sexta-feira, 16 de março de 2012

Saltos

Saltos ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda. É considerado um esporte de técnica plástica e flexível. Oriundo de um movimento natural do ser humano, o ato de saltar, o esporte limita as possibilidades a uma plataforma de dez metros de altura, tendo seis quesitos avaliados.

Praticados tanto por mulheres, como por homens. Os competidores sobem numa plataforma e pulam para a piscina com o objetivo de executar o salto o mais perfeitamente possível. Para isso é exigida uma avaliação cuidadosa e muita atenção à qualquer movimento. Qualquer falha pode diminuir bastante a perfeição do salto, e não pode ser desconsiderada. Depois de apresentadas as notas, a mais alta e a mais baixa são eliminadas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto. Exemplo: Um saltador recebe as seguintes notas: 8 ; 6 ; 6 ; 9 ; 7 = 9 e 6 são desconsiderados. A soma do restante totaliza 15. Então, imaginemos que o salto tenha o grau de dificuldade 2,0. Assim, teremos 15 x 3,0 = 45,0 que é igual à nota do salto do atleta.

Seu principal aparelho é o trampolim, onde seus praticantes realizam seus treinamentos, que requer do saltador a destreza para utilizá-lo. Durante as competições, em virtude da complexidade de avaliação, vários árbitros são convidados a participar do julgamento, calcado em cinco etapas. Em matéria de movimentos, os saltadores contam com um vasto número de realizações, todos dentro das quatro posições básicas, além das entradas, feitas de frente, de costas, ou em giro, de ponta cabeça ou de pé. Como esporte misto, conta com três provas. Seus praticantes, chamados de saltadores ornamentais, precisam ter habilidades como força e flexibilidade, além de desenvolverem características como audácia, coragem, perseverança, autoconfiança e concentração.

Surgido como forma de divertimento na Grécia Antiga, atingiu status de esporte no século XX, ao entrar para a Federação Internacional de Natação e compor o cronograma dos Jogos Olímpicos de 1904.


Nenhum comentário:

Postar um comentário