quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mentira



Os mentirosos sempre inventam, criam algo sobre alguma coisa ou alguma coisa sobre coisa nenhuma. São criativos e se realizam ao reproduzirem a mentira  proferida. 

Geralmente eles não têm noção da gravidade do que dizem ou fazem. Mentem pelo prazer, quase necessidade, de falsificar ou imaginar coisas que gostaria que de fato tivesse acontecido ou viesse a acontecer.

Para o simples mentiroso, mentir é uma forma de realização pessoal. Porque ele não mente apenas por gostar de falar sobre o que não existe, mas pela sensação de sentir que pode ser verdade. Ou seja, ele se apossa da mentira e sente como verdade. O que de fato é o objetivo final, construir a sua verdade, o seu mundo, completamente desconexo da realidade. O mentiroso muitas vezes não é mau, é um lunático apenas. 





Geralmente é facilmente identificado pela frequência com que profere inverdades e pela eterna incoerência em seus discursos. Contraditório e inseguro por natureza, o mentiroso deixa de ser perigoso quando passa a ser percebido, tornando-se uma figura cômica, ridicularizada pelos seus discursos desconexos e pela eterna falta de objetividade.







Já os manipuladores da verdade, são de fato perigosos, verdadeiros sociopatas! Ao contrário dos mentirosos, eles não sentem prazer apenas em mentir, mas tem a intenção de prejudicar alguém ou se promover, tudo de forma consciente e premeditada. 

Além do que, ele não cria a partir do nada, ele é um mentiroso contextualizado! Sempre colocando suspiros e risos em frases idênticas para promover incógnitas e interpretações de acordo com o que deseja. São detalhes minuciosamente calculados que são capazes de produzir os efeitos que ele deseja, sem deixar rastros.


Mas o que levaria uma pessoa a manipular verdades a fim de prejudicar outras? Pura Maldade? Ás vezes sim. Mas geralmente, o que acontece como os manipuladores da verdade, é que eles sentem a necessidade de convergir o mundo para si próprio. Não é uma questão apenas de criar coisas, mas de convergir sempre. Ele conhece a verdade, mas quer que ela sempre esteja o seu favor, tem dificuldade de lidar com a negação, a perda. E quando algo não ocorre a seu favor, ele prejudica pessoas com total consciência do mal que está causando, porque o que conta é a sua auto realização.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário