quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Onde mora Deus?





O mestre Jesus referia-se a Deus como "meu Pai" ainda que também se percebesse como "filho do homem". Nele o Céu e a Terra se encontravam e se fundiam em perfeita sinergia e abençoadora sintonia. Para Jesus, o Pai nosso está no Céu e o Céu está na Terra, pois em sua existência terrena manifestava-se abundantemente a Essência Divina. 
Não precisava ir para o céu para habitá-lo, ou para encontrar-se com o Pai, pois nele o céu se fazia e Deus se expressava. Para Jesus, não era nenhum mistério saber onde morava o seu Pai, o Pai Nosso; declarava que quem, com olhos bons, para Ele olhasse, veriam o próprio Deus. 

Quanto ao paradeiro de meu pai e a dimensão existencial assumida após sua passagem desta vida, são possíveis várias teorias, dependendo das crenças de quem as formular. Sei, entretanto, que enquanto eu viver morará ele agradável e alegremente em meu coração e em meus pensamentos. 


No que tange à morada de Deus, do Pai Eterno, gosto da história contada por Osho. Conta que ”quando Deus criou o mundo, passou a viver nele, no mercado”. Mas sua vida estava se tornando um tormento cada vez maior porque as pessoas não paravam de trazer-lhe queixas: a mulher de fulano está doente, o filho de sicrano, morreu beltrano não consegue arrumar emprego - todos os tipos, todas as espécies de queixas. E as pessoas nem ao menos se preocupavam se era dia ou noite: vinte e quatro horas por dia ele ouvia queixas e, naturalmente, já não aquentava mais. 







Finalmente, consultou seus assessores que disseram: - Em primeiro lugar, foi um erro criar o mundo. Agora fuja ou estas pessoas irão matá-lo. Mas Deus disse: - Fugir para onde? Alguém sugeriu: - Para o Everest. Deus retrucou: - Vocês não conhecem o futuro. Conheço o passado, o presente e o futuro. Logo um sujeito vai chegar lá. 






E, logo que me ver, o mesmo problema vai aparecer: Por toda parte haverá ônibus, estradas, aeroportos, restaurantes, hotéis... Porque as pessoas irão lá para queixar-se de problemas e dificuldades. A mesma coisa vai recomeçar. 

Alguém falou: - Então, é melhor que você vá para a Lua. Disse Deus: - vocês não entendem. Não há um único lugar em todo o mundo, onde o homem não consiga chegar algum dia. 

Um velho assessor, que costumava falar raramente, segredou ao ouvido de Deus: - Sei de um lugar aonde o homem nunca chegará: simplesmente dentro dele. Ele vai procurar em toda parte. Mas nunca dentro de si mesmo. E Deus respondeu: - Isso parece ser sensato. “Desde, então, Deus mora dentro de você”
. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário