sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dia do tintureiro e do Capoeirista

Santa Lídia
Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo. Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura e da indústria de tinta.

      É chamado de tintureiro aquele profissional que tinge, que dá cor e aplica tintura aos tecidos. É um ofício que existe desde a antiguidade. Na época em que surgiu o trabalho era todo realizado manualmente, e, além do tingimento, os tintureiros cuidavam de forma geral das roupas da freguesia. Eram entregues passadas e engomadas aos clientes. 

Com o passar do tempo e como ocorreu com muitas outras profissões, a partir do surgimento da indústria, o trabalho dos tintureiros foi aos poucos se modernizando. Hoje, as tinturarias dispõem de máquinas modernas que realizam o tingimento dos tecidos em larga escala. Essa coloração dos tecidos ou substratos têxteis, como são também chamados, envolve toda a atividade realizada para que cada um apresente suas características próprias. São processos químicos e físicos, determinados de acordo com o tipo de produto final que se quer obter.












O Dia do Capoeirista é celebrado o dia 3 de Agosto. Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, em especial na Bahia. Capoeira é conhecida também como uma arte marcial brasileira.Origem do dia do Capoeirista
O dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto, pois foi nessa data que o Governo do Estado de São Paulo criou a lei Lei nº 4.649, de 1985, que institui o Dia do Capoeirista a ser comemorado anualmente, no dia 3 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário