segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ÃYURVEDA - PURUSHA E PRAKRITI


Todo o universo é a manifestação da Energia Suprema. Em que os elementos sutis, se tornam, gradualmente, mais densos e materiais, para explorar diferentes possibilidades e experiências. Tudo o que existe, 
não existe de uma forma independente e individual. Há sempre elos que fazem ligações diretas entre tudo.
Dentro de cada ser existe Purusha, O Observador, aquele que tudo vê. Ele é o estado de verdadeira consciência, a consciência pura. Paralelamente existe Prakriti, o 1o poder de ação, a natureza primordial, a Essência não manifesta que guarda o potencial de tudo o que possa a vir existir. Tudo o que pode ser observado é Prakriti, pois é a manifestação do poder criativo de Purusha.
É através de Prakriti e das suas manifestações que vivenciamos o mundo material e trabalhamos para desenvolver a nossa consciência e atingir o entendimento da nossa verdadeira natureza, que está intimamente ligada à Consciência Suprema.

Manifestações de Prakriti: o nosso corpo, mente, estados emocionais, entre outros. Assim, ao nos identificarmos com a Consciência Pura, Purusha, nós conseguimos nos libertar das perturbações inerentes à natureza material. Retornamos então à nossa verdadeira natureza. 

Texto tirado de Os Gunas e a Mente - Instituto de Medicina Tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário