terça-feira, 16 de outubro de 2012

De acordo com a ocasião, dicas para homens!


 Qual a diferença entre terno, costume e blazer?
Vira e mexe somos surpreendidos por algum evento que precisamos usar trajes formais. Para as mulheres, nada como recorrer ao LBD, (Little Black Dress), ou melhor, nosso vestidinho preto básico salvador em qualquer ocasião. Mas e para os homens? 
A dúvida sobre usar ou não terno sempre ocorre na hora de definir o look.


A primeira coisa a aprender é que terno é um traje composto por: calça, camisa, colete e paletó. Ou seja, aquele que não usa colete, que é o mais comum no dia-a-dia, é chamado apenas de costume, e não terno como é popularmente conhecido.  


Já um blazer é uma peça menos formal, com carreira solo que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, pois tanto a modelagem como também o comprimento podem sofrer variações.
 



Seja o terno, costume ou blazer, é preciso escolher um que vista muito bem, com caimento e acabamento impecáveis.  O paletó tem, no máximo, dois botões, lapela mais estreita e alongada, que ajuda a afinar a silhueta. Modelagem milimetricamente ajustada ao corpo. E ajustada não quer dizer justo, apertado e muito menos desconfortável. Para os mais modernos, o comprimento é mais curto.


 Esclarecendo as dúvidas de nomenclatura, vamos às dicas:

- Para um visual mais sério, porém não formal, o paletó é a melhor pedida, não se esqueça de combinar os detalhes como: a camisa, gravata e cintos. Os sapatos em alta são os modelos semelhantes a botinas, em tons mais escuros.

- Já se você pretende criar um visual mais casual, invista em tons claros. Use o blazer com camiseta, jeans e tênis, criando um look despretensioso. Aposte em coturnos de camurça no inverno e mocassim para o verão.


 
 
 
- Em ocasiões formais, em que seja necessário o uso do terno,  deixe sempre o ultimo botão de cima para baixo aberto, independente da quantidade de botões.

- E as meias? Existia uma regra que as meias deveriam ser do mesmo tom de cor do sapato ou da calça, assim a combinação não será extravagante; porém já algum tempo vemos que as tendências de “street style” mudou essa percepção e as cores deram as caras por ali também.
- Então vamos falar de proporção:   blazer e calça em tons próximos, como uma peça em azul marinho e jeans de lavagem escura, por exemplo, alongam a silhueta e o conjunto em tons contrastantes, como blazer azul-marinho e calça cáqui, por exemplo, fatia a silhueta, sendo ótima opção para homens altos e uma possibilidade para os de estatura média.
 
 
Traje passeio

Tipo de evento: almoços, vernissages, teatros.

Clima: um toque de

formalidade.


A roupa certa:

se o evento for antes das 18 h, camisa + calça esportiva, tipo cáqui, com blazer.

Outras opções: terno de cor clara com ou sem gravata; ou blazer escuro com calça, com ou sem gravata.




Se o convite vier com “tênue de ville”, use gravata –

Seja dia ou seja noite, mesmo com
lazer ou jaqueta.

À noite, terno com gravata – valendo os ternos claros se for verão.


Sapatos:

Sociais. Mocassins pretos ou marrons.

A roupa errada: jeans.









Acho um pouco demais não poder usar jeans para ir
ao teatro.

Fica bacana com blazer e camiseta + sapatênis, mas

se quiser seguir a regra direitinho, pode anotar tudinho

que consta aí em cima que você não vai errar!


Lembre que as informações são do chic.com, de

Glorinha Kalil.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário