sexta-feira, 13 de julho de 2012

É dia do Rock'n Roll! Viva

Quem não gosta de rock, não tem o juízo perfeito! É mal dos ouvidos e doente da cabeça com preconceitos!!!!! 







Quem nunca chacoalhou os cabelos, deu uma reboladinha e entrou no ritmo?
Não?
Então não sabe o que está perdendo!!!!!!!!!!!








As figuras por si já falam: 



 História do Rock and Roll:


 O rock and roll (conhecido como rock'n'roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50 com raízes na música country, blues, R&B e música gospel e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra. Sempre presente nas bandas, podendo ser um único instrumentista ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).
Normalmente as bandas além do instrumento predominate, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria.






Nos primórdios do rock and roll também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único.




Muito além de ser simplesmente um gênero musical como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. 







Rock progressivo (também abreviado por prog rock ou prog) é um estilo de rock que surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra. Conseguiu se tornar muito popular na década de 1970, e ainda hoje possui muitos adeptos.
O estilo recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o rock estadunidense historicamente, influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o R.I.O e o metal progressivo. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse gênero.


             Elementos essenciais
  • Composições longas, com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita.
  •  Por vezes atingindo 20 minutos ou mesmo o tempo de um álbum inteiro, sendo estas muitas vezes chamadas de épicos
  • Letras que abordam temas como ficção científica, fantasia, religião, guerra, amor, loucura e história. Nos anos 1970 muitas bandas progressivas (principalmente alemãs) usavam letras de cunho político esquerdista. No entanto, o factor "letras" não pode ser utilizado para definir o rock progressivo já que as músicas instrumentais são de grande importância no rock progressivo.
  • Inclusão de peças clássicas nos álbuns. 
  • O Yes, por exemplo, começavam os seus concertos com um sampler de “Firebird suite” de Igor Stravinsky e o Emerson Lake & Palmer tocava arranjos de peças de Aaron Copland, Bela Bartok, Modest Mussorgsky, Sergei Prokofiev, Leoš Janáček e Alberto Ginastera, e muitas vezes misturavam partes extensas de peças de Johann Sebastian Bach. A banda Marillion começou concertos com “La Gazza Ladra” de Gioacchino Rossini e deram esse nome ao seu terceiro álbum ao vivo. 
  • Emerson Lake & Palmer chegaram ao ponto de tocar apenas clássicos. Seu álbum Pictures at an exibition é o melhor exemplo disso, sendo uma peça de Mussorgsky à qual foi dada um arranjo rock, e acrescentadas letras e músicas compostas pelos intérpretes.

·         Segundo essa corrente, uma das principais assinaturas e característica determinante do gênero é como a música flui e se movimenta, passeado por mudanças de andamento e fórmula de compasso (influência da música clássica). Tal característica inexiste nas composições do Pink Floyd, que sempre teve o minimalismo como marca registrada.




Que a vida seja inteira com muito Rock:




Huhuhu:

Nenhum comentário:

Postar um comentário