domingo, 7 de outubro de 2012

Parkinson


          A doença de Parkinson ou mal de Parkinson


Descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidas na gênese da doença. O nome "Parkinson" apenas foi sugerido para nomear a doença pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson.
A doença de Parkinson é idiopática, ou seja, é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É, portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais frequentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

É possível que a doença de Parkinson esteja ligada a defeitos sutis nas enzimas envolvidas na degradação das proteínas alfanucleína e/ou parkina (no Parkinsonismo genético o defeito é no próprio gene da alfanucleína ou parkina e é mais grave). Esses defeitos levariam à acumulação de inclusões dessas proteínas ao longo da vida (sob a forma dos corpos de Lewy visíveis ao microscópico), e traduzir-se-iam na morte dos neurônios que expressam essas proteínas (apenas os dopaminérgicos) ou na sua disfunção durante a velhice. 


O parkinsonismo caracteriza-se, portanto, pela disfunção ou morte dos neurônios produtores da dopamina no sistema nervoso central. O local primordial de degeneração celular no parkinsonismo é a substância negra, presente na base do mesencéfalo.
Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com Parkinson e seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos de idade.

 Um procedimento novo e com resultados compensadores tem sido usado em São José do Rio Preto, região do interior de São Paulo, para estimular portadores de doenças como o mal de Parkinson. Conhecida como reabilitação em multimídia, usa programas simples de computador — Word, Excel e Power Point — para estimular a concentração e a coordenação motora. “Aplicamos uma sequencia de atividades, como fazer um traçado ou um desenho”,  aplicação dos exercícios. “O paciente mexe com o mouse e o teclado, desenvolvendo a habilidade manual.”
Essa é apenas uma das novidades que a ciência tem colocado ao alcance dos pacientes que desenvolveram a doença. Como o Parkinson ainda não tem cura e ataca diretamente os movimentos, causando tremores, lentidão, rigidez muscular, alterações na fala e na escrita, os tratamentos que são realizados visam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Não combatem o mal, mas minimizam seus efeitos e, em alguns casos, até impedem o progresso da doença.
É por isso que as terapias, antes consideradas alternativas, como a acupuntura, também têm conseguido resultados bastante satisfatórios. “Se estiver na fase inicial, essas técnicas suavizam os sintomas e até retardam sua evolução”.




Outras alternativas 

Quando os medicamentos — como a leve dopa (o mais comum entre os empregados no tratamento, pois se transforma em dopamina no cérebro e supre, em parte, a ausência desse neurotransmissor) — nem as terapias apresentam resultados, uma opção é a cirurgia. Mas só em casos de rigidez e tremor, cujos resultados pós-intervenção são melhores.

Conhecida como estereotaxia, essa cirurgia consiste em fixar eletrodos no cérebro do paciente. Quando estimulados, esses eletrodos ativam o sistema nervoso central e liberam do pamina. A boa nova é que o procedimento está sendo oferecido, desde março, no Setor de Neurocirurgia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Rio de Janeiro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes que desenvolveram a doença de Parkinson apresentam melhoras visíveis nos tremores após a intervenção — que é contraindicada caso a pessoa seja idosa ou não tenha condições clínicas de suportar a cirurgia. “E também se a doença já está em estágio avançado, em que os benefícios não serão tão evidentes”.


Tratamentos, como fisioterapia e terapia ocupacional, também têm sido considerados tão importantes quanto os medicamentos.
 Tudo porque melhoram a autoestima do paciente. A fisioterapia, por exemplo, mantém a flexibilidade por meio de exercícios específicos que não deixam os músculos atrofiarem. Já a terapia ocupacional ajuda a pessoa a conviver com as limitações da doença e a superá-las nas atividades mais simples e corriqueiras do dia-a-dia — como tomar banho e escovar os dentes.

Djavan, um ser iluminado, que foi pego de surpresa!
E essa seguidora e servidora da igreja Católica Apostólica Romana foi abençoada com a cura!
Vamos ter fé!

Um comentário:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir