Os deuses têm muito em comum com os homens: podem nascer, envelhecer, morrer: possuem um corpo que deve
ser alimentado, um nome, sentimentos. No entanto, estes aspectos muito humanos
escondem uma natureza excepcional: seu corpo, composto de matérias preciosas, é
dotado de um poder de transformação, suas lágrimas podem dar nascimento a seres
ou minerais.
Os poderes dos deuses são sempre comparados a algumas propriedades dos
elementos da natureza ou dos animais, o que dá lugar a representações híbridas
às vezes espantosas.
Para representar os deuses, todas as combinações são possíveis: divindades totalmente humanas, deuses inteiramente animais, com corpo de homem e cabeça de animal, com o animal inteiro no lugar da cabeça (o escaravelho, por exemplo) ou com cabeça humana.
Para representar os deuses, todas as combinações são possíveis: divindades totalmente humanas, deuses inteiramente animais, com corpo de homem e cabeça de animal, com o animal inteiro no lugar da cabeça (o escaravelho, por exemplo) ou com cabeça humana.
A esfinge, imagem do deus-sol e do rei, é um leão com cabeça
humana.
Há animais comuns a muitas divindades (o falcão, o abutre, a leoa) e
outros que são característicos de apenas uma (Iibis de Thot, o escaravelho de
Khepri).
Sobretudo em uma
data relativamente tardia, no decorrer do 1° milênio A.C. os egípcios
sacrificavam animais para mumificá-los e amontoá-los aos milhares em cemitérios
especiais.
São, provavelmente, ex-votos que os devotos compraram dos sacerdotes
para oferecer a seu deus seu animal preferido.
O culto dos touros sagrados é
muito mais antigo: um animal único torna-se uma manifestação terrestre do deus.
Ele tem direito a um enterro com grandes pompas.
Alguns deuses egipcios:
Isis: Isis é a mais
popular de todas as deusas egípcias, o modelo das esposas e mães , a protetora
da magia invencível.
Após a morte de Osíris, ela reúne os pedaços de seus despojos, se
transforma em milhafre para chorá-lo, se empenha em reanima-lo e dele concebe
um filho, Horus. Ela defende a bico e unhas seu pequeno contra as agressões de seu tio Seth. Perfeita esposa e boa mãe de perfeito rei e sábio dos mortos, ela é um dos pilares da coesão sócio-religiosa egípcia. Usa na cabeça um assento com espaldar que é o hieróglifo de seu nome.
Meretseger: Ela é a dama da necrópole tebana, a deusa do cimo mais elevado que domina o maciço montanhoso. Sua notoriedade ultrapassa muito pouco o plano local, mas nestes limites é muito venerada, particularmente pelos operários do Túmulo.
Meretseger possui capelas em sua cidade, até mesmo nas casas, assim como
um pequeno templo cavado na rocha perto do Vale das Rainhas onde está associada
à Ptah. Protege os mortos e pode punir os maldosos.
Representada mais frequentemente como uma serpente, às vezes com cabeça humana, ela pode também ser uma mulher com cabeça de serpente.
Representada mais frequentemente como uma serpente, às vezes com cabeça humana, ela pode também ser uma mulher com cabeça de serpente.
Amenófis I: Venerado pelos operários,
sem dúvida na qualidade de fundador da instituição do Túmulo. o rei Amenófis I
divinizado é, por sua vez, um deus e uma espécie de santo patrono. Filho da
rainha Ahemés-Nefertari e do rei Amófis, ignora-se onde estaria seu túmulo, mas
seu templo de milhões de anos estava separado deste. A ele se dedicam estelas,
além de uma festa suficientemente importante para dar nome ao mês durante o
qual acontece. A estátua de Amenófis, conduzida em procissão por toda
necrópole, produz oráculos.
Em Mênfis, Sekhmet é a esposa de Ptah e mãe de Nefertum. É quase sempre representada como uma mulher com cabeça de leoa, coroada com o disco solar.
Thot: Trata-se de um deus cordato, sábio, assistente e secretário-arquivista dos deuses. Divindade à qual era atribuída a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais: a escrita, a aritmética, as ciências em geral e a magia. Era o deus-escriba e o deus letrado por excelência. Havia sido o inventor da escrita hieroglífica e era o escriba dos deuses; senhor da sabedoria e da magia.
O que faz dele o patrono dos escribas que lhe endereçam uma prece antes de escrever. "Mestre das palavras divinas".
Thot preside a medida do tempo: o disco na cabeça é a lua, cujas fases ritmam os dias e as noites. Representado como um íbis ou um homem com cabeça de íbis, ou ainda um babuíno.
Neith: É a mais antiga deusa citada
pelos textos, talvez a protetora do Baixo Egito bem antes da unificação do
país. Venerada principalmente em Sais, no Delta, ela é representada como uma
mulher que usa a coroa vermelha do Baixo Egito. Seu nome se escreve com duas
flechas ou dois arcos, o que a designa bem como uma deusa guerreira.
Também é protetora, com Duramulef, do
vaso canopo do estômago, ela parece ser uma divindade que basta a si própria,
um dos raros princípios criadores femininos entre os deuses egípcios.
Ptah: Deus de Mênfis que foi a
capital do Egito no Antigo Império, Ptah é "aquele que afeiçoou os deuses
e faz os homens" e "que criou as artes". Concebeu o mundo em
pensamento e o criou por sua palavra. Seu grande sacerdote chama-se "o
superior dos artesãos". É, realmente, muito venerado pelos trabalhadores
manuais, particularmente pelos ourives. Tem o préstimo dos operários de Deir
el-Medineh. Representa em uma vestimenta colante que lhe dá a impressão de
estar sem pescoço e usando na cabeça uma calota. Tem como esposa a deusa
Sekhmet e por filho o deus do nenúfar, Nefertum.
Hórus:
Filho de Osíris e Isis, Horus tem uma infância difícil, sua mãe deve escondê-lo
de Seth que cobiça o trono de seu pai.
Após ter triunfado sobre Seth e as
forças da desordem, ele toma posse do trono dos vivos; o faraó é sua
manifestação na terra. Ele é representado como um homem com cabeça de falcão ou como um falcão sempre usando as duas coroas de rei do Alto e Baixo Egito. Na qualidade de deus do céu, Horus é o falcão cujos olhos são o sol e a lua.
Com o nome de "Horus do horizonte", assume uma das forma do
sol, a que clareia a terra durante o dia. Criador do universo e de todo tipo de
vida, Horus era adorado em todo lugar. Ele é o deus mais importante de todos os
deuses.
Hator:
Hator é, junto a Isis, a mais venerada das deuses. Distribuidora de alegria, é
a "dama da embriaguez" em honra de quem bebe vinho e toca música.
Também é a protetora da necrópole de Tebas que sai da falésia para acolher os
mortos e velar os túmulos.
É adorada na forma de uma mulher com
chifres de vaca e disco solar na cabeça, de apenas uma mulher com cabeça de
vaca ou simplesmente uma vaca. Um rosto de mulher visto de frente e provido de
orelhas de vaca, a cabeleira separada em duas abas com as extremidades
enroladas, às vezes basta para envocá-la.
Neftis:
Neftis é um dos filhos de Geb e de Nut, a irmã de Isis, Osíris e Seth. É esposa
deste último, mas quando ele trai e assassina Osíris ela permanece solidária à
Isis, ajudando-a a reunir os membros espalhados do defunto e também tomando a
forma de um milhafre para velá-lo e chorá-lo.
Como Isis, ela protege os sarcófagos
e um dos vasos canopos e usa seu nome na cabeça: um cesto colocado em um
edifício. É ainda na campanha de Isis que ela acolhe o sol nascente e o defende contra a terrível serpente Apófis.
Anúbis:
Anúbis é o mestre dos cemitérios e o patrono dos embalsamares. É mesmo o
primeiro entre eles, a quem se deve o protótipo das múmias: a de Osíris. Todo
egípcio espera beneficiar-se em sua morte do mesmo tratamento e do mesmo
renascimento desta primeira múmia.
Anúbis também introduz os mortos no
além e protege seus túmulos com a forma de um cachorro deitado em uma capela ou
caixão. É representado como homem com cabeça de cachorro ou forma de um
cachorro ou na forma de um cachorro selvagem. Este animal que freqüenta as
necrópoles lhe é associado.
Maát: Esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa o
equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente.
Em sociedade, este respeito pelo equilíbrio implica na prática da
equidade, verdade, justiça; no respeito às leis e aos indivíduos; e na
consciência do fato que o tratamento que se inflige aos outros pode nos ser
infligido. É Maát, muito simbolicamente, que se oferece aos deuses nos templos. Ela cuida dos tribunais e também possui templos.
Deuses são projeções de nossos arquétipos junguianos,com as melhores qualidades dos sígnos zoodiacais,simples assim.
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