domingo, 18 de março de 2012

Corrida



Os benefícios da atividade física


- Lembra do estresse e da ansiedade?
Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue - o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.




Preparando-se para a corrida

- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Aqueça progressivamente, sentindo que seu corpo está se preparando para a atividade.
- No final de cada atividade, desacelere gradativamente, deixe seu corpo voltar à calma.
- Alongue-se depois do exercício físico.



Sugestão de treino para iniciantes

Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!


Treino 1

1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).

2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.

3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 1 minuto de corrida.

4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 1'30" de corrida ou 5 minutos de caminhada.



Treino 2

1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 2 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício, mas vamos mudar para 4 minutos de caminhada 1 de corrida.

3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 4 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida, durante 30 minutos.

4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos, 3 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida.



Treino 3

1ª Semana:comece com 10 minutos de caminhada. Depois, intercale 3 minutos caminhando e 2 minuto correndo.

2ª Semana:comece com 10 minutos de caminhada. Depois, intercale 2 minutos caminhando e 1 minuto correndo.

1ª Semana:comece com 10 minutos de caminhada. Depois, intercale 2 minutos caminhando e 2 minutos correndo.

2ª Semana:comece com 10 minutos de caminhada. Depois, intercale 2 minutos caminhando e 3 minutos correndo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário