sexta-feira, 14 de junho de 2013

MARAVILHAS DA NATUREZA - FÍGADO 2


Esse órgão ímpar, situado sob as costelas do lado direito do abdomen pesa  cerca de 1.800 Kg.    Ele executa várias funções,  sendo que sob a visão   da Tradicional Medicina  Chinesa elas são um pouco diferentes .  Vamos primeiro  analisar como  é  considerado  pelos médicos do  OCIDENTE:

1-    BILE ( fel )- produzida pelo  fígado  é armazenada  na vesícula biliar (“saquinho “ que se situa sob o fígado) e é lançada  no intestino (duodeno) para  participar da digestão das gorduras.  Aí se formam  as vezes as famosas pedras da vesícula, que na dependência do tamanho e da localização, podem necessitar cirúrgia


2- GLICOGÊNIO  e GLICOSE -  A glicose é o produto final do Metabolismo dos GLICÍDIOS.  Está intimamente relacionada com a energia  que  movimenta  as nossas células e consequentemente  nossso corpo.  Algumas células como os neurônios são ávidos  de glicose  e a usam o dia todo. Se a glicose não ficasse estocada  no nosso “super mercado”( fígado  e músculos) nós teriamos que ficar comendo a toda hora  para suprir as nossas necessidades. Inteligentemente, nossas  células  hepáticas  fabricam  o GLICOGÊNIO e o guardam no próprio fígado e nos músculos.   Sempre que há necessidade  ele produz GLICOSE  a partir do glicogênio.  Tambem pode produzir glicose  de outras  formas, partindo por exemplo das proteínas. A magreza extrema que  podemos ver por registros dos campos de concentração da 2ª  guerra mundial, mostra o consumo das  gordura e depois dos músculos(PROTEÍNAS) para manter um nível mínimo de glicose disponível no sangue.




  

3- COLESTEROL- na realidade o colesterol é  um álcool, transformado em ester com os ácidos graxos.  Chega ao nosso organismo  através da alimentação  também pela produção  no fígado.  Ingerimos cerca de 200 a 600mg de colesterol, sendo absorvidos apenas 1/3. Se comemos 450 mg num dia  absorveremos  150 mg, enquanto nosso fígado produz num dia cerca de 1000mg.



São Paulo, junho de 2013  FRC –
Dr. Celio Latorraca  Médico Especialista em Acupuntura e Anestesiologia
tel: 50711275

Nenhum comentário:

Postar um comentário