quarta-feira, 8 de maio de 2013

Culpa



 Que sentimento é esse que nos aprisiona?

O sentimento de culpa que nos freia às nossas certezas do certo e do errado.


Em geral, a sociedade nos incutiu certos sentimentos que de longe fazem parte da nossa existência...


Você sente culpa do quê? Você infringiu a lei? Fez mal a alguém? Agiu de alguma maneira ilícita? Então, sente culpa de quê? Caminhamos sempre achando que somos culpados de tudo, culpados pela nossa falta de sorte, por não podermos dar a educação correta aos nossos filhos; culpados por não podermos realizar as mesmas coisas que tantos amigos e conhecidos fazem como levar nossos filhos a Disney, comprar um tênis de marca igual ao do seu amiguinho, colocá-lo num colégio de grife como o de todos do condomínio.


Sentimos culpa por nossa vida não estar do jeito que imaginávamos que poderia estar e por isso ficamos insatisfeitos. Nossa rotina é entediante e nosso dia-a-dia uma seqüência de fatos sem a menor relevância. Culpamo-nos pela vida que levamos, pelo tédio que sentimos e pela falta de perspectivas que achamos que não temos. Culpamo-nos por nosso casamento não ter dado certo, por não ter sorte no amor, por não concordar com o que pensam nossos pais, nossos amigos. Consideramo-nos culpados por não querermos fazer parte desse inconsciente coletivo, pois temos um outro sentido de valor pela vida.

Logo essa culpa vira um sentimento de inferioridade que leva a uma depressão da qual, às vezes, não conseguimos sair sem a ajuda de um analista e de caixas de antidepressivos.

 Devemos sentir culpa, sim, mas devemos sentir culpa quando desmerecemos alguém, quando maltratamos nossos semelhantes ou de alguma maneira nos omitimos de ajudar um amigo, ou seja lá quem for que precise de uma ajuda nossa.


O resto é besteira que só vem frear a nossa vida, fazendo-nos achar que todos os erros da nossa vida estão em nossas costas.
Existem pessoas que só nos colocam para baixo toda vez que delas obtemos um conselho, toda vez que precisamos desabafar com alguém, algum problema que seja?


Enquanto estivermos presos a esse sentimento que nos remete para baixo, não iremos sair do lugar. Estaremos sempre patinando feito um carro na lama, à deriva de nossas vidas, sem saber pra onde ir ou onde estacionar.


Vamos parar de cobrar de nossas vidas esses sentimentos que os invejosos, os perdedores, os bruxos do mal, os calhordas, esperam que tenhamos em relação à nossa vida. É isso que eles querem. Não suportam a idéia de que sejamos felizes e caminhemos com nossas próprias pernas.

Preferem nos aprisionar através de sentimentos baixos, para assim manipularem nossas vidas como se fôssemos bonecos ou fantoches de um medíocre teatro besteirol. Vamos agir de acordo com os nossos valores, com o que acreditamos como verdadeiro. Não importa se às vezes tenhamos que andar na contramão da história.

Quem disse que temos que andar sempre pela mesma estrada? Todos os caminhos levam ao Pai!

 Muita Paz

por Nelson Sganzerla

Nenhum comentário:

Postar um comentário