quarta-feira, 19 de junho de 2013

ISOTERÁPICOS



O que são medicamentos isoterápicos?

Iso significa igual, são produtos que, apesar de produzidos utilizando-se a farmacotécnica homeopática, têm como matéria-prima as substâncias que diretamente produzem a doença. 
São usados, na maioria das vezes, ou para aumentar a resistência do organismo contra um determinado agente invasor, ou para dessensibilizá-lo contra produtos que lhe causem algum dano. Além disso, não passam pelo processo de Patogênesia.


O termo patogénese (patogênese, no Brasil; patogenesia, nosogenia ou patogenia) refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença. A patogênese também relaciona-se com as defesas do nosso organismo, como por exemplo a defesa específica e não específica, que consiste em defender nosso organismo dos agentes patogênicos.

A etiologia de uma doença é o estudo das suas causas, e está, portanto, relacionada com a patogênese, ainda que não deva ser confundida com esta: a patogênese centra-se no processo ou mecanismo agressivo; a etiologia centra-se apenas nos agentes causais de doença.
Embora possa fazer uso de medicamentos homeopáticos, nem sempre (ou necessariamente) o faz, razão pela qual isoterapia não se confunde com homeopatia, nem lhe é subordinada, antes cooperam entre si.
Auto-hrmoterapia por exemplo — dada a sua natureza (emprego do mesmo agente, sangue, no caso) — costuma ser considerada uma isoterapia.




NOTA IMPORTANTE: O Dr. Luiz Moura foi absolvido das acusações relacionadas com a divulgação da auto-hemoterapia, nos dois processos que foram a julgamento dia 13.08.2010 no Conselho Federal de Medicina, em Brasília
As informações são de que houve absolvição e o Conselho não mudou a posição quanto à liberação da AHT. Nesse ponto, foi uma vitória imensa, por um lado. Pelo outro, a luta continua, certamente com novos momentos em busca da vitória final. Apostemos em aliados como o Senador Suplicy e muitos outros.
Abraços,
* Walter Medeiros
* Jornalista e Bacharel em Direito
Leia mais artigos de Walter Medeiros sobre auto-hemoterapia em

Nenhum comentário:

Postar um comentário