quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Por que Milão?


                                                           Milão Lombardia.



Milão
Lombardia  é berço da arte em Itália, capital da moda e referência mundial em design. “Cidade cosmopolita é a São Paulo” italiano, por se tratar de um importante centro financeiro e de negócios não só da Itália, mas de toda a Europa.

Milão, ou Milano, é uma cidade mais ricas e prósperas da Itália, é a capital da moda italiana e europeia, uma cidade impressionante em que podemos desfrutar da cultura, percorrendo monumentos, da gastronomia, das sua paisagens ou, é claro, da moda.

Esta cidade conta com uma população que supera o milhão de habitantes, e com uma história de mais de séculos desde que em 600 antes de Cristo os celtas a fundaram.

História



- Período final da Idade Média/Renascimento: os melhores tecidos são produzidos em cidades italianas como Veneza, Gênova e Milão e vestem as principais cortes europeias. Assim surge a moda, não como é hoje, mas já com a intenção de vestir não apenas para proteção do corpo, mas como forma de diferenciação de classes sociais, como uma insígnia.
 

- Revolução Industrial (meados do séc. XVIII): impulsiona o desenvolvimento da indústria têxtil na Inglaterra.


- 1857: o inglês Charles Worth, considerado como o pai da alta-costura, abre a primeiro Maison (casa de costura) do mundo. Seus clientes eram membros da aristocracia, que também eram convidados para assistir seus desfiles. Os preços eram caríssimos!



 Foi um dos principais nomes que deu início a alta-costura ou haute-couture parisiense.




- Anos 1898 a 1910: 




A burguesia enriquece e começa a querer “copiar” o vestuário dos aristocratas (soa familiar? 25 de março....réplicas...o mundo não mudou tanto). Cria-se um ciclo, pois a aristocracia continua querendo se diferenciar com novos modelos – dá-se início ao vestuário em massa nos Estados Unidos e na Inglaterra.






- Década de 1910: Primeira Guerra Mundial. O glamour ostentado pela aristocracia cai de moda, surgem as bijuterias. 









- Anos 1920/1930: Padronização das medidas. Início das coleções com temas específicos. Surgem nomes como  Coco Chanel e Elsa Schiaparelli



- Década de 1940: Período pós Segunda Guerra Mundial, Christian Dior cria o “New Look”, visando trazer de volta a feminilidade e elegância da mulher e permitindo encerrar a mentalidade do racionamento, que perdurou durante a guerra. A fim de recuperar a economia, a produção voltou-se para a engenharia industrial, o que melhorava a eficiência e na produção e reduziu o preço final (diferente das grandes casas de costura). 

- Final de 1949: Surge o prêt-a-porter, ou pronto para vestir, representando o auge da democratização da moda e marcando o início do declínio da alta-costura.

- Década de 1960: a juventude começa a ditar as regras da sociedade. Surgem diferentes movimentos sociais que influenciam a moda. A minissaia é criada na Inglaterra por 
Mary Quant.



- Período pós 1960: Ocorre uma grande transformação da indústria, aquisições e fusões a fim de atender a um mercado voltado para o consumo. São criadas as fibras artificiais, microfibras, tecidos com inúmeras inovações tecnológicas.





Nos últimos anos a moda passou por um processo de globalização e hoje é ditada por uma indústria que leva as empresas e marcas a darem conta de um processo cada vez mais rápido e desenfreado. Mas uma coisa continua igual, ainda nos vestimos com o intuito de passar alguma informação sobre nós mesmos, para afirmar que pertencemos a determinada classe, a determinado grupo.  

  


Milão é famosa no mundo inteiro pelas suas empresas de moda, nesta cidade convivem as principais marcas a nível mundial, não é em vão, a moda juntamente com os negócios são o motor econômico desta cidade.



Milão é uma cidade cosmopolita, é uma cidade moderna, onde a moda está na ordem do dia, marcas como Giorgio Armani










Dolce & Gabbana 









ou Giagni Versace entre a principais marcas de moda que se podem ver e que contam com importantes lojas nesta cidade, ir ás compras em Milão é ir ás compras no centro mundial da moda.






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