terça-feira, 1 de maio de 2012

O que lhe faz rir?



Qual é seu tipo de humor preferido?


Muitos pesquisadores acreditam que o propósito do riso está relacionado com fazer e fortalecer as conexões humanas.(Nas TVs estão mais para audiência) "A risada acontece quando as pessoas sentem-se à vontade umas com as outras, quando se sentem abertas e livres. E quanto mais riso (há) maior vínculo (ocorre) dentro do grupo". Esta resposta à "união" vínculo-risada-maior vínculo, combinada com o desejo de não ser discriminado pelo grupo, pode ser outra razão de porque o riso geralmente é contagioso, sendo uma delícia.




Estudos também descobriram que os indivíduos dominantes; o patrão, o chefe da tribo ou o patriarca da família, usam mais o humor do que os seus subordinados. Se você sempre achou que no escritório todos riem quando o chefe ri, você é muito perspicaz. Em tais casos, controlar a risada de um grupo torna-se uma maneira de exercitar o poder controlando o clima emocional do grupo. Então, a risada, como comportamento humano, deve ter sido desenvolvida para mudar o comportamento dos outros. Em uma situação embaraçosa ou ameaçadora, a risada pode servir como um gesto conciliador ou como uma maneira de desviar-se da raiva. Se a pessoa ameaçadora juntar-se à risada, o risco de confronto pode diminuir, caso contrário...
Acredita-se que o riso, assim como o canto do pássaro, funciona como um tipo de sinal social. Outros estudos confirmam essa teoria ao provar que as pessoas são 30 vezes mais propensas a rir em eventos sociais do que quando estão sozinhas (e sem estímulo pseudo-social da televisão). Mesmo o óxido nitroso ou o gás do riso, perde muito efeito quando empregado por uma pessoa sozinha.
O estudo fisiológico do riso tem nome próprio: gel otologia. E sabemos que determinadas partes do cérebro são responsáveis por certas funções. As respostas emocionais, por exemplo, são funções da parte maior do cérebro, o lobo frontal. Mas os pesquisadores descobriram que a produção do riso está envolvida com várias regiões do cérebro. Enquanto a relação entre a risada e o cérebro não está totalmente compreendida, os pesquisadores vão fazendo alguns progressos.
Isso é diferente do que acontece com as respostas emocionais. Elas parecem confinadas a específicas áreas do cérebro, enquanto a risada parece ser produzida por um circuito que percorre várias regiões do cérebro. Os especialistas dizem que um dano em qualquer uma destas regiões pode prejudicar o senso de humor e a resposta ao humor de uma pessoa.



A ironia consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. A ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação das pessoas.




A sátira ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. O adjetivo satírico refere-se ao autor da sátira.

A paródia pode estar relacionada com a sátira. A paródia imita outra forma de arte, de uma forma exagerada, para criar um efeito cômico, ridicularizando, geralmente, o tema e estilo da obra parodiada. Ainda que por vezes as técnicas próprias da sátira e da paródia se sobreponham, não são sinônimas. A sátira nem sempre é humorística - por vezes chega a ser trágica. A paródia é, inevitavelmente de carácter cômico. A paródia é imitativa por definição - a sátira não tem de o ser. O humor satírico tenta, muitas vezes, obter um efeito cômico pela justaposição da sátira com a realidade. O principal objetivo da sátira é político, social ou moral - e não cômico... O humor satírico tende, pois, para a sutileza, ironia e uso do efeito cômico do deadpan (impossibilidade do humorista, como se não percebesse o ridículo das situações que apresenta).







Nenhum comentário:

Postar um comentário