quarta-feira, 27 de junho de 2012

Perdão


                             Aprenda a se perdoar

A primeira coisa e a mais importante é ser amoroso consigo mesmo. Não seja duro, seja suave. Cuide de si mesmo. Aprenda a se perdoar — quantas vezes precisar sete vezes, setenta e sete vezes, cento e setenta e sete vezes. Aprenda como perdoar-se. Não seja duro; não crie antagonismos contra si mesmo. E então você florescerá. E nesse florescimento você atrairá outra flor. E há então um relacionamento com graça, com beleza, que tem em si uma benção. E se você puder encontrar tal relacionamento, ele crescerá numa prece. ... o seu amor tornar se um êxtase ... E através do amor você saberá o que é Deus.
Osho


Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores. Assim há um relacionamento que possui graça, que possui beleza, que possui uma bênção nele.

Se você puder achar um relacionamento assim, seu relacionamento crescerá para uma oração; seu amor se tornará um êxtase e através do amor você conhecerá o que é o divino.







Perdoar.
Aqui temos uma palavra com sentido perturbado e mal interpretada, e frequentemente com características virtuosas. A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir.  Já em latim per + dorare, cujo significado é dar plenamente. Portanto, se houver algum sinônimo para perdoar, somente poderá ser amar. O dar plenamente refere-se a permitir que aquele que errou, tente outra vez e tenha a oportunidade de poder tomar uma atitude de valor. Essa situação de erro, obviamente jamais será esquecida, e aquele que diz: “perdoo, mas não esqueço”, não perdoou, faltou algo, não foi pleno. 





Desde que o ser humano habita esse planeta comete infinitos erros e através do reconhecimento do mesmo foi um dos fatores que o fizeram a evoluir, errar foi preciso. 



Alguém disse que para ser feliz é necessário promover cinco perdões; perdoar-se, perdoar seu pai, perdoar sua mãe, perdoar o outro e perdoar o mundo. 



Por que nos surpreendemos quando vemos a incompetência em outros e nos devastamos quando ela ocorre em nos mesmos? 
Perdoar a si mesmo talvez seja um dos maiores desafios do ser humano, pois está relacionada com a capacidade de auto aceitação, ou seja, a autoestima. Às vezes a pessoa não se perdoa porque, quando se olha no espelho, só enxerga dor. Sua mente é assombrada pelo famoso “E se...” 




Esse é o problema. É preciso separar o erro que foi cometido daquilo que você é. Você cometeu um erro, não é o erro. Por isso nunca julgue situações passadas com valores do presente. Você pode e deve se livrar de certos padrões de pensamentos e sentimentos senão não conseguirá se perdoar.


Outro erro frequente é considerar perdoar como sinônimo de desculpar, que, no entanto são duas atitudes bastante distintas. Desculpar significa tirar a culpa, e só é possível tirar a culpa de quem não a tem, e foi injustamente acusado. Quando se tem culpa, nem Deus desculpa, Ele perdoa. Na justiça comum, inocentar é desculpar, a culpa não era do réu, e perdoar, é declarar o culpado solto e independente, jamais, livre, pois a liberdade é uma atitude imanente, não é uma concessão




Aprenda a rir de seus erros. Aprenda a rir de si mesmo, mas não perca a lição. 

Perdoar a si mesmo requer enfrentar os próprios medos, julgamentos, injustiças, limitações, olhar para a própria vida e lembrar-se de quantas vezes já erraram e quanta vez já acertou. Somos seres humanos, estamos em constante processo de aprendizagem e evolução. E nesse caminho acertamos e erramos, alem disso os tempos mudam os valores também. 
Por isso relembre novamente nunca julgue situações passadas com valores do presente. 


Agora você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com aprender a perdoa-se? Tudo. 









Perdoar significa rever crenças, valores, paradigmas, preconceitos e utilizei um exemplo aparentemente simples para demonstrar que nem tudo é tão simples como julgamos ser inicialmente. Por isso perdoar-se ás vezes é tão difícil. Ficamos presos em nossas próprias armadilhas mentais e nos tornamos reféns psicológicos de nossas próprias regras, sendo o único modo de se libertar é rever suas crenças. Isto é mudar. 

Em “Aforismos para a Sabedoria de Vida” Arthur Schopenhauer diz que “Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo. Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave”. 

Agora eu lhe pergunto, você é ou não é a pessoa mais importante com que tem ligação ou convive? 

Você realmente acredita que nunca mais irá errar e deixar-se louco da vida de novo? Claro que irá. 




O problema não é errar, mas repetir ou persistir no mesmo erro, seja ao menos neste aspecto desagradável da vida, criativo. Erre das mais diversas formas, mas, por favor, cometa erros diferentes somente assim você crescerá.
 Ninguém aprende com os acertos, somente aprendemos com os nossos erros. Parece insensato falar isso, mas é a mais pura verdade. Sua experiência de vida, sua personalidade, seus defeitos e qualidades vêm de seus erros não dos seus acertos, pois, somente mudamos quando erramos ninguém muda quando está acertando. 

Por isso é tão importante aprender a perdoar-se. Para poder evoluir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário