domingo, 30 de setembro de 2012

Nossa que bárbaro!


Quando a gente usa essa palavra, logo vem em mente:

Ôh  idioma difícil esse tal português

Sempre dei aulas de artes, cada trabalho que me apresentavam eu usava essa expressão: "QUE BÁRBARO!" Meus alunos riam de mim, tudo era bárbaro? Dentro de cada limitação e esforço, sim!

Agora indo em busca do verdadeiro significado da palavra: 


Bárbaro é um termo pejorativo para se referir a uma pessoa que não é ou foi civilizada, geralmente indicando um membro de uma determinada nação ou grupo étnico - geralmente uma sociedade tribal - vista por integrantes de uma civilização como inferior, ou admirados como selvagens nobres.

O termo se origina na antiguidade clássica, com as civilizações grega e romana, porém a noção é encontrada em diversas outras civilizações fora da Europa.
A palavra “bárbara” provém do grego antigo, βάρβαρος, e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cultural os gregos entendiam como "bar-bar-bar".Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.

Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, a expressão “bárbara” significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade, pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.







                                   E continuo achando isso bárbaro, maravilhoso, espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário