terça-feira, 2 de julho de 2013

A TERAPIA DO CÂNCER


                                                             A TERAPIA DO CÂNCER
por

Miguel Zaba, F.R.C. (Médico)

0 câncer, doença que se manifesta por uma multiplicação degenerativa de células bloqueadoras das funções dos órgãos afetados, é hoje um dos maiores flagelos da humanidade.

Os fatores que desencadeiam esta doença ainda não são conhecidos. Não sabemos, por exemplo, porque uma célula começa a se dividir, multiplicando‑se em grande quantidade, sem manter a sua individualidade funcional. Vírus, agentes químicos, teoria do clono  radiação, enfim, não detectamos o que pode causar tal alteração tão danosa ao organismo. As nossas terapias, desde as caseiras, como chás, ervas, até as oriundas do complexo de energia nuclear, como a cobaltoterapia, os raios laser têm se mostrado ineficazes ao combate.

Na verdade, todas podem até aliviar a dor, prolongar a vida, mas na grande maioria sucumbem ao ataque da patologia.

Se analisarmos esta doença do ponto de vista rosacruz, teremos várias considerações a fazer:

1. Por que a doença se manifesta?

2. Por que o organismo do indivíduo não conseguiu evitar tal patologia?

3. 0 indivíduo, subjetivamente, deseja estar saudável?

Acreditamos que estas considerações são importantes, para que ocorra ou não o sucesso na forma de terapia escolhida e utilizada.

Se o indivíduo deseja realmente se curar, seu organismo coloca em funcionamento uma série de células que vão procurar deter o processo.

Na teoria do clono liberado, temos uma amostra de que isto está ocorrendo a todo o momento em nosso organismo, pois células potencialmente malignas são detectadas por células guardiães, macrófagos, que as destroem controlando assim o aparecimento e desenvolvimento da doença.

Na hipótese da doença ser provocada por vírus, esses penetraram no organismo e se manifestaram sem que o sistema de defesa fosse acionado. No caso dos agentes químicos, o mais conhecido, o cigarro, a doença ocorre porque o indivíduo fumou a ponto de ter seus pulmões carregados de substâncias tóxicas capazes de bloquear uma atividade inerente da célula, permitindo o aparecimento do tumor.

ideia que está na mente do indivíduo portador da doença é fundamental à sua evolução. Se em seus pensamentos reinarem as complicações, as metástases, qualquer terapia muito pouco poderá fazer pelo paciente. Entretanto, se ele tiver em mente um organismo forte e sadio e trabalhar para isso, poderá atingir o sucesso, a cura total.

Nós somos guardiães do nosso organismo! Zelando continuamente por ele, poderemos estar certos de que a grande maioria das doenças, não só o câncer, estarão sendo combatidas com sucesso.

Desde a nossa alimentação, a nossa respiração, os nossos exercícios, até a nossa atitude mental para com o organismo, contam nesse Jogo entre o bem e o mal‑estar físico e psíquico.

Muitas são as teorias da origem do câncer no organismo humano, com a liberação de células malignas. Não cabe aqui discutir como e porque ocorre essa liberação e quais são os fatores desencadeantes desse quadro, pois esses embora exaustivamente estudados, continuam sendo desconhecidos.

Na teoria da liberação do clono  uma célula, por algum motivo, tem sua memória alterada, e ao invés de se dividir e formar duas células iguais à primeira, vem a formar duas células alteradas. 0 núcleo, por assim dizer, de um tumor. Exemplificando  uma célula do fígado, ao se dividir, ao invés de originar duas células do fígado, ou seja, dois hepatócitos, vem a formar duas células estranhas, que por serem indiferenciadas  ou seja, por não parecerem com as células específicas do organismo, possuem uma grande velocidade de multiplicação, dividindo‑se logo e aumentando o número dessas células. Isto explica o rápido crescimento tumoral que, na maioria das vezes, é paralelo à gravidade da doença.

A partir daí, o organismo vai tentar destruir essas células estranhas ao seu estado individual, e vai através de outras células, atacar tais estruturas. Se for bem sucedido, nós nunca saberemos da existência desse provável tumor, que foi eliminado. Se for mal sucedido, teremos certamente um sério problema pela frente.

A terapia convencional visa: 1º) Por meios cirúrgicos, retirar todas as células malignas existentes; 2º) Pela quimioterapia ou radioterapia, de acordo com a localização e tipo de células envolvidas, eliminar quaisquer resquícios celulares, que poderiam dar origem a outro tumor e prevenir o aparecimento de novos.

A Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC, longe de querer ser a panaceia da doença, possui uma técnica de concentração que funciona como um método coadjuvante, ou seja, que pode ser empregado em associação com os métodos convencionais de terapia cientificamente estudados, encontrando uma eficiência razoável, embora ainda não estatisticamente demonstrável.

Os rosacruzes utilizam em seus ensinamentos, desde os primeiros graus, um exercício para a harmonização cósmica e o equilíbrio psicossomático  o qual teve origem no conhecimento de ilustres mestres pertencentes às fraternidades, místicas do passado.

Esse exercício consiste na técnica da concentração em cada parte do corpo, por alguns segundos, pela qual o indivíduo através do pensamento, da consciência, estimula cada célula da parte do corpo em que estiver se concentrando. Ao praticar esse experimento, o indivíduo deve concentrar‑se nas várias partes do corpo, procurando sentir‑se como as células dos próprios órgãos. Esse é o ponto fundamental! Visualizar se como as próprias células dos órgãos mentalizados.

A priori isso é muito difícil, porém a prática diária desse experimento, levará o organismo a um esta­do de saúde nunca antes imaginado, e que permitirá a eliminação de inúmeras doenças.

Muitos estudantes, provavelmente, supõem que estão fazendo corretamente esse exercício, pelo fato de que se concentram sobre cada parte do corpo. Mas devem levar em consideração que somente a concen­tração não é suficiente, para a estimulação das faculdades psíquicas, funcionando apenas como um exercf­cio de relaxamento. E nesse caso, não atingem a consciência psíquica das células nos órgãos do corpo; com­parando: é como se ao invés do cérebro estar pensando, quem estivesse pensando fossem as mãos.

Além disso, para esse tipo de exercício é recomendável que cada indivíduo se reporte a um atlas de ana­tomia, a fim de obter uma conscientização melhor de cada estrutura do seu corpo, pois isso facilita sobre­maneira a visualização de cada órgão, alcançando a sua estrutura celular. Por exemplo, conhecendo por ilus­tração a anatomia e o funcionamento do fígado, torna‑se muito mais fácil vísualizá‑lo funcionando harmo­niosamente, expandindo‑se num bem‑estar, sendo a própria célula secretora dos ácidos biliares e responsá­vel também pela eliminação da bílis.

No final dessa exposição, proporemos um experimento sobre a concentração, visualização e conscienti­zaçâo celular de forma dirigida, experimento que deverá ser muito útil a todos aqueles que puderem reali­zá‑lo diariamente.

Recomendamos plena confiança nessa técnica, que a despeito de sua simplicidade é muito eficiente, sem qualquer contra‑indicação.

Logicamente, ao par desse exercfcio, recomenda‑se uma alimentação adequada, sem excessos, e quan­do falamos em excessos referimo‑nos aos excessos bilaterais. A natureza é sempre ponderal! Portanto, de­ve haver equilíbrio também na alimentação, sem exageros.

Reiteramos que a natureza é ponderal, sendo a falta de exercícios um dos fatos comuns, que deve ser observado, principalmente quando o indivfduo permanece sentado atrás de uma escrivaninha várias horas do dia.

0 uso abusivo de substâncias químicas suspeitas de toxidade pode nos levar também a uma degenera­çâo celular.

Esses são fatos e formas de agressão que, simplesmente, ao lado da alimentação incorreta e à falta de exercícios, vêm colaborar no aumento da sobrecarga de agressão ao organismo.

Um papel importante cabe à água, nessa terapia, pois a água é o solvente universal. É através da água que eliminamos de nosso organismo a maioria dos detritos indesejáveis.

Não devemos deixar que falte a água ao nosso organismo! Não devemos deixar que o nosso organismo se sobrecarregue de substâncias tóxicas!

É fundamental portanto: alimentação correta, exercícios, abstinência de vícios, ingestão de água, respira­ção, associadas à terapia convencional, seja ela cirúrgica, alopata, homeopática ou uma das inúmeras medicinas alternativas dos nossos dias, paralelamente aos exercícios diários de concentração e mentaliza­ção positiva. A conscientização particular de cada célula em si, permitirá o alcance de um patamar excelen­te de saúde.

Neste ponto, corroborando com a nossa exposição teórica, enfatizamos; regras práticas de como lidar com o câncer, em busca de restabelecimento e harmonia, paralelamente ao tratamento médico convencional:

‑           Elimine os pensamentos desarmônicos, substituindo‑os por pensamentos de PAZ, AMOR, BONDA­DE, SAúDE e FELICIDADE.

– Busque inspiração e fortalecimento através da harmonização com o Sanctum Celestial (veja o Liber 777), para manter a harmonia com as vibrações cósmicas.

– A prática diária do experimento que você irá realizar é fundamental à vitalização da polaridade positi­va das células, ajudando a relaxar.

–  Hábitos alimentares adequados auxiliam no equilíbrio da polaridade de cada célula.

–A ingestão de uma boa quantidade de água (de seis a oito copos diários), é importante para auxiliar no metabolismo, pois os produtos da ação metabólica aumentam quando estamos doentes.

– Exercícios  físicos suficientes, relaxação adequada, repouso e bom sono são indispensáveis para a cura e a manutenção da saúde.

– Finalmente, lembre‑se de que o seu corpo é constituído por elementos do mundo material e da força vital e inteligente, que está presente em todas as coisas, e que a cura é o processo de aprender a harmo­nizar essas forças, sendo a saúde o resultado do desejo sincero de descobrir os mais profundos recessos do seu verdadeiro Eu.

EXPERIMENTO

Propomos a realização de um exercício de conscientização celular, uma espécie de massagem celular, visando a harmonia, restauração e vitalização de todas as partes do corpo, num local em que você possa permanecer à sós, com traqüilidade. Se achar adequado, use um fundo musical, que auxilie na harmonização.

Uma vez estabelecidas as condições para o experimento, siga agora os passos que serão propostos, sem qualquer receio, pois o mesmo não possui contra‑indicação, e normalmente lhe dará um bem‑estar físico e mental impressionante.

Sinta‑se confortável, para iniciar o experimento. Descanse as mãos suavemente sobre as pernas. Inspi­re profundamente, retenha o ar nos pulmões, exale lentamente; novamente ‑inspire profundamente, rete­nha o ar, exale lentamente; outra vez ‑inspire profundamente, retenha o ar e exale lentamente.

Agora comece uma importante "viagem" ‑uma VIAGEM FANTÁSTICA pelo seu corpo, através de cada célula em particular; nesta viagem você não deve se tornar simplesmente consciente de cada célula em si, mas deve atuar como a consciência de cada célula.

Comece a viagem deixando que a sua consciência se instale nos dedos do seu pé direito, manifestando­se neles, nas suas unhas, nas células que fazem com que elas nasçam e cresçam; visualize a integração des­tes dedos do seu pé com todo o seu organismo, e pense como o seu pé é importante para a sustentação do seu corpo, que é o verdadeiro templo de sua alma.

Agora visualize a circulação do sangue em seus dedos, concentrando‑se nos mesmos, até sentir neles a ocorrência de um fluxo de energia vital; concentre‑se então nos ossos que formam os seus dedos, nas arti­culações, nos músculos, na pele, no calcanhar, pa articulação do pé, na barriga da perna, no joelho, nos ossos que formam o joelho, no próprio líquido que banha a articulação entre a sua coxa e a sua perna, no sangue circulando em todas essas estruturas, levando a essência da vida a cada uma das células; sinta­se no interior de cada uma dessas células. Pense na sua coxa e em tudo o que a constitui, para que você consiga manter o seu corpo em pé.

Repita isso novamente com o outro pé, o seu pé esquerdo; com os dedos desse pé, concentrando‑se da mesma forma nos dedos, no pé, no calcanhar, enfim, em todos os músculos e ossos desses órgãos; no joelho, na coxa, na pele da coxa, nos músculos da coxa, no osso da coxa, no fêmur.

Pense que pelo fêmur você se articula com os ossos da bacia. Que essa é uma engrenagem fantástica! Uma condição sem igual! Essa sua articulação se mantém sem atrito durante anos e anos, para que você possa se movimentar, sendo responsável pela sua capacidade de andar. Graças ao líquido de que ela é for­mada, permite‑lhe a sua movimentação sem nenhum desgaste, bem como a articulação da sua coxa, dos músculos que formam a sua pelve, os órgãos genitais, a musculatura interna do seu abdômen, os seus pró­prios órgãos internos. Agora concentre‑se no seu intestino. Sinta‑o de maneira satisfatória, contraindo e impelindo o bolo alimentar para frente. E à medida que esse bolo alimentar faz o seu percurso natural, pense que o seu organismo está retirando dele as substâncias essenciais para a manutenção da vida, e que o seu sangue está captando ou absorvendo essas substâncias através das paredes do seu intestino e as dis­tribuindo por todo o seu organismo.

0 pâncreas ‑é o próximo órgão ao qual você deve dirigir a sua atenção, tendo em mente que o mes­mo tem a função de produzir a insulina, o hormônio que permite que o açúcar que o seu intestino absor­ve, que o seu sangue leva ao organismo, chegue às suas células.

Concentre‑se agora no seu figado, o órgão depurador de todos os excessos, aquele que elimina tudo o que é tóxico para o, seu organismo. Nele se armazena o excesso de proteína que cai no seu estômago. É ele quem guarda todos os açúcares, para que seja fornecida energia a todo o seu corpo. Em seguida, diri­ja a sua concentração à sua visícula biliar, visualizando a mesma liberando sais biliares, que facilitam a digestão. Na hipótese de haver um pequeno cálculo sendo formado, deve ser eliminado antes que ele pos­sa causar dor em seu organismo. Esse cálculo então, através de movimentos, caminha, caminha, e cai na luz intestinal e pronto! Você está livre. Esse cálculo não lhe dará problema.

Sinta os seus músculos trabalhando; coloque toda a sua consciência neles; passe ao seu abdômen. Sin­ta o sangue fluindo tranqüilamente por todas as estruturas vasculares e não encontrando em nenhuma de­las qualquer bloqueio. A luz está íntegra. A sua consciência não permite que nenhuma cultura se deposi­te dentro da luz, que dificulte a passagem do sangue.

Concentre‑se na pele do seu abdômen; na pele do seu peito; nos ossos que o constituem; dirija a sua atenção aos pulmões, recebendo oxigênio, retendo e exalando lentamente. Que maravilhosa máquina! Que troca de gases! Seus pulmões retiram do sangue o gás carbônico; retiram do sangue os elementos negati­vos; retiram do ar o oxigênio, os elementos positivos e os colocam em função da circulação.

Nesse instante inspire fundo e emita o som RA, desejando levar a todo o organismo essa energia posi­tiva, através dos seus pulmões.

Agora concentre‑se no seu coração, procurando perceber as suas batidas rítmicas; pense que o mesmo está funcionando dentro de um RÍTMO QUE REFLETE AS VIBRAÇÕES DO INFINITO; que o seu pulsar ocorre em consonância com um ritmo cósmico. Visualize as suas coronárias limpas, sem placas de gorduras, levando o sangue e o oxigênio a todas as suas células. Fique atento por alguns segundos ao seu batimento cardíaco.

Agora, subindo, localize a glândula tireóide, no pomo de adão. E a seguir concentre‑se em todas as es­truturas que formam a sua garganta, o seu esôfago, a sua laringe, a sua traquéia, as suas cordas vocais, a sua língua, os seus dentes inferiores, os seus dentes superiores, a sua boca, os seus lábios e a sua boche­cha, como partes do seu rosto, além dos seus olhos e dos músculos da sua face.

Relembre o início dessa viagem, quando você se situou nos dedos dos pés.

Transfira nesse momento a atenção para a sua nuca; para a sua coluna vertebral, com todo o sistema nervoso percorrendo a coluna, com todas as terminações nervosas indo a cada extremo do organismo, pa­ra que a harmonia continue manifesta.

Concentre‑se nos seus ombros, nos seus braços, nas suas mãos, estando consciente de cada parte do seu organismo.

Dirija agora toda a atenção para o seu cérebro, que é o órgão físico destinado ao funcionamento objeti­vo de sua mente.. Visualize‑o pleno de energia e funcionando normalmente.

Sinta a sua consciência expandindo‑se além do seu cérebro, elevando‑se. Visualize‑a vibrando em unís­sono com o verdadeiro ritmo cósmico. SINTA‑SE PARTE DESSE RITMO! E vibre com todo o Univer­so, emitindo pensamentos de saúde e paz para toda a humanidade.

Visualize todo o Universo pulsando em consonância com o ritmo cósmico, refletindo a HARMONIA UNIVERSAL.

Finalmente, medite por alguns instantes, vibrando sobre a verdadeira saúde, retornando então à consci­ência objetiva, fortalecido pelo influxo dessa mentalização em todas as partes do seu corpo, e com a Paz e o bem‑estar que advém dessa força, rejubile‑se em sentimentos de LUZ, VIDA e AMOR.

UM CÓDIGO PARA MIL VIDAS

Nosso ser tem dentro de si, potencialidades que podem levá‑lo à perfeição.

Se nós aplicássemos toda a energia que está latente dentro de nós, poderíamos atingir planos de evolu­çâo que hoje parecem inexistentes. Nossa compreensão não atinge em verdade um milésimo daquilo que existe.

Perdemo‑nos frente aos nossos enganosos sentidos objetivos e diante de tal fato somos como fantoches, sem saber para onde nos voltarmos; estamos em realidade cegos interiormente.

Devemos nos libertar de nossos sentidos se desejamos atingir planos mais elevados, e através de uma vida após outra, um dia, discernir um horizonte mais amplo. Uma visão em contato com a consciência cós­mica, enfim a própria consciência cósmica em nós.

0 ser humano está acorrentado neste mundo, e a chave que o pode libertar destes grilhões é a Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC.

A AMORC nos dá os ensinamentos. Cabe‑nos saber usá‑los como dádivas, comparadas às gotas de or­valho em um amanhecer, que muitas vezes estão, em nossa janela e nós nem as notamos.

Devemos em verdade buscar, através de um esquema consciente, nossa harmonização com o nosso eu.

0 caminho nos é conhecido, tudo nos é explicado, tudo o que necessitamos para viver diariamente co­mo rosacruzes.

Fratres e Sorores, coisas simples, coisas do nosso dia, fatos, atos e pensamentos, que se unificados em nossa jornada pela vivência dos ensinamentos podem nos levar à comunhão com as hostes cósmicas.

Um dia rosacruz, dias enfim que nos levarão a planos mais elevados de manifestações.

Mentalizernos, formemos em nossa mente o dia rosacruz.

Fiquemos relaxados e visualizemos o nosso dia.

Estamos nos levantando. . .

Um novo dia surge em nossa vida...

Agradecemos ao Deus de nosso coração a oportunidade de estarmos conscientes de nós mesmos. Agra­decemos a oportunidade de continuar a servir...

Ao nos levantarmos vamos fitar o Leste geográfico, local de onde simbolicamente provém a Luz Maior ...

Inspiramos por sete vezes, o ar puro da manhã, nutrindo nosso corpo com a energia positiva de Nous ...

Inspiremos e exalemos lentamente, tornando nosso corpo mais vitalizado...

Ao tomarmos nosso banho e ingerirmos um copo de água fria antes de nos alimentarmos, preparamos nosso corpo e nossa mente para mais um dia de trabalho...

Uma seqüência simples, pequenas frações de tempo que tornarão nosso dia mais suscetível aos lampe­jos da consciência.

Um dia em que deveremos agradecer tudo o que conseguimos, bens materiais, espirituais, experiências, atos e ações...

Antes de recebermos qualquer dádiva, esperemos uma fração de segundo em reflexão...

Somos realmente dignos de receber tal honraria? Somos merecedores da confiança que em nós é depo­sitada?...

0 nosso alimento...

A matéria que dá força física ao nosso corpo, para o cumprimento de nosso dever no dia...

Será que nós agradecemos por tê‑lo recebido? Será que antes de ingeri‑lo o vitalizamos com nossas mãos? ...

Fratres e Sorores...

Somos nós tolerantes em nosso dia?. . .

Quão árduo é termos uma gota da verdade e vermos outros caírem no abismo por incompreensão ...

E esta gota de verdade?!...

Usamo‑la para nossa própria evolução ou procuramos através de alardes lavar a alma de nosso irmão? ...

Que nos seja permitido lavar primeiro nossas dúvidas e tentações para que com a luz de nossa vida, in­diquemos a senda a outros...

Assim como dermos, assim receberemos. . .

Se usarmos os ensinamentos de nossa Ordem para o proveito da humanidade...

Se nos lembrarmos de que a vida de nosso irmão é mais importante que a nossa, sem nos esquecermos dela mesmo, abriremos por nosso exemplo o portal para a evolução...

Quando respeitarmos as leis do homem...

Respeitarmos todas as mulheres...

Honrarmos pai e mãe e entendermos os pecadores...

Começaremos a servir e estaremos trilhando a estrada para a senda do mestre...

Até que um dia, que entre todos seremos o maior em servir...

Seremos o maior servo de todos, em busca da iluminação, não por especular com o destino dos outros ...

Não por procurar descobrir o mau que existe em cada irmão e com ele empanar o brilho de uma alma ...

Não com o excesso em suas ações, mas sim pela evolução, pela forma na qual todas as coisas se tornam permanentes.

Pela luz, pela vida e pelo amor...

Mentalizemos uma vida, uma vida na qual seja possível realizar todos estes atos, todos estes ideais de uma existência dentro dos princípios do Deus de nosso coração.

Uma vida que levará o mundo a alegria ...

Visualizemo‑nos neste mundo de alegria ...

A felicidade nos rostos das pessoas ...

O amor está no ar...

Ao nosso redor, o amor está em nós ...

0 pulsar de nosso coração, em uníssono com o amor universal, transmite‑o a todo o mundo...

Esta alegria transcende a Terra...

Uma alegria que está no universo...

Uma alegria decorrente de vivermos em consciência cósmica...

Que nos seja permitido permanecer assim e receber a verdadeira essência de sabedoria dos grandes mestres cósmicos.

. . . Que as dádivas a nós concedidas permita‑nos trazer paz ao nosso mundo, valor ao nosso semelhan­te, esperança ao buscador, luz àquele que caiu nas trevas...

QUE ASSIM SEJA!

Os conceitos emitidos neste Discurso são de responsabilidade integral do autor e não representam, ne­cessariamente, o ponto de vista oficial da Ordem Rosacruz, a não ser quando assim seja afirmado.



DIVISÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO/AMORC-GLP


Nenhum comentário:

Postar um comentário