quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vamos ajudar a memória?


Os principais fatores que prejudicam a memória são:
§  Stress crônico;
§  Noites mal dormidas;
§  Consumo de álcool ou substâncias químicas (como medicamentos para emagrecer ou para depressão).
Aprender como programar uma boa noite de sono elimina um dos fatores mais importantes que prejudicam a memória, porque embora os esquecimentos ou lapsos sejam normais em qualquer idade, o cérebro precisa ser treinado como se  faz com o corpo na academia de ginástica. (Já postei a respeito, exercícios mentais).
.
A capacidade de memorização depende de atençãopercepção e raciocínio e por isso fazer muitas coisas ao mesmo tempo também prejudica o cérebro, diminuindo a capacidade de concentração e memória.

Jejum prejudica o cérebro:O jejum prolongada afeta o cérebro diminuindo a sua capacidade de concentração e memória, devido à morte de células cerebrais. Fornecer energia constantemente para o cérebro melhora a capacidade de concentração e a disposição mental.
Veja a melhor alimentação para o cérebro:
Grande parte da energia consumida, especialmente a de uso imediato como a glicose, é utilizada para manter o cérebro funcionando bem. Quando ficamos muito tempo em jejum não é só o estômago que sofre, mas o cérebro também, por isso evite jejuns prolongados e mantenha um fornecimento de energia constante para manter o seu corpo e o cérebro em forma.
Remédio para memóriaA beterraba, a amora, o alecrim e a cebola, devido a sua concentração de determinados nutrientes, são boas alternativas caseiras para melhorar a perda de memória.

Para aproveitar ao máximo benefício destes vegetais em prol da memória siga as seguintes instruções:

1.    Rale duas beterrabas inteiras e junte duas amoras. Bata tudo no liquidificador coma um pires por dia.  Rico em Ferro – melhora a oxigenação das células.
2.    Ferva meio quilo de cebola em um litro de água, coloque dois galhos de alecrim e abafe por 3 minutos Coe e acrescente 1 litro de vinho rose e duas colheres (de sopa) de açúcar mascavo ou mel. Rica em fitatos e taninos- melhora a eficiência entre as sinapses nervosas.
A memória é a capacidade de armazenar informações no cérebro. Ela focaliza coisas específicas ajudando a tomar decisões diárias, mas deteriora-se com a idade.
§  Um excelente remédio caseiro para a perda de memória e cansaço mental é um preparado com alecrim, mel e vinho:  Coloque num litro de vinho tinto, três galhos de alecrim e adicione uma xícara de mel. Deixe a mistura em repouso durante quatro dias em recipiente escuro. Tome 1 colher das de sopa, 3 vezes ao dia (em jejum, ao meio da tarde e antes de ir dormir).
O estresse social e psicológico pode desencadear ou agravar o cansaço mental, por isso além de tratar o problema, identificar a sua causa é fundamental para o seu tratamento.
O ômega 3 protege o cérebro das células que causam demência, reduzindo a inflamação do cérebro, limitando o acúmulo de placas de beta-amiloide, uma das características do Alzheimer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário