiões, devido a seu tamanho e a cor de seu pêlo — escuro, preferido para amedrontar o ladrão durante o dia e para atacá-lo durante a noite sem ser visto a longa distância. Sua personalidade é descrita como leal, apesar de sua face carrancuda; paciente e dócil.

Pastor Alemão - é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor. ou lobo-da-alsácia (português europeu) é uma raça canina proveniente da Alemanha. É considerada umas das mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra do mundo, já que dizem representar lealdade, agilidade, cautela e amizade. É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, em provas de obediência, localização e agility, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos inexperientes.
Nas cores castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: pastor branco suíço.


Pequinês - comportamento caracterizado pelo ciúme e teimosia. Pequinês (em chinês: 北京犬) é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. De acordo com lenda chinesa, este pequeno canino é o resultado de um amor impossível entre um leão e uma diminuta macaca. Com o auxílio do deus Hai Ho, o leão sacrificou seu tamanho por amor, nascendo assim o pequinês, bravo como pai, pequeno, inteligente e doce como a mãe. Palácio Imperial por tropas britânicas, estes cães foram levados ao Ocidente. Dizem os registros históricos que apenas cinco destes animais sobreviveram ao massacre promovido pela realeza chinesa, que preferia ver seus bichos mortos a vê-los nas mãos de estrangeiros.
Sua personalidade é descrita como altiva e independente, o que representaria desafio para donos inexperientes.


                                                                                                                                                                                         Perdigueiro:é um cão extremamente meigo e afectivo, dotado de grande capacidade de entrega e muito resistente. É calmo, bastante sociável e um pouco petulante em relação aos outros cães. Trabalha com vivacidade e persistência e é curioso por natureza. Mantém sempre o contacto com o seu.


Movimenta-se com passada fácil e é garboso. É polivalente nas suas função e muito adaptável aos variados terrenos, climas e tipos de caça.


Pointer Portugues
A palavra pointer significa em inglês "indicador" ou "apontar qualquer coisa com o dedo". Esta é a principal característica deste cão, que é capaz, de um lado, descobrir a caça, e, do outro, de mostrar onde ela se encontra. É conhecido, também, como Pointer Inglês, porque foram os britânicos que, no final do século XIX, conseguiram transformar o seu Pointer num cão de qualidades espetaculares, de resistência incomparável, mostra firme e faro exemplar. Quando se fala em Pointer, imediatamente é condicionada sua imagem ao notável cão desenvolvido nas Ilhas Britânicas. O Pointer é de fato um cão de adaptação fácil, manejo tranqüilo e atento a tudo o que lhe é enviado. Trata-se de uma raça de cães galope, rústicos, enérgicos, desenvolvida para apresentar velocidade, força e resistência. Este cão demonstra grande desejo de agradar ao seu dono e, é, além do mais, aluno atento e dócil.





Pinscher - costumam latir para estranhos ou em situações estranhas.. Sabe-se que o pinscher era encontrado nas florestas da Alemanha, há séculos, onde passou a ser criado. Mas especula- se que o pinscher descende do cruzamento do Italian Greyhound, com o pequeno techel (o nosso conhecido "Salsichinha").É um cão de grande mobilidade, ágil, de aspectos muito elegante. Temerário e alerta, embora de caráter dócil, revela- se ótimo guardião da casa. É muito desconfiado com estranhos.

Pit bull - são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.,. Costuma-se usar o termo Pit Bull para designar a raça, não confundindo com a raça English Bull Terrier Na Inglaterra sua criação é autorizada apenas pela justiça. Nos Estados Unidos, baniram a criação em vários estados com muitos outros empregando pesadas restrições na posse do animal. No Brasil, não há legislação específica, porém a cada fatalidade reportada na mídia, inflama o debate na sociedade por leis mais rígidas e punição aos donos. Os Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos (pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade de lutar até o fim, e afeição ao seu criador.

Poodle - são bem brincalhões e inteligentes. (: pudeln) é uma raça canina oriunda da Alemanha. É considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem elaborada por Stanley CorenHistoricamente, estes caninos foram criados para trabalharem na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax. Por tempos os franceses reivindicaram a criação do poodle. Todavia, referências mostraram que sua origem é de fato alemã, ainda que tenha influenciado no surgimento de outras raças, como o barbet, de origem francesa. No entanto, de acordo com a documentação oficial da Federação Internacional, a França é apontada como nação de origem.
Fisicamente o tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo em seus exemplares maiores os mais bondosos, submissos e saudáveis, com a tratável adenite sebácea sendo classifica como sua principal efermidade. As qualidades físicas do padrão standard o tornaram um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas.

Pug - são cachorros companheiros, dóceis e alertas. em chinês: 巴哥犬) é uma raça de cão de companhia originária da China. é baseada no fato de terem encontrado cães similares na nação Oriental nos idos de 1700 a.C. Todavia, apenas quando levada à Europa, primeiramente pelos holandeses e em seguida pelos ingleses, é que a raça atingiu o padrão moderno. Adotada pela realeza europeia, foi a preferida de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte. Com o aumento de sua popularidade, conquistou ainda diversos nomes, dependendo do país. Foi chamada de mop, carlin, carlino e pug-dog.

Rottweiler - necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades. Cão criado por açogueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte,; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência

Scottish Terrier é um dos mais antigos cães escoceses, desenvolvido para atuar na caça desentocando as presas de suas tocas. Segundo historiadores, a raça faz parte da ‘paisagem’ escocesa há muito tempo, o que leva os mais apaixonados a dizerem que ‘já existiam Scottishes nas Highlands quando a Europa ainda estava sob domínio romano’
Entusiasmos e exageros à parte. Scottish faz parte do grupo de 5 raças de terriers aparentadas surgidas na região, entre elas o Westie, o Cairn Terrier, o Dandie Dimont e o Skye Terrier.


São Bernardo - possuem uma excelente habilidade no trabalho de resgate. é uma raça canina natural dos Alpes suíços. Foi desenvolvida a partir de cruzamentos de antigos molossos "soldados" romanos levados à região pelas tropas de Roma. Sua sobrevivência foi garantidas graças aos monges, que, desde 1660, passaram a cria-los em um monastério chamado Hospice du Grand St. Bernard, localizado em um dos pontos mais altos daquelas montanhas e local por onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes. De acordo com historiadores, o primeiro propósito do são-bernardo foi o de proteger a propriedades, seguido então das missões de resgate, que iniciaram-se no século XVIII. Era sua função encontrar vítimas soterradas e buscar auxílio junto aos monges caso o acidentado não pudesse mover-se. Fisicamente, foram cruzados a fim de se obter um cão robusto, de pelagem isolante e com um excelente faro, que pudesse trabalhar em situações rigorosas e o e filmes: ao encontrar um soterrado, dois cães deitavam-se ao lado dele para aquece-lo, um tentava reanima-lo lambendo-lhe a face .
Como aconteceu com inúmeras raças na Europa durante as guerras mundiais, estes cães quase desapareceram e, para que não sumissem totalmente, foram cruzados com os terra-nova, o que fez com que surgisse sua variação de pelagem longa, ruim para salvamentos na neve, já que acumulavam neve e umidade. O fato de terem formado equipes de resgate os tornaram animais populares.

Setter: Fisicamente é um cão de pelagem macia e comprida, vigoroso, atlético e de gentil expressão Sua personalidade é descrita ainda como juvenil, já que possui um amadurecimento tardio, extrovertida e descuidada. Todavia, apesar de considerado bom cão de companhia devido a seu temperamento e lealdade, é bastante útil ainda como cão de trabalho em virtude de sua rapidez e tolerância com outros cães, o que o permite trabalhar em matilha.

Schnauzer - os cachorros desta raça são simpáticos, sociáveis, amigos e inteligentes. em. Seu nome vem da palavra alemã schnauze, que significa focinho. Sobre seu surgimento existem duas teorias aceitas. Na primeira diz-se que esta raça "nasceu" dos cruzamentos entre o schnauzer standard e o affenpinscher, ao passo que na segunda afirma-se que o tamanho desta miniatura foi atingido graças ao envolvimento do pinscher nestes cruzamentos seletivos, já que seu nome primeiro foi pinscher de pelo duro. Inicialmente criado para ser um rateiro, conquistou popularidade após a Segunda Guerra Mundial, quando ultrapassou a variante média em número de registros.

Sharpei: as funções, é considerado eficiente, já que as características buscadas para tal foram alcançadas: é silencioso o bastante para ser um animal de guarda, por exemplo. Considerado também animal de companhia, não perdeu suas características de trabalho, como a eficiência como cão pastor e de rastreio. Fisicamente, o shar-pei possui uma carranca e a boca pigmentada de preto, o que, de acordo com os chineses, afugentaria os maus espíritos e a imponência de sua postura demonstraria que jamais foram desafiados.


Terrier de pelo duro. é uma raça considerada de adestramento difícil, devido a sua personalidade voluntariosa e pelo gosto de morder. No início, era considerado terrier todo cão que caçasse raposas. De um cruzamento seletivo, resultou o fox de pêlo duro, musculoso, cheio de energia, mas um pouco compulsivo. Semelhante ao seu parente de pelo liso, é visto como um bom animal para o campo, já que também gosta de cavar. Segundo dados encontrados, esta raça surgiu um pouco depois do fox de pelagem lisa, em 1870


Shih-Tzu - adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos. Bem como outras raças caninas, a origem deste animal possui uma lenda. De acordo com o que se conta, o shih-tzu seria o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Sem esperança de se casarem, eles decidiram cruzar os representantes caninos de suas nações - o pequinês chinês e o lhasa apso tibetano - para representar o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre aqueles dois povos. Nascia então o shih-tzu. Seu nome significa "cão leão" e seu nascimento perdeu-se em meio a antigas lendas, embora saiba-se que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640. De acordo com historiadores, os shih-tzu viviam no palácio cercados de cuidados extremos e isolados de outras raças. Apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente. Quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, foi salva graças a criadores ingleses.

Yorkshire Terrier - é muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família. É uma raça de cão ativa e participativa.
Possui um comportamento carinhoso e doce . É muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família. Adora brincar e participar de atividades divertidas. Gosta de receber atenção, principalmente do dono.  Um comportamento típico desta raça é o andar atrás do dono.
 Quando recebe atenção, costuma retribuir com atitudes amáveis.
 Adapta-se facilmente em locais pequenos como, por exemplo, apartamentos e casas sem quintal.
Yorkshire Inicialmente criada para ser rateira, seus criadores perceberam de cedo o potencial para uma bem sucedida raça de companhia. Após cruzamentos específicos, o padrão de tamanho, beleza e comportamento foi atingido, o que o tornou um animal popular em poucos anos.
Sua personalidade, descrita por alguns como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do yorkshire o cão miniatura mais popular de todos. Inteligente, é também o número um no grupo dos terriers em lista elaborada, que divide a inteligência canina em ranking.

Basset Hound: quando jovem o é extremamente ativo e é aconselhável sempre ter algo para que ele possa roer.
É uma raça de cães calmos quando adulto. Diferente da sua aparência, ele é um cão de personalidade forte, sendo muito impulsivo e geralmente não aceita comandos. Quando filhote é muito agitado e brincalhão, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna- se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.
São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se levar em consideração seu elevado peso, que pode acarretar acidentes; ele convive muito bem com outros animais de estimação. Por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos. Essa companhia ajuda-o a manter-lo longe de problemas. Ou seja, eles detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece. Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, eles sempre estão dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.

Labrador: devemos lembrar que o comportamento é composto de duas partes: a genética e a educação (manejo, ambiente). Assim, vamos falar sobre como é o temperamento de um bom Labrador, escolhido de pais que correspondam ao que se espera da raça e que recebam educação adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos.
Temperamento, cuidados especiais,. Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes. Isso significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objetos perigosos por perto, irão fazer “arte”. Quando adultos, diminuem a atividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo.
São cães fáceis de educar para as mais diversas atividades: companhia, busca de caça (especialmente aves e em terrenos alagados), guia de deficientes visuais, cão de terapia, cão assistente (deficientes); basta que o dono tenha um pouco de paciência e busque técnicas adequadas.
Definitivamente não são cães de guarda. Podem até latir ao avistar uma situação ou pessoa estranha, mas não atacam.
Adoram brincar e gostam muito de água. adoram crianças e protegem-nas lealmente até ao fim.
Labradores necessitam de companhia para se desenvolverem de forma saudável. Por fim, Labradores são cães de família. Muitos não tem um dono predileto.

Border Collie e Collie: criadas para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo.



 Whippet: é um cão de porte médio e sua forma aerodinâmica, com linha superior arqueada, pernas longas e ausência de gordura, faz com que, durante uma corrida, alcancem até 60 km/h. Da mesma maneira que atingem tal velocidade, podem passar horas deitados e tranqüilos, aproveitando a companhia de seus donos.
Outra característica marcante no Whippet é a sua imensa variedade de cores e marcações, podendo ser totalmente de uma única cor (sólidos), tigrados ou bicolores. Qualquer variação de cor e marcação é aceita na raça.

Galgo: é um cão de porte nobre e, como os outros Galgos, tem uma aparência aristocrática. Suas formas sugerem potência e velocidade, somado à resistência, agilidade e facilidade de executar manobras rápidas.
Estes cães têm uma natureza muito semelhante ao Greyhound. Eles são calmos, gentis e ficam felizes em dormir de costas em um sofá durante o dia inteiro. Mais de 90% dos Galgos Espanhóis podem ser considerados amistosos com gatos e outros animais.
De temperamento dócil, quando dentro de casa o Galgo Espanhol é extremamente tranqüilo, desde que tenha a oportunidade de dispersar sua energia em espaços abertos com regularidade. Ele é gentil e excelente companheiro para as crianças, porém não deve ser considerado um brinquedo. Ele irá reconhecer quem o entende e o estima, sabendo retribuir com lealdade quem o ama. Sem dúvida não é um cão de ficar preso, e só se sente feliz na companhia de seu dono.
Ainda são poucas as pessoas que têm um Galgo Espanhol apenas como cão de companhia, sendo em sua grande maioria adotados após o fim da temporada das caçadas.


Galgo afegão (em afegão:, سگ تازی افغان) é uma raça canina originária do Afeganistão. Oriundo das montanhas dessa nação, chegou à Inglaterra em 1900, como cão de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamuroso canino de competições de beleza. Em estudo realizado por Stanley Coren, é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ainda que seja uma das raças caninas mais antigas que se tem notícia.

Chow-Chow :É afetuoso, porém demonstra pouco este sentimento. é uma raça canina originária da China onde é chamada de Songshi Quan (鬆獅犬 Pinyin: sōngshī quǎn), que significa literalmente "cão leão-empolado".[s? Raça antiga e de origem ainda desconhecida, é suposto que sua imagem já tenha sido usada para decoração de objetos na Dinastia Han, 206 a.C, um dos imperadores. Já sua língua azul é explicada através de uma lenda - cre-se que, quando Deus estava pintando o céu de azul, deixou cair gotas no chão, as quais foram lambidas pelo chow-chow que o observava.
Versátil, este cão foi animal de combate, guarda e puxador de trenó, além de servirem de alimento por terem a carne macia.. Preferidos de Sigmund Freud e Konrad Lorenz, estes cães são considerados difíceis e teimosos para donos inexperientes

 Bull terrier: é uma raça cuja história está atrelada às rinhas de briga, entre os próprios cães. Como os buldogues mordiam e sufocavam até o término do combate, os mais aficionados começaram a cruza-los com cães mais ágeis e valentes, os terriers brancos, caçadores de lobos e raposas. Entre os principais problemas que apresenta devido ao cruzamento artificial, está a surdez., tem o temperamento classificado como equilibrado, disciplinado e amável com as pessoas.

Bulldog: visto hoje como cão de companhia, foi salvo pelo homem, já que as interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico atual, o impedem de reproduzir-se sozinho. Um exemplo disto é o seu nariz: voltado para cima, dificulta o resfriamento do ar e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu perfeito físico de lutador também não o ajuda com os cachorros. As fêmeas não são bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas excelentes para driblar os adversários, impedem que seus ossos dilatem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes. Sua personalidade é descrita como brincalhona e afetuosa, apesar da face brava.


Dobermann : é uma das raças mais conhecidas do mundo, criação do coletor de impostos Louis Dobermann, que carregava dinheiro por áreas perigosas, necessitando então de um cão que lhe guardasse. Louis então cruzou weimaraners, manchester terriers, rottweilers, pinscher alemães e greyhound ingleses para obter uma raça de segurança que fosse leal, combativo e destemido, além de obediente. Bem sucedido como cão de guarda de patrimônios, é também um bom animal de companhia, desde que integrado ao lar e a família.São muito velozes, podendo atingir até 60 km/h.



Weimaraner: estes caninos foram criados para realizarem diversas modalidades de caça, entre elas a esportiva e a de animais de grande porte. Sua personalidade é descrita como teimosa, sendo portanto indicado para donos mais experientes; inteligente e dócil. Fisicamente é um animal que pode atingir os 69 cm e pesar 39 kg. Sua pelagem varia entre a curta e a longa e apresenta-se em tons de cinza-rato e cinza-prateado.



 

 São muito velozes, podendo atingir até 60 km/h.

Vira Latas: um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.Muito importante para quem procura um cão ou gato para adotar e ter como companhia, é saber que os vira latas (SRD) são fruto de genes que já foram provados, testados e sobreviveram as condições precárias de alimento e abrigo nas ruas, razão pela qual, costumam ser muito resistentes a saudáveis.

Boa sorte! Esse amor é incondicional! Só sabe mesmo quem tem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário