sábado, 10 de maio de 2014

RICK DU BRA - XAMÃ


Salve Ricky!

José Ricardo Casseb conhecido também por Xamã e Rick Du Bra

Aquariano

Nasceu em Santo André cresceu em Santos (SP - Brasil).

Técnico em Eletrotécnica e cursou a Universidade Santa Cecília de Engenharia Elétrica na cidade de Santos - SP - Brasil - por 4 anos até 1990 quando abandonou tudo para começar as "viagens"!

- Produtor, fotógrafo, videomaker Percussionista, compositor, intérprete, locutor de rádio, DJ e modelo fotográfico, mais alguma especialização?

Nos primeiros anos das minhas andanças, não foram fáceis, sobretudo na Itália...Cheguei aqui com 300 dólares no bolso e sem falar italiano. Cheguei a dormir em bancos, em carros de favor, passei fome por vários meses.

Fazia qualquer trabalho para sobreviver: shampista, garçom, barman, eletricista, dançarino, animador, instrutor de danças latino americanas, stunt coordinator, instrutor de fitnes, etc.. Foi então que comecei a me dar bem como personal trainer, fazendo até programas na TV.

Com isso consegui comprar alguns instrumentos usados e nas horas livres tocava e a fazia músicas.


Música Paranauê:https://soundcloud.com/rickydubra/paranaue-ricky-du-bra-original

- Sendo sua história das mais aventureiras, pra começar, por que Xamã?


Xamã foi o meu primeiro nome artístico para as produções musicais, mas sou mais conhecido como Ricky du Bra, apelido que pegou devido aos vários programas que fiz nas Rádios. Como além da música, trabalho muito com produções de foto e vídeo, reunimos tudo e sob a "Xama Production".

Eu não me considero um Xamã, mas esse nome tem uma história interessante:



Passei um longo tempo buscando respostas sobre a vida. A natureza e o comportamento humano. A minha intuição me dizia que tudo está coligado e quis ver o que tinha realmente no final do "Arco Iris".

Tenho uma formação cristã e sendo um curioso, li vários livros científicos, filosóficos, de psicologia. Livros religiosos de vários tipos, fiz autoanálise. (na época não sabia nem o que significava). 

Tudo isso centrifugou na minha cabeça por anos e alguns estudos na área da antropologia confirmaram a minha intuição: desde a idade da caverna existiam pessoas que eram o link entre as coisas visíveis e aquelas invisíveis que regem o Universo = os Xamãs.

Lembrando que naquela época não tinham livros, médicos, psicólogos, juízes, remédios, etc.

Somente os grupos que tinham um bom Xamã sobreviveram, gerando o mundo atual.

A Natureza - ou, do ponto de vista religioso: Deus - sabiamente dotou alguns seres-humanos de vários dons para a nossa própria sobrevivência em um contexto social.

Hoje em dia, para a maioria, Xamã é o pajé, o curandeiro...

Sim, também pode ser. Mas nem todo Xamã é Pajé e nem todo Pajé é um Xamã!

Um Xamã pode ser também um médico, um músico, um professor, um pintor, um padre, um pregador, etc..

Qualquer pessoa com aquele "algo a mais" que se destaca, influenciando a sociedade (tanto no bem como no mal, porque somos humanos e nem todos usam bem os proprios talentos).

O meu português está ruim... Será que deu pra entender ;-)
 

- E o que um Xamã foi fazer na Itália? Rsrsrsrsrs!




(não sou um Xamã rsrsrsrs)

Desde pequeno queria conhecer o mundo; a realidade que eu vivia era muito pequena para mim.

Em 1990, trabalhava para pagar os estudos de engenharia; resolvi fazer a minha primeira viajem ao exterior indo para Aruba de férias. Arrumei um emprego na ilha, voltei ao Brasil, vendi meu carro velho pra pagar a passagem, larguei trabalho, tranquei universidade e falei que voltava depois de 6 meses...

Viajei por um tempo, mas acabei ficando por aqui atrás das minhas origens italianas.


- Por que Milão?!
Morei em varias localidades da Itália até que um meu amigo modelo, veio do Brasil para tentar trabalhar em Milão e me chamou para ser modelo também (o que não deu muito certo), mas sendo a capital econômica da Itália, as oportunidades de trabalho eram maiores e acabei ficando.






                                 Entrevista Amaury Jr

- Com todo esse potencial adquirido, como o Brasil não correspondeu aos seus anseios?


Um dos meus objetivos principais era comprar um apartamento para a minha mãe no Brasil. Percebi que trabalhando bastante aqui na Itália eu conseguiria realizar esse sonho. E assim foi. Mas não se passou um dia que eu não pensava em voltar...

Até que caiu a ficha que os anos passavam e eu continuava aqui! Resolvi começar a viver mais o presente, aprendendo outras culturas e apreciando mais o lugar que me permitiu de realizar tantos sonhos.

Voltar ao país de origem depois de tantos anos fora é mais difícil do que deixa-lo. 


- E como você foi parar num dos maiores networks da Itália, o grupo da Radio 105 e radio Monte Carlo?

Um famoso locutor da rádio Monte Carlo me convidou para ir assistir ao seu programa ao vivo.

Quando acabou o programa ele pediu para eu colocar uns discos brasileiros e fingir que estava fazendo um programa de radio. Eu fiz... E sem saber ele gravou.


Depois de um mês, recebo um telefonema do presidente do grupo me convidando para ser DJ/locutor da Radio 105 ou Monte Carlo. Pensei que me estavam trolando! Fiz vários programas ao longo dos anos e fiquei conhecido como DJ Ricky du Bra...sil :-)

- E o que mais um DJ/produtor, aprendeu com a filosofia e aprendizado da Europa?

É muita coisa... Viajar e aprender outras culturas é o melhor investimento q você pode fazer para seu crescimento individual e espiritual. E' uma Universidade sem fim.
-Deu pra fazer uma boa mistura?O segredo está no equilíbrio. Toda cultura tem seus lados bons e ruins, está em nós a decisão de absorver o que achamos melhor de cada uma e com base nessas experiência criar os nossos pensamentos que influenciarão o nosso caráter e de consequência as nossas ações.

- E de onde apareceu esse gosto musical tão peculiar? Influência Xamânica?

                                             Flávio Soares e Rick du Bra

As primeiras músicas que fiz refletiam a minha experiência de vida até aquele momento. Estava no meio da minha viagem introspectiva. Eu nem sabia o que era um Xama :-). Mas de qualquer forma influenciou.

Em seguida, trabalhando na produção de Jingles e trilhas sonoras, aprendi a usar a criatividade em vários estilos musicais.

Eu cheguei a tocar violino em orquestra e em igreja quando adolescente. Curtia Rock, samba, afro, eletrônica, Hip Hop, MPB, Bossa Nova, etc. Acho interessante todas as formas de arte e o que faço reflete isso. O importante é não ter "preconceito", cada música tem o seu momento e o seu contexto. Quando não entendemos algo, geralmente não gostamos. Por isso que é legal não só escutar a musica, mas também saber a historia atrás de cada canção ou estilo para termos a nossa "cultura musical". A ignorância (o não saber) deixa o nosso mundo pequeno demais.


 - Como isso ajudou ou atrapalhou na sua trajetória como um representante brasileiro?


No começo dos anos 90, misturar eletrônica com sonoridades brasileiras era ainda uma novidade, ainda mais sem seguir um gênero específico, mas gostaram tanto da originalidade que minhas músicas foram usadas em várias publicidades pela Europa e programas Na TV. Enquanto algumas gravadoras brasileiras gostavam mas diziam que no Brasil não iriam entender.

- Nas casas de shows onde você atua como organizador e DJ, o que mais se pede nas seleções musicais?



Eu faço 2 tipos de baladas. Uma de Deep e Tech House, e a mais importante que é o projeto Favela Chic que eu trouxe à Milão à mais de 10 anos atrás.

Essa festa cresceu e a quase 5 anos, trabalhando com 2 outros empreendedores brasileiros da Sparkling Events que tem um staf muito bom.

Conseguimos realizar uma balada brasileira de bom gosto que ficou conhecida não só na Itália mas em toda Europa (e sem ter q colocar dançarinas de bunda de fora! Só no carnaval...é claro :-).


Todo domingo a Favela Chic se apresenta no Loolapaloosa de Milão, com música ao vivo no aperitivo, DJs internacionais e o meu DJ set com percussionistas ao vivo até altas horas tocando todos os gêneros musicais brasileiros novos e antigos.

E' muito frequentado também por Vips da música, do espetáculo, jogadores, modelos e gente de todo o mundo. Mas a nossa filosofia é: "Somos todos iguais nessa noite...”.



 https://www.youtube.com/watch?v=hNy-K-qjO20

- Como o povo italiano recebeu essa sua técnica, argumenta essa musicalidade?

A maioria gosta demais. Fico até emocionado quando vejo um/a italiano/a ou estrangeiro em geral, que meses antes não sabia nada do Brasil e agora enlouquece na pista, alegre, tocando chocalho de latinha de cerveja, sambando e cantando um samba de Adoniram Barbosa , um pagode ou até um Funk!



Não é fácil fazer italianos do Norte dançar e se divertir, para alguns vira uma experiência quase mística e relatam que isso mudou a vida deles. Parece incrível, né?! Mas é o resultado dos nossos esforços em fazer as coisas com respeito, humildade e Amor.

- Uma das suas composições musicais foi usada em propaganda na televisão Europeia, posso mostrar um vídeo aqui?

Na verdade foram várias: 3 foram para a Breil que são as mais famosas. Fiz Parmalat com Ronaldo pra copa do mundo de 98, Geox (campanha Mundial), Algida com Eva Longoria (sorvete Magnum), Disney/Ferrero e outras. 

:Breil
 
Geox
Magnum
 Parmalat

- Isso tudo dá uma sensação de orgulho em ser brasileiro? Por favor, explique:

Brasil é uma coisa que você guarda do lado esquerdo do peito aonde bate uma saudade a ritmo de samba; -)
Com certeza! Muito orgulho.

Quando cheguei por aqui tinham poucos brasileiros. Como os italianos do norte são mais fechados e desconfiados, não foi fácil provar que além de sambar e jogar bola um brasileiro pode ter várias outras qualidades e profissões.

Infelizmente o que muitos Brazukas não entendem é que cada um de nós representamos o Pais no exterior e tudo q fizermos de bom ou ruim vai refletir na opinião geral sobre o Brasil e todos os brasileiros.

Um exemplo simples: cada cultura tem um seu próprio senso temporal. Na Europa o brasileiro tem fama de não ser pontual. Sabendo disso eu adiantava o meu relógio em 30 min. para não chegar atrasado aos compromissos. Hoje em dia sou eu a esperar os outros rsrsrsrsr. Atitudes e métodos, acho que é por ai que conseguimos o que queremos e mostramos respeito pelas nossas origens e pelo pais que nos hospeda.


-Além de musico você também é fotografo, videomaker e diretor da "Xamã Production", como funciona?


Eu sempre fui um apaixonado de fotografia, assim que consegui me estabelecer aqui, comprei minha primeira câmera e enquanto fazia os vários outros trabalhos continuava a fotografar e a fazer jingles e musicas para vídeos.

Aprendi a montar e a sincronizar vídeos, uma coisa foi coligando a outra e hoje em dia tenho a Xamã Production que produz música, vídeo e fotos para a moda, documentários, eventos, desfiles, publicidades, etc.







Tenho vários projetos que gostaria de girar no Brasil. Um dos meus recentes trabalhos foi uma propaganda para uma marca de joias brasileira, girado aqui em Milão.

- Sendo filho de ícone da TV brasileira, que foi meu ídolo na infância, muito marcante por sinal, ele chegou a conhecer esse talento e brilho do Santista Rich Du Bra, o Xamã?


Como muitos tem ou tiveram problemas com os pais, vou contar essa estória pra vocês:
Pois é, meu pai foi um campeão de luta livre nos anos 60, “o Fantomas”, mas não ganhou dinheiro com isso, ao contrario acabamos perdendo tudo logo após que nasci. Não vou entrar nos detalhes, mas éramos em 6 e se não fosse pela minha super mãe... não sei o que teria sido das nossas vidas.

Ele era uma pessoa muito honesta e de bom coração, muito forte nos rings, mas fraco como pai. E ai esta uma das minhas maiores conquistas na vida: consegui perdoar e entende-lo (mesmo sem ele nunca ter me explicado nada).

Era 1997 e o meu primeiro disco tinha acabado de sair, depois de anos voltava ao Brasil com esse sonho materializado. Quase não falava mais com meu pai e assim que cheguei me informaram que ele estava hospitalizado, fui do aeroporto direto para o hospital, ele já estava fraco, coloquei os fones de ouvido nele e ele ficou ouvindo o disco inteiro.

Quando acabou, me olhou com orgulho e os olhos cheios de lágrimas. E eu fiquei ali por semanas, cuidando dele com amor até ele falecer. E' bom entender que os nossos pais são pessoas como nos, que talvez tivessem problemas com nossos avos, que tiveram problemas com nossos bisavós e assim vai...Está em nos cortar esse efeito dominó!'

- Sua história é muito admirável. Acredita que foi destino?


Se eu acreditar em destino, quer dizer que não acredito em livre arbítrio. E se o livre arbítrio não existir, a condição humana se torna muito banal para ser aceita.

Eu acho que todos podemos ter propensão para ser algo de bom na nossa existência e contribuir para a preservação das espécies e da Vida em geral. Isso não quer dizer ser rico ou famoso. O destino terreno é só uma meta, um objetivo. Somos nós que fazemos as nossas estradas para alcança-lo, e como sabemos as estradas são perigosas, acontecem acidentes, podemos nos perder, cansar...tem que perseverar. Caiu? Levantou! Mas se você acha que o seu "destino" está errado, mude a sua estrada!

- Sendo casado com uma linda mulher brasileira, raiz na Itália, acho que só no coração, não?


Aqui tem um ditado antigo que diz: "Donna e buoi dei paesi tuoi" (Mulher e boi só da tua terra) rsrsrsrs. É lógico que no amor não existem regras, mas agora entendo que é mais fácil ter alguém que fala a sua língua e vem da sua terra. Ter a oportunidade de viver em culturas diferentes é maravilhoso e não renego nenhuma delas.

- Você acredita que podemos contar com o seu retorno? Ainda tem espaço no Brasil pra receber Rick Du Bra? É muito talento, daremos conta em tê-lo de volta?

Se tem espaço no Brasil para mim eu não sei... Quem dera rsrsrsrs.

Tenho alguns projetos nesse sentido, adoraria trabalhar no Brasil ou servir de ponte entre Europa e Brasil, não só para as músicas, como também para os meus trabalhos de Foto e Vídeo. Tem muita gente boa por ai, muita criatividade, agora com a internet então, chega a ser assustador. Aceito propostas!











 Márcio Adami, Fabricio Lanfredi e Rick du Bra

- Continua brasileiro ou abrasileirado? kkkkkkk

Eu acho que ser brasileiro não é só uma cidadania, mas um estado de espírito :-)



- Poucos são os que voltaram. Dá pra ser feliz com uma Europa tão intransigente?



Bom... Nos últimos tempos, com essa crise, muitos estão voltando. A coisa aqui não ta fácil, não. Mas pra quem era pobre num Brasil sempre em crise... To acostumado rsrsrs. Tudo depende, logicamente, da situação que cada um se encontra, do nível de integração, do Pais, etc. Cada lugar é bem diferente do outro. Acho que temos que buscar a felicidade primeiramente dentro de nós, porque se dependermos dos outros ou da onde estamos... Fica difícil.

- Cara, você é um show, ainda vamos ouvir você cantar muito suas composições.
 

Grazie! Muito Obrigado. 

Um grande abraço a todos e que Deus Abençoe esse Brasil que tanto amamos.

Arrivederci ;-)



Xamã Production
http://www.xamaproduction.com

Xamã production foi fundada em 1992 a partir da experiência e criatividade de J. Ricardo Casseb , artista eclético de produções multimídia em moda, publicidade , TV, rádio , web, e música. Ao longo dos anos , JR Casseb ficou conhecido como " DJ Ricky du Bra " graças a sua colaboração como locutor e produtor para a rede de Radio 105 .

Desde a sua criação , Xamã production tem continuado a evoluir , cercando -se com colaboradores valiosos e tornar-se um verdadeiro sucesso na música , vídeo e produções fotográficas.

Xamã production está comprometida com grandes marcas como Geox , Breil, McCann Erickson, Parmalat, Algida , Ferrovie dello Stato , Fashion TV One, e Armando Testa com a mesma dedicação e profissionalismo oferecido a clientes privados.

Xamã Production sempre se distinguiu pelo seu profissionalismo , um elevado nível técnico , e o toque de originalidade que transforma cada produção em um evento especial.
“Nossa missão é desenvolver as suas ideias para dar forma aos seus sonhos”.
e-mail: info@xamaproduction.comhttp://www.myspace.com/xamadjrickydubra
xamaproduction.com
mobile +39 333 4559972     fax +39 3621792724    
mail: xamadjricky@gmail.com
info@xamaproduction.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário