Até 1980, havia pouca informação no que concerne aos aspectos esotéricos e curativos dos cristais e ao seu uso remoto nas civilizações antigas. Atualmente, a informação disponível é abundante em todos os aspectos, das mais diferentes perspectivas sobre o poder, o potencial e o uso de cristais, para as milhares de pessoas que estão se sentindo instintivamente atraídas para seu uso, quer no desenvolvimento pessoal, quer nas práticas curativas.
Os cristais possuem, além da característica beleza de suas formas e cores e do imenso uso tecnológico dos dias atuais, um mistério que remota às civilizações antigas. Muitas tradições iniciáticas contam que o continente da Atlântida desapareceu nas águas do oceano devido ao uso incorreto dos cristais.
No Egito dos faraós, costumava-se cobrir as múmias das pessoas da aristocracia com pedras preciosas. Os antigos gregos conheciam o poder de regeneração dos cristais e os utilizavam em banhos de imersão. Acreditavam que agindo dessa maneira, conservariam a pele jovem por mais tempo.
Na Índia, os cristais sempre foram usados como talismã para combater o mau olhado e atrair saúde e prosperidade. E os maias, um dos povos mais evoluí- dos da América pré-colombiana, costumavam empregar os cristais no tratamento de doenças e nos rituais religiosos.
A cura pelos cristais é uma arte progressiva, que tem o potencial de obter uma cura completa, inclusive de ordem mental, emocional, física e espiritual. Praticar a cura pelos cristais é uma oportunidade de se fundir com Deus.
Os cristais e as pedras preciosas nos centros vitais do corpo refletem e produzem energia que inunda a aura de luz. Com a aura aberta e desobstruída, os centros dos chakras são ativados, possibilitando um contato consciente com os aspectos mais profundos e puros do ser.
Dizem os místicos que estudam a cristalomancia, que as pedras possuem uma afinidade com os seres humanos. Ambos surgiram da ação das forças cósmicas. No início dos tempos, água e pedra não estavam separadas. Com a evolução, o homem ganhou vida e passou a ter órgãos dos sentidos e a Terra, pedras preciosas.
Assim, como existem pessoas que possuem clarividência (vêem espíritos com a mesma nitidez com que enxergamos pessoas do nosso mundo) e clariaudição (dom de escutar vozes de espíritos), há pedras que vêem e pedras que ouvem. É com base nessa relação que as pedras podem nos curar e nos ajudar no dia a dia.
COMO UTILIZAR AS PEDRAS
Os cristais dentro de casa são utilizados como protetores de ambiente. Junto ao corpo protegem contra vibrações negativas ou para o bom andamento de um problema, para isso é necessário desenvolver a sensibilidade, mentalizar sensações positivas e manter uma relação de amizade com o cristal.
A troca de energias entre o cristal e a nossa mente produzirá a neutralização das vibrações negativas e nos auxiliará em nossas necessidades.
COMO CUIDAR DE SUAS PEDRAS
Anéis, pulseira ou colar com pedras deve-se lavar semanalmente em água corrente para tirar a oleosidade do corpo e ao mesmo tempo, livrar-se das influências negativas que a pedra retém.
Após alguma discussão em sua casa lave seus cristais e suas pedras em água corrente deixando-as ao sol para secar.
Assim que você adquirir uma pedra lapidada lave-as com sal para retirar a energia da pessoa que as lapidou.
Sempre que um estranho tocar na pedra, ela deverá ser lavada com água corrente e sal e deixa-la ao sol para secar.
Quando o cristal for utilizado como jóia, nunca deixe-o virado para baixo. Isso descarrega a energia de seu usuário.
PRINCIPAIS FORMAS DE USO DE PEDRAS E CRISTAIS
Os principais usos dos cristais são:
Cristal Pessoal:Selecione um cristal de terminação única (ponta) para ser seu cristal pessoal, aquele que você carrega consigo todo o tempo, usa em meditações, coloca à noite sobre sua mesa de cabeceira ou embaixo do travesseiro e que seria como o seu amigo mais íntimo e confidente. Para carregá-lo use um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo
Cristais para Cura e Remédios:Selecione alguns cristais especificamente para este fim. Não use o seu cristal pessoal em outras pessoas, pois ele estará carregado com sua própria energia. Use os cristais de cura para equilibrar os chakras de uma outra pessoa, para aliviar dores ou energizar. Para isto, visualize luz branca e direcione a ponta do cristal para as partes do corpo da pessoa nas quais deseja trabalhar.
Pode-se ainda fazer remédios (elixires) com os cristais e pedras preciosas, energizando a água com eles, colocando-os em vidros com óleos de massagem, cremes hidratantes, colírios, etc.
Para energizar a água com cristais, proceda da seguinte maneira:
1. Limpe e energize a pedra a ser usada, de preferência pelo método da Selenita.
2. Lave bem, em água corrente, um recipiente de vidro incolor, liso e transparente, e coloque dentro dele água pura, de preferência destilada, ou água de fonte (pode-se usar água mineral sem gás engarrafada).
3. Coloque a pedra devidamente limpa e energizada no recipiente com água e deixe no sol para energizar durante um período mínimo de três horas, pela manhã. Proteja o recipiente com uma gaze para evitar a entrada de impurezas ou insetos.
4. Terminada a energização, tampe o recipiente com um pires e deixe-o sempre na temperatura ambiente (não coloque na geladeira).
5. Tome a água energizada, em pequenas doses, três a quatro vezes por dia.
6. Durante a preparação da água energizada, não esqueça de se envolver com luz branca e projetar essa mesma energia no recipiente com água, mentalizando sua força, a intenção clara e a ajuda de seus protetores e dos elementais responsáveis pela pedra.
7. Não energize a água com pedras e cristais de diferentes tipos. Separe um recipiente para cada tipo diferente de pedra.
Energização de Ambientes
Para purificação constante e energização de ambientes de trabalho, repouso, refeições, etc, o ideal é usar uma drusa de Cristal de Quartzo, num tamanho proporcional ao número de pessoas que frequentam o ambiente (para um consultório pequeno por onde passem inúmeros clientes por dia, usar uma drusa grande; para um quarto de dormir bem grande frequentado por uma ou duas pessoas, basta uma pequenina drusa).
Outro procedimento ideal para purificação e energização de ambientes é fazer aquários com várias pedras de cores diferentes, que também servem como elemento decorativo. Neste caso, quando sentir que a água está grossa, mais escura ou carregada, troque-a e lave as pedras em água corrente, recolocando-as no aquário com a água nova.
Use sua intuição para combinar as cores, mas é essencial que sempre haja um quartzo branco, que servirá como catalisador.
Uso com Plantas ou Animais
Para energizar plantas, coloque um cristal no vaso, enterrado junto à raiz da planta. Para animais domésticos, coloque um cristal onde o animal costuma dormir. NÃO USE ESSES CRISTAIS PARA OUTROS FINS.
Banhos
Quando tomar banho de imersão ou hidromassagem, coloque diversos cristais ou diferentes tipos de pedras na água. Isso terá efeitos magníficos.
CUIDANDO DOS CRISTAIS E PEDRAS
Os cristais gostam de ambientes limpos, iluminados e apreciam a presença de flores e incenso. A música suave reforça seu trabalho e sua energia. Se sentir necessidade, você pode preparar uma espécie de altar para seu cristal preferido, com flores, copos de água, velas, incenso e imagens de elementais (duendes, fadas, nereidas, gnomos, etc).
PEDRAS e CRISTAIS
Ágata do Musgo: Indicada para pessoas que tem as sensações sexuais reprimidas;
Água-marinha: Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o estresse e esgotamento físico e mental;
Âmbar: Para os que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio;
Crisopraso: Para arrogância e o egoísmo;
Hematita: Para os sentimentos de não conseguir se defender;
Jaspe Sangüíneo: Para os que exigem afeição inquestionável;
Malaquita: Para os que lutam em demasia para controlar sua realidade;
Opala: Para agitação reprimida devido à tentativa de resistir a qualquer forma de estimulação;
Dolomita: Para a falta de desenvoltura ou medo de fracassar;
Rodocrocita:Para exaustão devido à frustração;
Turmalina Preta: Protege, afastando energias negativas, tornando-as em positivas.
Pedra muito boa para enegização do fígado.
Quartzo Branco: Polivalente, serve para tudo.
É estimulante, equilibra as energias, ativa e desativa energias.
Limpa o campo áurico.
Bom para o estresse.
Quartzo Fumê: Pedra indicada para concretização de pedidos.
Boa para os ossos, pés, pernas e joelhos.
Age na energia da pessoa aumentando a simpatia.
Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças.
Esmeralda: Esta pedra prazer resgata a esperança.
Nos traz apoio nas situações adversas. Aguça a percepção dos sentidos, ampliando a sensibiidade.
Ativa a sensualidade.
Granada: Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. Indicada para a estafa física e para cansaço relacionado a sexualidade.
Citrino: Pedra base para a realização pessoal. Efetiva na concretização de negócios, trabalho, emprego.
Descomplica o cotidiano, esclarecendo as confusões mentais.
Ajuda o aparelho digestivo. (Deve ser colocada na água de beber para energizar esta água).
Topázio: Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor.
Enriquece em todos os sentidos. Auxilia o funcionamento do aparelho respiratório, podendo ser usada no tratamento de asma, bronquite, tosse.
Lápis-Lázuli: Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, indicada também para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar.
Cristal Biterminado: (com acabamento natural nas duas pontas) Este cristal estabelece ligações, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos, músculos. Consequentemente é indicado no auxilio para tratamentos de tendinite, bursite, reumatismo, coluna, problemas cerebrais, articulações.
Ajuda a comunicação com as pessoas e auxilia a dissolver divergências entre as pessoas.
Drusa: (Aglomerado de cristais brancos) – Estes revelam o lado positivo das coisas.
Nos ajuda a ver e trazer a tona a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia as situações. É uma pedra que estrutura a alma, equilibra tanto a pessoa (as) quanto o ambiente. Nos traz otimismo.
Ametista: É a pedra da renovação, da mudança de fase, serve para tudo. Abre o canal de espiritualidade.
Nos ajuda na recuperação quando estamos em situações de perda.
Cristal dotado de energia calmante, ajudando pessoas com problemas de insônia e tensão de todos os tipo.
Também muito eficiente em dores de qualquer natureza, auxilia na cicatrização, e no casos de sinusite. É portanto uma pedra polivalente.
Sodalita: Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, nos ajustando as inadequações, como por exemplo pensar uma coisa e dizer outra.
Auxilia as pessoas quem tem problemas de falar, para se expressar de uma forma geral.
Olho-de-tigre: É uma pedra que descomplica as coisas, clareando nossos pensamentos.
Nos ajudando a enxergar os vários ângulos de uma questão.
Turquesa: Trabalha diretamente a tristeza profunda, propocionando alívio.
Por conta desta qualidade auxilia no tratamento das depressões em geral.
Calcita: Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações com dificuldade de achar o ponto de contato.
Quartzo Rosa: Pedra da harmonia e extremamente calmante.
Auxilia-nos no resgate da auto-estima, elimina a carência afetiva e a ameniza a depressão, a insônia, a ansiedade e a agressividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário