sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Calçados para diabético!

Conselhos gerais para a compra de calçado específicos para diabéticos  









Palmilha removível
A palmilha não só oferece conforto, mas também capacidade de amortecimento de impactos, que contribuirá para uma melhor distribuição das pressões plantares, evitando picos de pressão, diminuindo o risco de lesões.
Uma palmilha removível é também a melhor escolha para poder substituir as palmilhas originais do calçado pelas prescritas especialmente para o paciente diabético.

Meias
Use meias sem costuras ou com costuras planas, ao contrário da ideia generalizada as meias em algodão não são as mais adequadas para a pratica desportiva por serem Hidrófilas, ficando portanto encharcadas, aumentando o risco de lesões, como as bolhas.
As fibras químicas devido à sua superioridade em evacuar o suor e de manter uma felpa densa por mais tempo durante a vida útil das meias, são mais adequadas para a fabricação de meias técnicas desportivas.





Sapatos sem costuras
Observe o interior dos sapatos, prefira os que sejam sem costuras ou possuam costuras dissimuladas, pois desta forma previne o aparecimento de lesões provocadas pela fricção.

. Vigie os seus pés diariamente:
Poderão existir problemas ou complicações das quais poderá não estar ciente. inspecione diariamente os seus pés em busca de calos, bolhas, cortes, fungos ou unhas infetadas.
Incorpore este ato na sua rotina diária. Se tem problemas de mobilidade para observar os seus pés, use uma ajuda de um espelho plástico. Também poderá pedir ajuda a um familiar.
Importante: consulte imediatamente o seu médico se um corte, uma bolha, ou uma equimose nos seus pés não saram após um ou dois dias.

Lave os seus pés diariamente:
Lave seus pés em água morna, NUNCA QUENTE, não ensope os seus pés porque sua pele ressecará. Teste a temperatura da água para certificar-se que não está demasiado quente. Para tal use um termômetro ou o seu cotovelo. Seque bem os seus pés. Certifique-se que seca corretamente entre os dedos. 

Mantenha a pele macia e lisa:
Aplique uma loção ou o creme hidratante nos pés. Não aplique a loção entre seus dedos.

Apare as unhas semanalmente ou sempre que necessário após a lavagem:
Apare as unhas em linha reta, nunca arredondando as bermas. Se as suas unhas se apresentarem grossas e amareladas, não as corte, consulte um profissional de saúde como um podologista/podólogo, que as cortará.

Utilize sempre sapatos e meias:
Não ande com os pés descalços, nem mesmo dentro de casa. É extremamente fácil pisar em algo e ferir os seus pés. Use sempre peúgas ou meias, sem costuras para evitar a possibilidade de se formarem bolhas. Certifique-se que escolhe meias sem costuras fabricadas em materiais que ajudam a evacuar a umidade. As peúgas feitas destes materiais ajudam a manter os seus pés secos. Verifique sempre o interior dos seus sapatos antes de calçá-los. Certifique-se que o forro é liso e não existe nenhum objeto estranho no sapato. Use calçado corretamente acomodado.

Proteja seus pés do calor e do frio:
Utilize calçado na praia e nas superfícies quentes como pedras ou asfalto, utilize protetor solar. Aplique protetor solar nos pés. Não aproxime os seus pés a radiadores aquecedores ou lareiras. Não utilize a almofada de água ou almofadas de aquecimento nos seus pés. Se os seus pés estão frios, utilize peúgas sem costura à noite. Botas com forro térmico são uma boa forma de manter os pés quentes no inverno. Escolha peúgas com uma felpa densa para proteção e um caminhar mais cómodo. Com temperaturas muito baixas, verifique os seus pés com frequência.

Mantenha o sangue fluir aos seus pés
Coloque seus pés elevados quando estiver sentado
Mexa os dedos dos pés durante 5 minutos 2 ou 3 vezes ao dia
Mova seus tornozelos para cima e para baixo, dentro e fora para estimular a circulação sanguínea dos pés e pernas.
Não cruze as pernas por longos períodos de tempo
Não utilize meias ou sapatos restritivos, apertados ou com elásticos.

Não Fume, fumar reduz a circulação sanguínea para as extremidades, nomeadamente os seus pés. Se você tem hipertensão ou colesterol elevado, consulte o seu médico.


Seja mais ativo
Peça ao seu médico ajuda a planear um programa do exercício que seja adequado para si. Caminhar, dançar, nadar, e ciclismo são os boas formas de exercício que são pouco exigentes para os pés. Evite todas as atividades exigentes para os pés, tais como atividades de alto impacto (corrida ou basquetebol). Inclua sempre um aquecimento curto e um período de alongamentos na sua rotina de exercício. Utilize calçado desportivo adequado e correctamente acomodado.

Visite o seu médico regularmente
Peça-lhe que lhe sinta a pulsação nos pés pelo menos uma vez por ano. Peça-lhe conselhos adequados sobre o cuidado dos pés e um contato de um podologista/podólogo perto da sua área de residência.












Nenhum comentário:

Postar um comentário