terça-feira, 2 de outubro de 2012

Magnata




Magnata, do latim pré-clássico magno, um grande homem, do latim clássico magnus'grande', designa um nobre ou outro homem em uma alta posição social, pelo nascimento, riqueza ou outras qualidades.
O termo foi especialmente aplicado aos membros do Senado no Reino apostólico da Hungria, o Forendihaz ou Casa dos Magnatas.
Também é um título nobiliárquico geralmente usado na Suécia, no Reino da Polônia (e mais tarde na República das Duas Nações, não exatamente em nível de pariato) e em alguns outros reinos medievais.
Na Idade Média um bispo algumas vezes possuía território com um magnata, arrecadando o rendimento dos feudos e impostos dos camponeses.
Atualmente na língua portuguesa o termo é usado em relação a homens ricos, mas tem por vezes certa conotação negativa, podendo indiciar uma riqueza ganha de forma pouco honesta. Como termos alternativos podem usar-se barão ou industrial. O termo é utilizado informalmente para se referir a uma pessoa que tenha alcançado um lugar proeminente em uma determinada indústria (ou conjunto de indústrias) e cuja riqueza foi obtida pelo seu envolvimento em negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário