sexta-feira, 29 de junho de 2012

Café


 Café pode tornar pessoas preguiçosas

Dependendo da sua personalidade, a tradicional xícara de café matutina pode torná-lo preguiçoso ou mais ativo. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Os dados são do site Fox News.

Os cientistas analisaram ratos e os dividiram em dois grupos – trabalhador e preguiçoso – de acordo com o esforço que faziam naturalmente para conquistar recompensas.
Constatou-se que os costumavam trabalhar duro eram mais suscetíveis a ficar lentos ao ingerirem anfetaminas ou cafeína. Já os preguiçosos ficaram mais ativos com os estimulantes.
“Alguns de nós se sentem bem em colocar esforço extra na esperança de uma promoção, enquanto outros podem ficar satisfeitos por ganhar o salário e fazer o mínimo de trabalho”, disse o líder do estudo, Jay Hosking. Ele acredita que os resultados possam ser aplicados às pessoas.
Vira e mexe saem pesquisas super comentadas na mídia sobre os benefícios e malefícios da cafeína para a saúde. Claro, a cada novo dado, surgem inúmeras dúvidas. O fato é que o velho e bom cafezinho já faz parte da vida dos brasileiros há muito tempo e é um item indispensável na mesa da população, independente da refeição que vá acontecer. Se você simplesmente não resiste a uma xícara de café no final da tarde ou logo pela manhã, fique ligado que o pesquisas esclarecem cinco mitos sobre a cafeína.
Em longo prazo, o consumo só faz mal – Falso
O mito existe muito mais por conta do velho cafezinho após o cigarro. Os fumantes metabolizam a cafeína muito mais rápido que os nãos fumantes, praticamente pela metade do tempo gasto. E como os fumantes bebem mais café, há a ideia de que ao longo prazo a bebida traga muitos malefícios. Mas, o grande vilão dessa história é a nicotina e não a cafeína.
Muda a química corporal – Verdadeiro
Quem nunca tomou uma boa xícara de café para aguentar uma longa noite e estudos? A cafeína é sim um estimulante natural, que triplica o nível de adrenalina correndo no sangue. Com isso, há também a o aumento da frequência respiratória. A cafeína tem o poder de deter a adenosina, uma substância química que deixa os nervos relaxados e indica a vontade de dormir. Sem falar que a cafeína eleva os níveis de dopamina, o que estimula os centros de prazer do corpo. Tudo isso resulta na sensação de estar sempre alerto!
Deixa-se mais esperto – Verdadeiro
Tomar uma xícara de café antes de fazer um teste importante não é uma má ideia! Como a cafeína ativa o sistema nervoso central, você fica bem mais acordado e isso faz com que os processos de memorização e atenção sejam beneficiados. Estudos com a Marinha Americana mostraram que os militares que tomaram duas xícaras grandes de café apresentara um desempenho 60% maior.
Melhora seu treino – Verdadeiro
A falta de cafeína deixa você mais lento intelectualmente e fisicamente também! A substância aperfeiçoa muito o desempenho físico, aumenta a resistência física e reduz a fadiga. Então, se você precisa e disposição, força e ânimo para atividades físicas, tomar café com moderação faz bem a sua saúde e proporciona mais ânimo. Antes de praticar algum tipo de exercício, uma xícara é o suficiente! Mas, não exagere pois um estudo americano diz que muita cafeína reduz o fluxo de sangue no coração.
Causa pressão alta – falso
Segundo pesquisas publicadas no Journal of the American Medical Association, a cafeína não oferece riscos de hipertenção. Ainda segundo os estudos, a frequência cardíaca pode aumentar um pouco, mas é um efeito temporário, que não oferece riscos a pressão arterial. O importante é não consumir a bebida em excesso. Sempre com moderação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário