domingo, 19 de agosto de 2012

Mais delícias desse mundão a fora!



                                                                    Queijos

Algumas dicas a mais desses manjares dos Deuses:

-O chèvre (cabra, em francês) é uma modalidade de queijo francês fabricado com o leite desse animal. Apresenta-se na forma de pequenos rolos, de casca branca, com consistência macia e massa que se esfarela. Tem um sabor ligeiramente salgado.Na receita tradicional, originária do Sul da França, esses pequenos rolos são moldados a mão, isso explica suas dimensões e formato. Pode ser recoberto com uma fina camada de carvão de carvalho. É considerado um queijo macio, sua maturação é de apenas oito dias.Pode-se consumir o chèvre com torradinhas. Sua composição com outros queijos, em tábuas de queijos, é muito apreciada.

-O crottin de chavignol é um queijo de cabra, fabricado com leite cru. Excelente queijo, resultado de uma longa tradição dos fabricantes de queijo de cabra da região de Sancerre. Ele é servido após a refeição acompanhado de fatias de pão.

-Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII é o mais antigo dos queijos Português e dos mais afamados de todo o Mundo. Esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI. vulgarmente chamado Queijo da Serra, é um queijocurado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. É considerado o melhor queijo de Portugal.

-Jarlsberg é uma variedade norueguesa de queijo fabricada com leite de vaca. É um queijo semi-duro, apresentando grandes buracos em sua massa, casca dura e um sabor adocicado de nozes, podendo ser também defumado. Possui textura amanteigada e o cheiro é adocicado. É consumido tradicionalmente puro, embora a culinária moderna da Noruega o insira em diversos pratos frios, e, mais raramente, quentes.



-MIMOLETTE VIEILLE - queijo de leite de vaca, do norte da França, consumido bastante maturado. Tem o formato de uma bola e sua massa é alaranjada. Os pequenos furinhos em sua superfície são produzidos pelos "cérons" - pequenos parasitas que contribuem para sua maturação

- Ossau Iraty, fabricado no país basco francês, foi eleito “Campeão do Mundo 2011 pelo World Awards Trophy.Ossau Iraty é feito com leite de ovelha e envelhecido 120 dias. Ele me lembra os queijos da minha querida Córsega:  forte personalidade e ligeiro gosto de avelã.
-Feta (em grego: φέτα), também grafado fetta, é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. O feta é salgado e salmourado em água e soro de leite por diversos meses. O queijo, de coloração branca e normalmente agrupado em "bolos" quadrados, seca rapidamente se retirado do soro. Sua consistência pode variar de bem mole a semi duro, com um sabor pungente e salgado que pode ir do suave ao acentuado. O queijo curado se esfarela facilmente.
- Coalho ou queijo de coalho é um tipo de queijo, produzido por fermentação e coagulação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil. Uma das características esperadas do queijo de coalho é a resistência ao calor (o que faz com que este possa ser assado e tostado). O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste de um queijo de massa branca, pouco salgado e levemente ácido, casca quase uniforme com a massa interna, dependendo do tempo de maturação.
- Reblochon Queijo de casca lavada com massa semi dura, não cozida, lavada e prensada. Durante o período de maturação, que dura três semanas, os queijos são virados diariamente e lavados duas vezes por semana em uma salmoura muito suave, onde se desenvolvem alguns fermentos responsáveis pelo aroma, textura e cor da casca. Esse processo é sempre iniciado nos queijos mais velhos e termina-nos mais novos, transmitindo assim, as “sementes” dos fermentos para os queijos recém-chegados à câmara de maturação. Ao término do período de lavagem, crescerão alguns tipos de mofos naturais, predominando a cor avermelhada, com a ocorrência de mofos brancos e, eventualmente, azuis.
Terra de criação de prestigiadas raças bovinas e ovinas, o Piemonte se destaca na produção de queijos D.O.P. (Denominazione di Origine Protetta), o que atesta a qualidade das matérias primas e a tipicidade da elaboração.

- Robiola
A denominação Robiola indica uma família de queijos de massa mole entre os quais se destaca a variedade Murazzano, produzida na Alta Langa com um percentual de leite ovino.
O nome deriva de rubéola, que indica a cor avermelhada adquirida pela casca em função de sua maturação.




-Toma piemontês é um queijo clássico das montanhas cuja maturação, que acontece debaixo de uma camada de ervas montanhesas, confere-lhe um sabor intenso e aromático.

- Taleggio, queijo de origem lombarda, encontrou no Piemonte e em particular na província de Novara, uma excelente zona de produção. No passado seu nome indicava todos os queijos de massa mole produzidos no final do verão, quando o gado retornava cansado dos pastos de montanha (stracch em dialeto piemontês) motivo pelo qual também era chamado stracchino.


 - Höller
A queijaria Höller foi criada em 1987 pelo casal Fridolino e Neli Höller. Funciona ao lado da casa da família, o local é amplo e bem estruturado. Os Höller contam com a ajuda de funcionários para a fabricação dos queijos e geléias. São produzidos os queijos do tipo mussarela e colonial, além de nata, manteiga, queijinho, kochkäse (lê-se: cór-queza), geléias e mús.
- Moleson nunca tinha ouvido falar de um gouda de cabra. Toda a textura e untuosidade do gouda com aquele toque inconfundível do sabor do queijo de cabra. “Sem dúvida é um queijo luxuoso.”
Depois de pronto, o mestre queijeiro percebeu que a cor, a textura e o sabor do Moleson são muito parecidos com as características do queijo gouda, feito com leite bovino e originário da cidade de Gouda, nos Países Baixos. O que significa que o novo produto tem massa semi dura, tom amarelo claro, sabor ligeiramente adocicado e cheiro suave. Já a casca do moleson é mais macia que a do gouda tradicional e ele não têm “oleadura”, o nome técnico para os furinhos.
A partir de agora, esse queijo não falta nas minhas mesas de queijos e vinhos. E, por falar em vinhos, o moleson combina muito bem com os tintos mais encorpados como um Tannat, Cabernet Sauvignon, Shiraz e Rioja Reserva.

-Vacherin Mont-d'or é um queijo de massa mole e cor amarelo-marfim típico do vilarejo de Les Charbonnières, Vale de Joux, no Cantão Vaud, Suíça. É produzido com leite de vaca e envolto em uma tira retirada da árvore epicéa, nativa da região. Já envolto nessa tira flexível de madeira, o queijo passa por um processo de maturação de três semanas, durante a qual irá se desenvolver um fungo típico desse queijo. Também irá se formar uma casca mais rígida e o interior ficará mais cremoso.
                          É pra saborear rezando!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário