É um termo Sânscrito que significa “Ciência da Vida”.
Ayu – vida ou modo diário de vida
Veda – conhecimento, verdade.
Ayurveda é verdadeiramente uma ciência holística, na qual a
soma de muitos elementos contém a sua própria verdade (Dr. Vasant Lad).
A visão ayurveda é muito ampla. É um conceito holístico de saúde que considera o total do ser humano, corpo, mente e espírito. Precisamos estar abertos para ela.
O ayurveda nasceu dentro do contexto do Sanatana Dharma (Eterna Lei). Está baseado nos milenares conhecimentos espirituais védicos de sabedoria ancestral de cura.
É a forma medicinal mais antiga do mundo. Afirmar com
exatidão as datas exatas do nascimento seria impreciso.
Mesmo que alguns
pesquisadores afirmem que o ayurveda é de 5000 anos, os fatos, com certeza
absoluta mostram que 3300 ou 3000 anos a.C., a civilização do
Vale do Rio Hindu, principalmente em duas cidades-fortalezas, Mohenjo-Daro, sobre o indo, e Harappa, sobre o Ravi, afluente do Indo.
O povo de Harappa, como Mohenjo-Daro,
construíram seus territórios ruas pavimentadas, aquedutos, banheiros públicos e
enormes sistemas de drenagem. Estes povos tinham atenções especiais com a
saúde.
Foi a mãe de todas as ciências médicas do mundo antigo desde
a Grécia até a China e talvez até incluso no novo mundo.
Os sábios, médicos/cirurgiões daquele período eram pessoas
santas e devocionais que viam a saúde como uma parte integral da vida
espiritual e como tudo na Índia se interage, não foram diferentes com o
ayurveda.
Há teorias que eles recebiam todo o conhecimento por revelação
divina, através da meditação. Essas revelações foram transcritas da tradição
oral para a escrita.
Dhanvantari de Varanasi 1500 a. C. é considerado por muitos como sábio original do ayurveda ou o guia da ciência ayurveda.
Os 4 Vedas:
Rig, Yajur, Sama e Atharva.
Os principais textos
ayurvédicos clássicos:
Charaka Samrita, Sushruta Samhita, Ashtanga Hridaya, Madhava Nidana, Ashtanga Hridraya, Madhava Nidana.
Mestres ayurvédicos
mais importantes da antiguidade:
Bharadwaya, responsável pela transmissão do conhecimento ayurvédico desde a era dos deuses ou inteligências cósmicas elevadas –
Indra e os gêmeos Ashvins.
Dhanvantari de Varanasi, grande visionário, sábio original do ayurveda ou guia da ciência ayurvédica.
Charakacharya, escritor do Chakara Samhita, viveu aproximadamente entre 800 a 1000 anos a.C. – médico e estudioso em filosofia e astronomia.
Siddha Nagarjuna, é o pai da farmacologia da Índia.
Vagbhatacharya, era budista e aluno de ayurveda, pioneiro
versátil e muito a frente no seu tempo.
Alguns
desenvolvimentos em potencial que o ayurveda poderá alcançar no futuro:
O ayurveda se preocupa com o ser humano total, isso é, traz
o equilíbrio.
Acredita-se que nós ocidentais estaremos mais abertos para
esse tipo de medicina, cada ser humano melhorado, será reflexo e incentivo para
o outro e assim a melhora acontecerá em cadeia. Através de técnicas como
meditação, massagem, yoga, alimentação, um contato maior com o todo, e consigo
mesmo, acredito que cada um desenvolverá melhor o seu potencial e isso será
benéfico para todos os níveis de evolução.
Maneira se define
como praticante de ayurveda:
Pratica ayurveda prestando atenção na ação, na alimentação,
no estado de espírito, na forma como se relaciona com o outro, na observação e
vontade de melhorar em todos os aspectos. Meditando, praticando yoga, se espiritualizando e cuidando do emocional.
As oito linhas
(ramas) do ayurveda:
Medicina Interna (Kaya Chikitsa);
Cirurgia (Shalya Tantra);
Toxicologia (Vishagara – Vairodh Tantra – Agada Tantra);
Afrodisíacos (Vajikarana);
Psiquiatria e Psicologia (Bhuta Vidya).
O papel da cirurgia
no ayurveda
Durante um grande período a cirurgia foi considerada um a
parte do ayurveda e de todo sistema médico.
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