sábado, 25 de agosto de 2012

Essa é pra amar!


Estava em um Banco, na sala de espera e vi uma pequena matéria e achei
bem sensacional! PIPOCA!

No portal G1, eles acabaram por trazer essa interessante reportagem sobre a pipoca.
"Trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma opção não só saborosa, mas também mais saudável - pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicada (dia 25 de março).
.Calma lá, muito cuidado com essa informação! As frutas são riquíssimas em vitaminas, minerais, fibras, água... enfim, são duas categorias diferentes de alimentos, então fica complicado deixar de comer uma maçã pra ir ao cinema e comer um balde de pipoca! 
Um grupo de estudiosos descobriu que o petisco preferido dos cinéfilos contém mais polifenois -- substâncias químicas antioxidantes -- do que algumas frutas e legumes. Polifenóis sim, mas falar que a pipoca, por exemplo, é tão completa como as frutas, fonte de muitos outros nutrientes, como a vitamina C, por exemplo, ....! Nada como uma acerola, maracujá, limão e laranja para ter vitamina C, por exemplo.
Os antioxidantes, bastantes presentes em frutas e hortaliças, são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer. Não por acaso, os alimentos que possuem essas substâncias são chamados de "funcionais". 
Temos vários alimentos funcionais, como por exemplo, o tomate, que é rico em licopeno, o leite fermentado, que possui lactobacilos. Sempre lembrando: os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular função corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias. Englobam todos os alimentos ou bebidas que, consumidos na alimentação cotidiana, podem trazer benefícios fisiológicos específicos, graças à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis. Complicou? Resumindo: além de nutrir, faz bem  contra diversas doenças! 

Mas atenção: Alimentos funcionais não curam doenças, ao contrário dos remédios. Por possuírem certos componentes ativos, eles são capazes de reduzir ou prevenir o risco de determinadas doenças. Na sua forma natural, ou seja, como alimento, não apresentam contraindicações e podem ser consumidos com tranquilidade, sem prescrição médica. 
A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. O autor da pesquisa (e pioneiro na análise de componentes saudáveis no chocolate, nozes e de outros alimentos comuns), explica que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca pela sua pouca concentração de água, já que os polifenóis são diluídos no líquido, esse ponto é bem rico, pois pensando nisso, uma porção que corresponda a uma xícara de pipoca pode ter mais polifenóis que uma  xícara de brócolis cozido, por exemplo!
A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver maior será a concentração da substância antioxidante. 

BENDITA CASQUINHA DA PIPOCA!
É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes. "Essas cascas merecem mais respeito. Elas são as pepitas de ouro da nutrição", brinca o pesquisador. Ou seja: nada de reclamar que a casquinha da pipoca está pegando na gengiva! Casquinha pra dentro! Pessoas de aparelhos: cuidado com as casquinhas, mas elas já passaram de vilãs incomodadoras da boca aparelhada para ingredientes saudáveis da dieta! Um esforçozinho pra comer tem lá seus benefícios!
Olha só: a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.
"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna de uma forma muito agradável”, mas com sabedoria. 
Nada de pipoca doce, cheia de xarope de groselha ou pipoca com manteiga derretida! Não adianta achar que está beneficiando o organismo se ao mesmo tempo você está consumindo calorias vazias e gorduras saturadas que você não consumia antes! 
A pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de micro-ondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, NÃO SÃO RECOMENDADAS
A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de calorias. Uma vez que a pipoca de micro-ondas tem o dobro de calorias, assim como a pipoca feita com óleo de cozinha, nada melhor do que comprar uma pipoqueira infantil e preparar a pipoca no ar quente!!! 
O valor calórico da pipoca!  A ressalva calórica parte também do endocrinologista. Apesar de a pipoca ser rica em polifenois, ela tem mais calorias do que frutas e legumes. Por isso, o ideal é evitar exageros com a nova informação e se ater a, no máximo, duas xícaras de pipoca por dia, já que apesar de ser fonte de fibra, a pipoca também é um carboidrato! Ou seja: a pipoca é da família do arroz, das massas, da batata! A pipoca é milho, não esqueçam e aumentam a glicemia em pacientes diabéticos! Fornecem energia! Uma xícara de pipoca de panela tem, em média, 70 calorias.
A reportagem é muito feliz quando relata que: não adianta querer comer mais pipoca por causa dos polifenóis se relacioná-la a um cardápio ruim! Ou seja: se você detesta verduras e legumes, não vai sair achando que comer pipoca vai fazer a sua vida mais saudável! Ela tem sim seus benefícios, mas em quantidades estabelecidas e dentro de um contexto saudável, que inclui uma alimentação balanceada e colorida! 
De vez em quando, vai uma pipoquinha no ar quente com pouco sal aí? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário