quarta-feira, 20 de março de 2013

Ayurveda





                                 É um termo Sânscrito que significa “Ciência da Vida”.

 
 
Ayu – vida ou modo diário de vida

 
Veda – conhecimento, verdade.

 
Ayurveda é verdadeiramente uma ciência holística, na qual a soma de muitos elementos contém a sua própria verdade (Dr. Vasant Lad).




A visão ayurveda é muito ampla. É um conceito holístico de saúde que considera o total do ser humano, corpo, mente e espírito. Precisamos estar abertos para ela.



O ayurveda nasceu dentro do contexto do Sanatana Dharma (Eterna Lei). Está baseado nos milenares conhecimentos espirituais védicos de sabedoria ancestral de cura.

É a forma medicinal mais antiga do mundo. Afirmar com exatidão as datas exatas do nascimento seria impreciso.
Mesmo que alguns pesquisadores afirmem que o ayurveda é de 5000 anos, os fatos, com certeza absoluta mostram que 3300 ou 3000 anos a.C., a civilização do

Vale do Rio Hindu, principalmente em duas cidades-fortalezas, Mohenjo-Daro, sobre o indo, e Harappa, sobre o Ravi, afluente do Indo.
O povo de Harappa, como Mohenjo-Daro, construíram seus territórios ruas pavimentadas, aquedutos, banheiros públicos e enormes sistemas de drenagem. Estes povos tinham atenções especiais com a saúde.

Foi a mãe de todas as ciências médicas do mundo antigo desde a Grécia até a China e talvez até incluso no novo mundo.

Os sábios, médicos/cirurgiões daquele período eram pessoas santas e devocionais que viam a saúde como uma parte integral da vida espiritual e como tudo na Índia se interage, não foram diferentes com o ayurveda.
 
Há teorias que eles recebiam todo o conhecimento por revelação divina, através da meditação. Essas revelações foram transcritas da tradição oral para a escrita.



Dhanvantari de Varanasi 1500 a. C. é considerado por muitos como sábio original do ayurveda ou o guia da ciência ayurveda.
O ayurveda continuou a sua caminhada em conjunto com a cultura da Índia.

 
                                                               Os 4 Vedas:
                                                     Rig, Yajur, Sama e Atharva.

Os principais textos ayurvédicos clássicos:





Vedantas nos Upanishads e no Bhagavad Gita.


Charaka Samrita, Sushruta Samhita, Ashtanga Hridaya, Madhava Nidana, Ashtanga Hridraya, Madhava Nidana.

Mestres ayurvédicos mais importantes da antiguidade:




Bharadwaya, responsável pela transmissão do conhecimento ayurvédico desde a era dos deuses ou inteligências cósmicas elevadas – 

Indra e os gêmeos Ashvins.
 




Dhanvantari de Varanasi, grande visionário, sábio original do ayurveda ou guia da ciência ayurvédica.




Charakacharya, escritor do Chakara Samhita, viveu aproximadamente entre 800 a 1000 anos a.C. – médico e estudioso em filosofia e astronomia.


Sushrutatacharya, escritor Sushruta Samhita, viveu aproximadamente entre 600 a 800 a.C., foi um dos grandes cirurgiões da antiga Índia.

Siddha Nagarjuna, é o pai da farmacologia da Índia.

Vagbhatacharya, era budista e aluno de ayurveda, pioneiro versátil e muito a frente no seu tempo.

Alguns desenvolvimentos em potencial que o ayurveda poderá alcançar no futuro:

O ayurveda se preocupa com o ser humano total, isso é, traz o equilíbrio.

Acredita-se que nós ocidentais estaremos mais abertos para esse tipo de medicina, cada ser humano melhorado, será reflexo e incentivo para o outro e assim a melhora acontecerá em cadeia. Através de técnicas como meditação, massagem, yoga, alimentação, um contato maior com o todo, e consigo mesmo, acredito que cada um desenvolverá melhor o seu potencial e isso será benéfico para todos os níveis de evolução.

Maneira se define como praticante de ayurveda:

Pratica ayurveda prestando atenção na ação, na alimentação, no estado de espírito, na forma como se relaciona com o outro, na observação e vontade de melhorar em todos os aspectos. Meditando, praticando yoga,  se espiritualizando e cuidando do emocional.

As oito linhas (ramas) do ayurveda:

Medicina Interna (Kaya Chikitsa);

Olhos, Nariz e Garganta (Shalakya Tantra);

Cirurgia (Shalya Tantra);

Toxicologia (Vishagara – Vairodh Tantra – Agada Tantra);

    Pediatria ( Kaumara Bhritya);

Rejuvenescimento (Rasayana);

Afrodisíacos (Vajikarana);

Psiquiatria e Psicologia (Bhuta Vidya).

O papel da cirurgia no ayurveda

Durante um grande período a cirurgia foi considerada um a parte do ayurveda e de todo sistema médico.

O método sofisticado de cirurgia no ayurveda, que data de mais de 2000 anos, ficou conhecido no Egito, Grécia, Roma, e consequentemente por todo mundo.

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