Animais
Os animais possuem_uma_inteligência que
lhes faculta certa liberdade de ação, os animais possuem um princípio
independente da matéria que sobrevive ao corpo. É também uma alma,
se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém,
inferior à do homem.
Há entre a alma dos animais e
a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.
Após a morte, a alma dos animais conserva
a sua individualidade. Mas, quanto à consciência do seu eu, não. A vida
inteligente lhe permanece em estado latente.
Sobrevivendo
ao corpo em que habitou, a alma do animal depois
da morte fica numa espécie de erraticidade,
pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é
um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe
o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo
do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a
quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo
de entrar em relação com outras criaturas.
A vida do animal não é propriamente missão,
apresentando, porém, uma finalidade superior que constitui a do seu
aperfeiçoamento próprio, através das experiências benfeitoras do trabalho e da
aquisição, em longos e pacientes esforços, dos princípios sagrados da inteligência.
- Emmanuel - 1940
Quanto
mais inferior é o Espírito, tanto mais apertados são os laços que o ligam à matéria.
Não o vedes?O_homem_não_tem_duas_almas; a alma é
sempre única em cada ser. É distintas uma da outra a alma do animal e
a do homem, a tal ponto que a de um não pode animar o corpo criado para o
outro. Mas, conquanto não tenha alma animal,
que, por suas paixões, o
nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível
deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instintos,
porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer.
À alma dos animais não
é dado escolher a espécie de animal em que encarne, pois que lhe falta livre-arbítrio.
O Espírito que
animou o corpo de um homem não poderia encarnar num animal. Isso seria
retrogradar (voltar para trás; recuar) e o Espírito não retrograda.
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