quinta-feira, 19 de julho de 2012

Entrevista com Wilson Luiz Negrini Carvalho - Reiki

                                                       Wilson Luiz Negrini Carvalho


-Há quanto tempo descobriu o Reiki?

Fiz minha primeira sessão de Reiki em 2004 com um mestre no Rio Grande do Sul. Depois disso fiz várias outras e achei interessante fazer um curso para que eu pudesse fazer a auto aplicação e também ajudar outras pessoas.

-Quanto tempo dura um curso de Reiki?

Participei de um curso rápido, mas abrangente, com o pessoal do Instituto Vida e Mente em São José dos Campos.
O curso de nível I de Reiki Quântico que fiz foi ministrado em um domingo (dia inteiro) e no final do dia existe uma cerimônia simples, onde você é iniciado em Reiki e já pode fazer aplicações em outras pessoas e em você mesmo. É importante ressaltar que esta iniciação é fundamental para a prática do Reiki.
Após algum tempo de práticas ininterruptas, fiz o nível II, onde você aprende a enviar Reiki à distância. O curso de nível II também é ministrado em um domingo, o dia inteiro.
Adicionalmente recebemos material de estudo que nos ajuda na prática diária, e temos também um grupo de "reikianos" que está sempre atendendo, na maior parte das vezes à distância e em alguns casos, pessoalmente.
















-Alem dos estudos? Quando se podem iniciar as aplicações? Em que o grau de aptidão já se pode fazer aplicações?


As aplicações podem e devem ocorrer assim que você é iniciado. Quanto mais prática, melhor. Os estudos não terminam nunca.



- É uma maneira de fazer você como reikiano, um canal de luz?

Acredito que todos é um "canal" de luz. Alguns desenvolvem a capacidade de projetar esta luz de maneira mais efetiva que outros.


- Me dê, por favor, o nome dos chakras existentes no corpo humano e cor de cada uma!

Básico, localizado na base da coluna (vermelho).

Umbilical, localizado no umbigo (laranja).

Plexo solar, localizado na região do diafragma, acima do estômago (amarelo).

Cardíaco, localizado na parte superior do peito (verde).

Laríngeo, localizado no centro da garganta (azul).

Frontal, localizado no meio da testa, chamado também de chakra do terceiro olho (anil).

Coronário, localizado no topo da cabeça (violeta)

- Conforme estudos existem chakras acima de nossas cabeças?

Fiz até o nível II do Reiki. Ainda me falta o nível III (mestrado). Pelo que aprendi oficialmente nos treinamentos até o momento, nada vi sobre chakras acima de nossas cabeças. Contudo, já vi pelo menos um livro sobre Reiki onde encontrei referências a estes dois chakras acima da cabeça.


- Eu sempre soube que existem sete, mas já ouvi dizer que são nove. Está certo isso?

Os sete chakras principais são os mais conhecidos pelos praticantes do Reiki. Se formos considerar os dois chakras acima da cabeça, cujas descrições são encontradas em alguns livros, seriam nove. Tem livro que além dos 7 principais, fala de outros 21 chakras menores e também outro livro que fala de 40 chakras. Prefiro a versão dos 21 chakras adicionais menores.

- Qual o tempo necessário de aplicação de um Reike?(minutos, horas, vezes)

Normalmente aplico de 3 a 5 minutos em cada local. Contudo, acredito que nossa intuição nos dá a medida certa para cada necessidade.

- Quantas vezes por semana?

A frequência depende da necessidade da pessoa assistida. Para meu uso, gosto de fazer a autoaplicação quase todos os dias pela manhã quando me levanto, pois isso me ajuda bastante em meu equilíbrio, mesmo nos dias mais agitados.


- Principalmente para curar as doenças emocionais, doenças comuns e fatais, o Reike dá resultado?












Sou profissional da área de exatas (analista de sistemas) e na minha mente, as coisas são muito lógicas e científicas.

Sei que para responder a esta pergunta precisaria ter em mãos estudos científicos comprovando isto, mas por outro lado, sei também que muita coisa em nossa vida é uma questão de crença (e para isto já existem estudos científicos). Se você não acredita que pode receber os benefícios, pouca coisa aproveitará do que está sendo enviado para você.

Para mim o Reiki funciona bastante e para outras pessoas também. Se não fosse assim, o número de praticantes e adeptos do Reiki não cresceria tanto, da maneira como está crescendo mundo afora. A quantidade de pessoas que procuram o Reiki para alívio físico e emocional é enorme.

Tenho livros de Reiki que falam sobre tratamentos específicos para diversos problemas, mas ainda não tive oportunidade de realizar na prática algum tratamento destes.








Falando especificamente sobre cura de qualquer coisa através do Reiki, entendo que o Reiki seria uma terapia complementar ao tratamento médico, mas novamente lembro a questão da crença: se você acredita, tudo é possível.










- O que é necessário para se tornar um verdadeiro reikiano?

Quanto a parte de conhecimento teórico e prático, sem querer criticar ninguém, tem pessoas que acham que basta comprar livros de Reiki e fazer conforme indicado, que já estão aptas a aplicar Reiki.

Entendo que em primeiro lugar é preciso estudar sobre energia, sobre chakras, aprender como se aplica, ser iniciado em Reiki, receber os sinais, e saber como e quando usar tudo isto.

Além disto, tem nossa conduta diária, que nos coloca em condições energéticas apropriadas para atuar como um bom "canal" e fazer uma boa aplicação de Reiki.


O Reiki tem 5 princípíos que se praticados, nos ajudam em boa parte, a manter uma rotina de vida espiritualmente (e energéticamente) saudável. Isto é fundamental. São eles:










1-) NO DIA DE HOJE, NÃO TE PREOCUPES

2-) NO DIA DE HOJE, NÃO TE ABORREÇAS

3-) NO DIA DE HOJE, AGRADEÇA SUAS BÊNÇÃOS, HONRA TEUS PAIS, PROFESSORES E IDOSOS

4-) NO DIA DE HOJE, GANHE TUA VIDA HONESTAMENTE

5-) NO DIA DE HOJE, DEMONSTRE GRATIDÃO E SEJA GENTIL COM TUDO O QUE É VIVO



- Já tive o prazer de receber Reiki. Por que algum nos faz sentir a energia mais forte que de outros?

Se a pessoa que está enviando Reiki não está em um bom dia, penso que não será um bom "canal" para transmitir energias. Da mesma forma a pessoa assistida, se ela não estiver receptiva, não sentirá da mesma forma como se estivesse receptiva.








- Tem haver com dedicação do Reikiano ou de quem recebe?

Ambos. Na minha percepção, o maior desafio do Reikiano é manter-se em condições espirituais apropriadas. Ele deve se dedicar a isto. Por outro lado, o assistido deve se colocar em uma condição mínima de aceitação.


- Alem dos estudos? - Quais as fases?

Nada substitui a prática. Comece fazendo frequentemente a aplicação em você mesmo (autoaplicação), depois passe a aplicar em parentes e amigos que se queixam de pequenas dores e indisposições, e quando você menos esperar, vai estar obtendo resultados bastante interessantes. As pessoas começarão a lhe procurar espontaneamente para fazer aquele "relaxamento diferente com aquele nome meio estranho".

Aproveite também todas as oportunidades para enviar Reiki a distância.

Quando se sentir confiante, pode começar a procurar casos mais complicados. Aliás, você não precisará procurá-los. Eles chegarão até você.









- Você acredita nos Arthurianos? - O Reike tem relação com isso ou é apenas uma lenda?

Sou um eterno aprendiz e honestamente não estou apto a julgar esta questão. No entanto, afirmo que neste momento da minha linha de aprendizado, os Arthurianos não fazem parte de minhas crenças e não vejo nenhuma relação deles com o Reiki. Nada impede que no futuro, através de minha evolução, eles talvez passem a fazer parte de minhas crenças e quem sabe até eu veja alguma relação deles com o Reiki, mas hoje, sinceramente, não vejo assim.

Agradeço esta oportunidade que me deu para poder falar desta coisa tão bacana que é o Reiki.

-Agradeço eu, pra nos esclarecer essas dúvidas de um bem tão grande que vocês Reikianos nos presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário