segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ambidestria




É a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo".

Ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria.

Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita ante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.

Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.

A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais. Ou com os pés, por exemplo no futebol. Um exemplo de futebolista que joga com os dois pés é o Zinédine Zidane.

Michelangelo, Einstein, Tesla, Leonardo da Vinci, Truman, eram todos fisicamente ambidestros.

Aqui estão algumas dicas para tornar-se ambidestro:

  1. Pratique com tudo que você faz. Segure o vidro com a mão não-dominante, abra sua porta, pregue um prego, escove os dentes, faça a barba, etc. Inverta os botões do mouse também. Tente se lembrar de usar a mão oposta quando for fazer pequenas coisas.
  2.  Paciência é a chave. Tenha consigo mesmo a paciência que você teria com uma criança aprendendo a abrir uma lata de sopa, abrir a porta, e assim por diante. Você estará forçando seu cérebro a aprender algo estranho, como uma criança aprendendo a fazer as coisas pela primeira vez, por isso não deixe a frustração inicial lhe atingir
  3. Comece a fazer coisas em conjunto: mova 2 copos de água com as duas mãos ao mesmo tempo. Jogue dois maços de papel e, simultaneamente, pegue 2 bolas, faça círculos com as mãos para dentro e círculos para fora. Sinta como é usar as duas mãos ao mesmo tempo. Esforce-se para alcançar o equilíbrio em seus braços e mãos.
  4. Comece a escrever ou desenhar com as duas mãos. Fixe algum papel e comece a desenhar borboletas, vasos, objetos simétricos, escrever palavras, letras, formas ou outros enfeites. Embora sua escrita deva ser terrível no início, escreva algumas linhas a cada dia desde o início.
  5. Escreva em zig-zag. Para levar isso ao próximo nível, escreva da esquerda para a direita (direção normal) com a mão direita e da direita para a esquerda com a mão esquerda, escrevendo frases de trás para frente que pareçam corretas quando vistas em um espelho (isso é conhecido como bustrofédon.) Isso é útil porque os destros são acostumados a escrever "do polegar para o mindinho" e podem escrever mais naturalmente com a mão esquerda enquanto escreverem de trás para frente.
Dicas:

  • Se você quiser avançar rapidamente, tente apenas escrever um parágrafo (da esquerda para a direita) a cada dia com a mão não-dominante. Depois de uma ou duas semanas, você deverá observar uma grande melhora. Lembre-se: Roma não foi construída em um dia, mas nenhuma nação se beneficiou da guerra dos cem anos.
  • Tenha paciência, vá devagar e se divirta com o processo de aprendizagem. Você vai conseguir.
  • Se a sua mão não-dominante for fraca e você quiser usá-la com ferramentas e para atividades pesadas, pegue um par de grandes bolas chinesas anti-estresse (elas precisam ser as grandes) e tente exercitar a sua mão e dedos desta forma enquanto estiver no telefone, usando mouse, etc. Eventualmente, você chegará ao ponto em que poderá girar fluidamente as bolas em sua palma sem elas se tocarem.
  • Não espere escrever perfeitamente com apenas uma semana de prática com a mão não-dominante; lembre-se, você levou mais de uma semana para controlar a caneta perfeitamente com a mão dominante! Comprar um livro de caligrafia projetado para crianças e acompanhar os exercícios pode ajudar.
  • Espelhe as suas atividades: faça as coisas no sentido horário e anti-horário simultaneamente.
  • Se você quiser, uma outra maneira de praticar é pintar suas unhas.
  • Você também pode tentar praticar esportes com a mão não-dominante se o esporte for fácil para você com a mão dominante.
  • Se você estiver se barbeando com a mão não-dominante, tenha cuidado para não se cortar. Considerando-se que você não está acostumado a usar essa mão, não vai demorar muito para você escorregar e acidentalmente cortar seu rosto, pernas, etc. O mesmo vale para quando for martelar pregos - tenha cuidado para não esmagar a mão dominante enquanto segura o prego!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário