domingo, 10 de junho de 2012

Ciúme é inveja?

Diferença entre ciúme e inveja


“A inveja e o ódio, mesmo se acompanhados pela inteligência, limitam o indivíduo à superfície daquilo que constitui o objeto da sua atenção. Mas, se a inteligência se irmana com a benevolência e com o amor, consegue penetrar em tudo o que nos homens e no mundo há de profundo. E pode mesmo acalentar a esperança de atingir o que possa haver de mais elevado.”


Ciúme

Embora o ciúme e a inveja sejam sentimentos parecidos existe uma grande diferença entre eles: enquanto o ciúme envolve sentimento de perda, na inveja o sentimento predominante é a ambição. Ambos atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto menos a auto-estima, mais alta a propensão de um indivíduo sofrer com um (ou os dois) sentimentos.

Porém, quando tais sentimentos são assumidos e enfrentados é um fator positivo, pois essa nova forma de encarar o problema colabora para que o indivíduo trabalhe a sua auto-estima.

Ciúme é uma reação a qualquer fator externo que ameace uma relação e provoca o temor da perda de alguém (ou algo), relacionado com insegurança, Ciúme patológico.

O ciúme patológico é uma espécie de paranóia e como acontece em tais casos a fronteira entre a imaginação e a certeza se torna tênue, fazendo com que o indivíduo passe a viver em um mundo de incertezas.

Quem sente ciúme a esse nível se dedica exclusivamente a vigiar, invadindo a privacidade e tirando a liberdade de outro indivíduo, fazendo coisas ridículas como abrir correspondências, examinar bolsos, cheirar camisas, seguir o parceiro, etc. Porém, tais tentativas jamais amenizam a dúvida, ao contrário a intensificam, ocasionando assim um enorme desconforto na relação.

A pessoa ciumenta apresenta um traço marcante de insegurança, em função de problemas que ocorreram na infância . É necessário que o indivíduo resgate sua auto-confiança para que possa finalmente se livrar dessa chaga e assim conseguir vivenciar um bom relacionamento. Para que isso aconteça é necessário buscarauxílio médico, terapêutico ou religioso, o que for mais confortável para a pessoa.

Inveja ou invídia
É um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).


Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

                                                                                                                                                                         A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.

  
  A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário