Em “A Gênese”, de Allan Kardec, Cap XVIII, n° 8,
encontramos que plantas e animais são atingidos por enfermidades.
Considerando que as plantas têm sensibilidade, podemos inferir que tal lhes causa sofrimento. Não temos condições de afirmar que sentem dor, apenas podemos constatar que:
- uma árvore cortada perde seiva e morre;
- galhos queimados definham rapidamente; antes, à simples aproximação do fogo, retraem-se;
- muitas são as pragas que atacam culturas, além de parasitas que causam-lhes danos.
Considerando que as plantas têm sensibilidade, podemos inferir que tal lhes causa sofrimento. Não temos condições de afirmar que sentem dor, apenas podemos constatar que:
- uma árvore cortada perde seiva e morre;
- galhos queimados definham rapidamente; antes, à simples aproximação do fogo, retraem-se;
- muitas são as pragas que atacam culturas, além de parasitas que causam-lhes danos.
Mas aí, não poucas pessoas
pondera:
— Se o homem resgata débitos contraídos por ações equivocadas, afastadas das Leis Morais, como justificar que animais e plantas também sofram? Que culpa lhes pode ser atribuído, se não têm, como nós, inteligência, livre-arbítrio e consciência?
— Se o homem resgata débitos contraídos por ações equivocadas, afastadas das Leis Morais, como justificar que animais e plantas também sofram? Que culpa lhes pode ser atribuído, se não têm, como nós, inteligência, livre-arbítrio e consciência?
Quanto aos homens, não padece dúvida de que a Justiça Divina, para que cada ser
galgue os degraus do progresso através de
responsabilidade e esforço próprios,
proporciona-lhes o mecanismo das reencarnações e engendrou o corpo físico
suscetível a doenças e dor.
Posicionou-os inicialmente em mundos primitivos e dali transfere-os para mundos
consentâneos com o progresso individual de cada
um.
Doenças são próprias do patamar evolutivo dos planetas
atrasados, como a Terra. Ajudam o homem a desenvolver a inteligência,
para debelá-las. A dor funciona como
poderoso alerta de que algo não vai bem,
espiritual ou fisicamente se
falando.
Além do mais, a Lei de Causa e Efeito, baliza o equilíbrio da Justiça, fazendo
retornar à origem,
o Bem ou o mal.
No caso do mal,
ainda pela Bondade Suprema de Deus,
o devedor pode ressarcir seu débito através de
ações de auxílio ao próximo.
Nesse caso, mesmo visitado por sofrimentos, estes já não lhe pesam tanto, eis
que a Esperança e a Fé na Justiça do Pai são poderosos anestésicos, além de potentes
energéticos para suplantar dificuldades.
Muito bem.
— E dor nos animais? Não tendo inteligência, livre-arbítrio ou consciência, suas ações, necessariamente instintivas, apenas visam à sobrevivência. E em assim sendo, como lhes imputar culpa e o respectivo resgate?
Partindo da premissa de que Deus é a Perfeição Suprema e o Amor Absoluto, em nenhuma tese'”hipótese” poderíamos aventar a menor possibilidade de que isso consista injustiça ou equívoco da natureza.
Outro tem que ser o enfoque.
Aqui, entra em cena a condição esclarecedora do Espiritismo.
— E dor nos animais? Não tendo inteligência, livre-arbítrio ou consciência, suas ações, necessariamente instintivas, apenas visam à sobrevivência. E em assim sendo, como lhes imputar culpa e o respectivo resgate?
Partindo da premissa de que Deus é a Perfeição Suprema e o Amor Absoluto, em nenhuma tese'”hipótese” poderíamos aventar a menor possibilidade de que isso consista injustiça ou equívoco da natureza.
Outro tem que ser o enfoque.
Aqui, entra em cena a condição esclarecedora do Espiritismo.
a. Em “A Gênese”, Cap III, Allan Kardec filosofa com grande profundidade sobre
o bem e o mal,
analisando detalhadamente sobre instinto e inteligência e,
particularmente, sobre a “destruição dos seres vivos
uns pelos outros”. No item 21, esclarece que “a verdadeira
vida, tanto do animal como do homem,
não está no invólucro
corporal, do mesmo modo que não está no vestuário.
Está no princípio inteligente que preexiste e
sobrevive ao corpo”. Aqui, já temos conteúdo suficiente para refletir que danos
físicos que destruam a matéria,
isto é, dos quais resulte a morte,
não destroem o espírito (naturalmente,
revestido do perispírito, que os animais também os têm,
embora de matéria mais rudimentar
que a humana).
Prossegue Kardec, agora no item 24: “nos seres inferiores
da criação,
naqueles a quem ainda falta o senso moral,
em os quais a inteligência ainda não
substituiu o instinto,
a luta é pela satisfação da imperiosa necessidade — a alimentação; lutam
unicamente para viver; é nesse primeiro período que a. alma se elabora e
ensaia para a vida”.
“Ninguém sofre, de um modo ou de outro, tão somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se, também, angariando os recursos preciosos para obtê-la.
Assim é que o animal atravessa longas eras de prova a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para instruir-se.
Espírito algum obtém elevação ou cultura por osmose, mas sim através de trabalho paciente e intransferível.
O animal igualmente para
atingir a auréola da razão deve conhecer benemérita e
comprida fieira de experiências que terminarão por integrá-lo na posse
definitiva do raciocínio.
Dor física no animal é passaporte para mais amplos recursos no domínios da evolução”.
(O REFORMADOR, Junho, 1987 - FEB).
Dor física no animal é passaporte para mais amplos recursos no domínios da evolução”.
(O REFORMADOR, Junho, 1987 - FEB).
Assim, mesmo que para muitos de nós tal seja penoso aceitar, prudente
será refletir muito sobre o tema e sobre o quanto ainda ignoramos das coisas de
Deus;
alenta-nos considerar, com veemência, que o Pai jamais abandona qualquer dos Seus
filhos. Com essa certeza, fica afastada, "ab initio", que a crueldade que vitima animais
seja indiferente à Vida e ao Amor de Deus,
presente no infinitamente perfeito Plano da Criação.
c. Juvanir Borges de Souza, em “Tempo de Renovação”, Cap 20, pág. 164, Ed.FEB, 1989, arremata: “para bem compreendermos o papel da dor será necessário situá-la como a grande educadora dos seres vivos, com funções diferentes no vegetal, no animal e no homem, mas sempre como impulsionadora do processo evolutivo, uma das alavancas do progresso do princípio espiritual” (grifamos).
c. Juvanir Borges de Souza, em “Tempo de Renovação”, Cap 20, pág. 164, Ed.FEB, 1989, arremata: “para bem compreendermos o papel da dor será necessário situá-la como a grande educadora dos seres vivos, com funções diferentes no vegetal, no animal e no homem, mas sempre como impulsionadora do processo evolutivo, uma das alavancas do progresso do princípio espiritual” (grifamos).
- animais sofrem para que registrem em sua memória espiritual,
eterna, que a dor dói, é ruim;
assim, ao evoluírem, alcançando a inteligência,
já trarão na bagagem cognitiva, que a dor deve ser evitada -
a própria, por auto-preservação e a do próximo,
por ser esse um dos conselhos de Jesus para a evolução espiritual;
- nada nos impede de considerar que a dor, nos animais, completado o aprendizado, não mais se repetirá, sendo muito provável que ao desencarnarem, seja em que condições sejam, o sofrimento é interrompido no ato da desencarnação e sob patrocínio caridoso dos Missionários do Amor Eterno;
- nada nos impede de considerar que a dor, nos animais, completado o aprendizado, não mais se repetirá, sendo muito provável que ao desencarnarem, seja em que condições sejam, o sofrimento é interrompido no ato da desencarnação e sob patrocínio caridoso dos Missionários do Amor Eterno;
- aliás, não cremos que seja necessária mais de uma experiência dolorosa, para
fixação do aprendizado; como existem milhares de espécies e milhões de moradas
no Universo, há grande probabilidade que os animais percorram muitos desses
mundos, em corpos adequados, acumulando experiências;
- como a restauração
perispirítica é uma realidade do Plano Maior, nada nos impede também
de imaginar que os perispíritos dos animais, se danificados,
ali serão recompostos por Geneticistas Siderais, os mesmos que promovem as
modificações tendentes à escala evolutiva da
espécie (vide “A Caminho da Luz”, Cap “A Grande Transição”);
- se animais forem "anestesiados" por Espíritos Protetores, na hora do abate, para evitar a dor, ali não ocorreria fixação do aprendizado evolutivo; contudo, nada nos objeta raciocinar que em muitos, muitos casos mesmo, isso ocorra, porém em outras circunstâncias; por exemplo: quando a crueldade humana esteja presente, infligindo sofrimento a animais cujo programa reencarnatório não o previa;
- se animais forem "anestesiados" por Espíritos Protetores, na hora do abate, para evitar a dor, ali não ocorreria fixação do aprendizado evolutivo; contudo, nada nos objeta raciocinar que em muitos, muitos casos mesmo, isso ocorra, porém em outras circunstâncias; por exemplo: quando a crueldade humana esteja presente, infligindo sofrimento a animais cujo programa reencarnatório não o previa;
- aos Espíritos que amam os animais, a eles provavelmente
é delegada a função de orientar as espécies animais quando no plano espiritual e de protegê-los,
quando no material;
neste, fazem-no com abnegação e amor,
criando "habitats" e mantendo os ecossistemas; assistindo-os nos momentos difíceis pelos quais passam; consideremos, por exemplo, que quando um
predador de grande
potencial ofensivo (nunca se esquecer de que foram os Promotores da Vida que
disso o equiparam...) ataca uma indefesa presa (também de organismo engendrado
pelos Guardiões da Vida Eterna), Deus
está presente num e noutro animal;
pela Lei do Progresso, certamente, no avançar do tempo, os papéis talvez sejam
invertidos, após o que, ambos já terão em sua memória espiritual tal lembrança
(automatismo biológico-espiritual);
atingindo a razão/inteligência,
só cometerão violência por auto-decisão, a bordo do livre-arbítrio;
e, a partir do livre-arbítrio,
a evolução passa a ser
balizada pela Lei de Causa e Efeito - Ação e Reação.
Por oportuno, vejamos alguns trechos das sempre elucidativas instruções de Allan Kardec, Espírito, clareando o assunto, através mensagem contida em “O Diário dos Invisíveis”, psicografada por Zilda Gama (p. 73 a 75 da 1ª Ed., 1927, Editora O Pensamento):
(...)
“Bem sabeis que a dor, física e moral, é a lixívia que alveja a alma enodoada do ser consciente e responsável por seus atos; é a lâmpada que a inunda de luz, tornando-a eternamente radiosa.
(...)
Se só o homem fosse suscetível à dor e às enfermidades
e os irracionais tivessem os organismos imunes ao sofrimento, insensíveis como
o aço, romper-se-ia o elo que os vincula pela matéria,
que é semelhante em todos os animais.
(...)
Os animais, quer os de constituição semelhante à do homem, quem os de organismos imperfeitos, não padecem, como os racionais, unicamente para progredir espiritualmente, pois são inconscientes e irresponsáveis, mas Deus, que tudo prevê, não os fez insensíveis à própria defesa e conservação, como meio de serem domesticados, tornando-os úteis às coletividades.
Os animais, quer os de constituição semelhante à do homem, quem os de organismos imperfeitos, não padecem, como os racionais, unicamente para progredir espiritualmente, pois são inconscientes e irresponsáveis, mas Deus, que tudo prevê, não os fez insensíveis à própria defesa e conservação, como meio de serem domesticados, tornando-os úteis às coletividades.
Um cavalo que fosse indiferente à dor seria capaz de
precipitar-se, com o cavaleiro,
ao primeiro abismo que se lhe deparasse, tentando livrar-se da sela e da carga
importuna que lhe tolhem os movimentos, privando-o de viver às soltas pela
vastidão dos prados ou à sombra das florestas. Por que recuam, temerosos, ante
a ameaça de um calhau ou de uma farpa, um cão ou um touro enfurecido? Com
receio do sofrimento que teriam se fossem por eles atingidos
(...)
Os irracionais necessitam da dor, para que possam, em estado de liberdade, defender a própria vida, temer as sevícias, sofrear os impulsos ferozes, procurar repouso e alimento, tornar-se menos perigoso ao homem, manter o instinto de conservação, que não teriam, se os seus corpos fossem desprovidos de sensibilidade. O homem progride mais pelos padecimentos morais que pelos físicos; nos irracionais predominam estes sobre aqueles.
(...)
(...)
Os irracionais necessitam da dor, para que possam, em estado de liberdade, defender a própria vida, temer as sevícias, sofrear os impulsos ferozes, procurar repouso e alimento, tornar-se menos perigoso ao homem, manter o instinto de conservação, que não teriam, se os seus corpos fossem desprovidos de sensibilidade. O homem progride mais pelos padecimentos morais que pelos físicos; nos irracionais predominam estes sobre aqueles.
(...)
A dor é útil aos animais
para que os fracos e pequenos se defendam dos fortes e cruéis, procurando
esconderijos inacessíveis a seus
adversários nas furnas ou nas mais altas frondes”.
Reencarnação de animais
Reflitamos:
- a reencarnação, como sabemos nós, os espíritas, é uma das sublimes bênçãos de Deus aos Seus filhos - os seres vivos, todos; tal é o ciclo da Evolução, Lei Divina, amplamente exposta por Kardec, no Livro dos Espíritos e praticamente em todos os livros da Doutrina Espírita;
- um dos postulados da reencarnação, para seres humanos, é justamente o esquecimento do passado. Esquecimento, mas jamais perda da individualidade, da personalidade, do caráter.
- os animais, após a desencarnação, segundo Kardec (Q. 600 de “O Livro dos Espíritos”), embora mantendo também sua individualidade, são agrupados e mantidos sob cuidados de Espíritos especializados; neles, a reencarnação não se demora;
- no livro “Evolução em Dois Mundos”, do autor espiritual André Luiz, psicografia de F.C.Xavier/W.Vieira, encontramos:
A girencefalia (característica dos cérebros com circunvoluções, o que
possibilita uma maior área cortical – de córtex. Ex: cérebro dos primatas) e a
lissencefalia (condição de cérebro sem circunvoluções, o que resulta em pequena
área cortical) obedecem a tipificações traçadas pelos Orientadores
Maiores, no extenso domínio dos vertebrados, preparando o cérebro humano com a
estratificação de lentas e múltiplas experiências sobre a vasta classe dos seres vivos.
À maneira de crianças tenras, internadas
em jardim de infância para aprendizados
rudimentares, animais nobres desencarnados,
a se destacarem dos núcleos de evolução fisiopsíquica em
que se agrupam por simbiose,
acolhem a intervenção de instrutores celestes, em regiões especiais,
exercitando os centros nervosos.(Cap IX - Evolução e Cérebro, p. 67-68).
(...) Nomearemos o cão e o macaco, o gato e o elefante, o muar e o cavalo como elementos
de vossa experiência usual mais amplamente dotados de riqueza mental, como
introdução ao pensamento contínuo. (Cap
XVIII – Evolução e destino,
p. 212).
- quanto aos seres mais evoluídos no reino animal, dentre os quais os cães, símios, bovinos, equinos, felinos (gatos, em particular), golfinhos - e outros -, embora não possamos afirmar, com inteira convicção, é muito provável, mas muito mesmo, que os criados em ambiente doméstico e que foram amados por seus donos, ao convívio deles talvez retornem, a breve tempo após a desencarnação;
- quanto aos seres mais evoluídos no reino animal, dentre os quais os cães, símios, bovinos, equinos, felinos (gatos, em particular), golfinhos - e outros -, embora não possamos afirmar, com inteira convicção, é muito provável, mas muito mesmo, que os criados em ambiente doméstico e que foram amados por seus donos, ao convívio deles talvez retornem, a breve tempo após a desencarnação;
- o Amor é a mais sublime vertente do Universo, por isso foi que o Apóstolo
João recitou: "DEUS É AMOR!" (I João, 4:8). Amor é linguagem
universal, entre todos os seres vivos. Fazemos essa citação para analisar que é
muito provável que animais recém-desencarnados,
embora não tenham condições de se manifestar, certamente recebem as boas vibrações
de amor daqueles que os
amaram, quando encarnados.
- assim dentro do quadro de
animais domésticos desencarnados, que foram
amados por seus donos, sabendo
que por pouco tempo permanecem no plano espiritual, embora não
possamos afirmar com inteira convicção, é muito provável, mas muito
mesmo, que àquele convívio terreno retornem, a breve tempo após a desencarnação. Não sendo
improvável, da mesma forma, que se nossa desencarnação for próxima à
deles, talvez possamos encontrá-los no plano espiritual, considerado
nosso patamar evolutivo e principalmente nosso merecimento.
— É uma esperança!
— É uma esperança!
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