terça-feira, 13 de março de 2012

Vicios e depressão

Meus heróis morreram de overdose





A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada para se curar da doença, o que pode trazer grandes problemas para sua saúde e para sua vida.
Geralmente, a pessoa depressiva, até mesmo pelo seu estado emocional, acredita que não está com a doença, o que acarreta em uma evolução maior do quadro. Mas, a depressão é uma doença reversível, podendo ter cura completa ou um tratamento adequado, mas, que irá depender muito do paciente para a melhora efetiva.
O tratamento da depressão envolve uma medicação antidepressiva receitada por um médico e atividades complementares como a psicoterapia, prática de exercícios físicos regulares, além da participação do paciente em atividades desportivas e sociais, que podem ajudá-lo a superar os sintomas e os traumas da doença. Além de contribuir diretamente para a melhora da autoestima, bem-estar, redução da tensão, ansiedade e a depressão em si. Saude Plena - Saúde
Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito"é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chde forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chocolateocolate.

Seu oposto é a virtude.

“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício, é quando se tem o prazer seguido da dor
Faltando porém, um detalhe: os períodos onde a dor e o prazer se inserem variam, sendo que o segundo é sempre mais longo e permanente que o primeiro, em ambos os casos. Daí a relação que se cria também com o trabalho, como processo doloroso que gera prazer posterior permanente, e que portanto, eleva(m) o homem, através do orgulho e da vitória. Fatalmente, o vício relaciona-se também com a perda, a derrota, e portanto, a queda, fechando um ciclo conceitual que interliga o social, o biológico, o religioso e a ética-moral                                                                                                        
                                                                     Vício e ciência


O cigarro, que causa dependência química e psicológica.
A ciência tenta explicar em todas as suas vertentes a origem do vício, mas filosoficamente isto é contraditório, já que o conceito de ciência não prescinde de moral ou ética, ao menos no sentido social, em sua prática investigatória, e portanto, tal conceito não pode ser quantificado ou isolado para análise imparcial
Por outro lado, em se tratando de dependência, seja ela de ordem orgânica, psico-social ou mista, há grandes possibilidades de se encontrar medicamentos definitivos e de maior qualidade, que eliminem o vício em suas diversas formas.
       Psicologia comportamental e o vício

Esquema da inter-relação entre a causa e o vício, como feedback positivo (behaviorismo).
Para a psicologia comportamental o vício é resultado de uma construção orgânica, desencadeada pelo reforço de uma relação entre estímulo e prazer químico, ou ainda, é uma questão puramente biológica, em detrimento da abordagem simbólico-linguística que a psicanálise Lacaniana enuncia. As pesquisas dessa linha de conhecimento fornecem dados a partir de experimentos com animais menos desenvolvidos psicologicamente que o homem como ratos, gatos e cachorros e outros animais, que não possuem realidade social, individualidade ou auto-consciência, como ocorre nos seres humanos.



                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário