sexta-feira, 5 de abril de 2013

MILAGRES DA NATUREZA 3a PARTE


                             


                   3- GLÂNDULAS  ENDÓCRINAS -  HORMÔNIOS  


A partir do  mal falado   COLESTEROL,  são produzidos muitos  hormônios  do nosso corpo.  Por este motivo, ele tem que estar presente no nosso sangue   numa quantidade exata.  Nem  mais nem  menos.  A partir dele e de outras matérias primas  nossas glândulas  fabricarão ou armazenarão os HORMÔNIOS.
Há uma interação tão bela entre nossas glândulas que embora estejam anatomicamente longe umas das outras, elas se comunicam pelo sangue  através de mensageiros ( hormônios ) que agem como  submarinos singrando o mar  (sangue) com velocidade, de um continente  ( glândula ) a outro.  Na cabeça temos :  a HIPÓFISE,  a PINEAL  e o  HIPOTÁLAMO.  No pescoço : a TIRÓIDE  e as PARATIRÓIDES.  No  tórax  o TIMO e no abdomem : as ADRENAIS e as GÔNADAS( (OVÁRIOS  e TESTÍCULOS).
A HIPÓFISE  funciona como o diretor  de uma  grande empresa  tendo um mensageiro específico para cada setor (glândulas) que seriam os hormônios. Para a Tiróide  -  o TSH,  para as Adrenais  o ACTH , para as gônadas o LH e o FSH.   Uma vez estimuladas elas produzem os seus próprios hormonios.  A Tiróide secretará  o T3 e o T4 .  As  Adrenais  vários  hormônios.  Cortisol,  Aldosterona,   Hormônios sexuais   na sua camada mais externa  e na mais interna  a Adrenalina e Nor-Adrenalina.
Nossos hormônios são produzidos em quantidades variáveis de acordo com situações diferentes. Alguns são influenciados  pela luz solar. O  ACTH e o Cortisol  estão  no seu nível máximo  as 8 horas da manhã e  a meia-noite  seu nível é menor do que o da manhã.
Matéria escrita por Dr Célio Latorraca - endocrinologista, metabologista e acupunturista - tel 50711275




Nenhum comentário:

Postar um comentário